CURSOS UNIDADES QUERO DESCONTO

FANPEOPLE

Quais serão as habilidades mais buscadas no mercado de trabalho do futuro?

Veja quais são as 5 habilidades mais buscadas no mercado de trabalho do futuro.

postado 22 de nov de 2017

Uma coisa é certa: o mundo está mudando cada vez mais rápido e a tecnologia veio para ficar. Por isso, se você ainda não está no mercado de trabalho ou está iniciando sua carreira, há algumas habilidades que serão exigidas para que você consiga ter sucesso e ser um profissional importante para o mercado de trabalho.

Há alguns anos, os sistemas de educação trabalham a multidisciplinaridade, em que os campos de conhecimento se misturam e se interligam. Hoje, para se trabalhar, é preciso ser um profissional de múltiplas habilidades, em que várias competências profissionais para o mercado de trabalho são levadas em conta na hora da contratação e no avanço de carreira.

E esse fato só vai se confirmar nos próximos anos. Além de entender sobre a sua área de conhecimento específico, você deverá ter outras habilidades, e é sobre elas que nós vamos falar.  Veja quais são as 5 habilidades mais buscadas no mercado de trabalho do futuro.

Apresentar as softskills

As softskills são competências genéricas que todos os profissionais devem ter em qualquer campo de trabalho ou de atuação, ou seja, não importa se você vai ser médico, advogado ou publicitário, você precisa apresentá-las.

Entre as soft skills estão: habilidade de se comunicar de forma verbal e escrita, conseguir falar em público, seguir as normas de educação, ser flexível sabendo se adaptar, ser assertivo tomando as decisões corretas, ser íntegro, ético e honesto, conseguir liderar e ensinar, mostrar uma atitude positiva, trabalhar em equipe, ser criativo, ser motivado, entre várias outras.

Essas habilidades já são importantes atualmente, mas vão ser ainda mais no futuro. Você deverá saber ser um profissional com todas as habilidades básicas, pois esse poderá ser o seu diferencial.

Ter espírito de empreendedor

Hoje já é preciso que todo profissional seja um pouco empreendedor, e isso só tende a se intensificar. Vai ser necessário ter uma grande capacidade de autogerenciamento e também de tomada de decisões. Muitas vezes você deverá ser o seu próprio chefe e conseguir atingir resultados e expectativas por conta própria.  

Além disso, será preciso sempre ir mais longe, desenvolvendo sempre novas aptidões e dominando mais conhecimentos, sendo capaz, dessa maneira, de controlar diversas partes de um processo e também de desenvolver outros tipos de trabalhos. Por exemplo, mais do que ser um médico com um consultório, você também deverá pensar além, como escrever livros, criar materiais educacionais ou desenvolver um aplicativo, por exemplo.

Resolver problemas na prática

Outra habilidade importante, que vai muito além de gerenciar equipes. Colocar a mão na massa e resolver rapidamente as situações conforme elas aparecem será muito valorizado. Para isso, vai ser preciso ser criativo para apresentar várias possibilidades de soluções. Além disso, é necessário ser determinado e resiliente, superando as dificuldades e não desistindo até acertar.

Comunicar-se efetivamente

Além de ter as soft skills básicas, vai ser necessário também realmente dominar os canais de comunicação. Você deverá ser capaz de comunicar-se de modos múltiplos para vários canais de comunicação e em várias linguagens. Uma linguagem que pode ser muito cobrada é a da programação e das bases da computação. Se você já tem interesse nesse segmento, é algo muito interessante a se investir para ser um profissional de alto padrão no futuro.

Ter aptidão para inovar

Por fim, como dito anteriormente, o mundo está cada vez mais tecnológico. Por isso, outra habilidade necessária vai ser a capacidade de inovar constantemente. Se você quiser se destacar, deverá sempre apresentar inovações e garantir modernidade. Para isso, é necessário estar sempre ligado nas novas tendências e também saber olhar para o que os outros estão fazendo. O espírito de curiosidade vai ser seu aliado e o conhecimento em outras línguas vai ser fundamental para saber o que os outros países estão fazendo.

Não vai ser fácil ser o profissional perfeito do mercado do futuro, mas com estudo, trabalho e dedicação é possível chegar lá. Invista nessas 5 habilidades e chegue mais longe em sua carreira. Quer já estar preparado para o mercado de trabalho do futuro? Conheça os cursos da People e destaque-se!

COMENTÁRIOS

Seja o primeiro a deixar um comentário

Mais Vistas

©People. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
©People. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
©People. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu