O que é Internet das Coisas?

O termo não é muito comum, mas quem se interessa por tecnologia já ouviu falar. A Internet das Coisas (IoT) é um fenômeno em crescimento e que se expande em várias áreas. O conceito pode parecer um pouco abstrato, mas, basicamente, podemos entendê-lo como a conexão universal dos aparelhos por meio da Internet. A questão é que a definição vai muito além. Conectar coisas não é tão difícil, mas a conexão deve ser inteligente e propor una nova funcionalidade ao aparelho.

Lembra dos Jetsons? O desenho mostrava uma família do futuro que tinha uma casa inteligente, com funcionalidades como antecipar problemas e desenvolver soluções próprias, sem que eles tivessem que pensar na rotina doméstica ou de trabalho. De fato, os fundamentos desta ideia não são tão novos e há mais de 30 anos se trabalha na tentativa de fazer com que os objetos do uso cotidiano sejam mais interativos.

Como funciona a internet das coisas?

A Internet das Coisas potencializa objetos que antigamente se conectavam somente ao que haviam sido programados para interagir. Agora, estes mesmos objetos podem conectar-se por meio de redes como a Internet. E como o wi-fi é uma tecnologia bastante popularizada e acessível, seu potencial é incrível. Os aparelhos usam sistemas que se conectam com diretrizes enviadas de qualquer lugar do mundo, sempre que haja conexão com a Internet, por exemplo.

Exemplos reais de aplicações

Uma pesquisa da ABI Research estima que em 2020 já existam cerca de 30 bilhões de dispositivos conectados à Internet das Coisas. E para que você consiga ver que o futuro já chegou, a People separou alguns produtos que já estão dando voltas pelo mercado e se baseiam nesses critérios:

#Termostato Nest Learning

Essa empresa, que foi comprada há pouco tempo pelo Google, fabrica um termostato inteligente. O que o sensor faz é aprender com você as suas preferências de temperatura reguladas para ambientes da casa. O gadget interpreta diretamente como você quer que o “clima” esteja pela manhã, tarde ou noite. É possível controlar a regulagem de temperatura pelo celular, já que o aparelho pode conectar-se via wi-fi.

#NeuroOn

A NeuroOn é um projeto de financiamento coletivo que produziu uma máscara com o objetivo de fazer com que as pessoas durmam melhor. Como? Ensinando como dormir mais profundamente e a utilizar mais o sono polifásico do que o monofásico. O sono polifásico consiste em dormir várias vezes por dia por períodos reduzidos, sem causar danos à saúde. Controlada por um aplicativo de celular, a máscara promete sonos mais recuperadores.

#Nike FuelBand SE

A Nike tem uma pulseira que reproduz muito bem o conceito é já é bastante popular e usada no mundo. O que a pulseira faz é registrar um histórico dos seus movimentos, usando uma medida particular e própria da marca, definida como Fuel. Um aplicativo tem o trabalho de registrar tudo e fica conectado à pulseira via bluetooth. A partir dela, você é avisado quando precisa fazer atividade física, além de sugerir alternativas de exercícios.

#Stir Kinetic Desk

Esse é bem interessante e realmente vai dar uma “esticada na sua coluna”. A Stir Kinetic é uma mesa que muda de altura conforme suas preferências: a mesa sobe ou desce, dependendo do que se interprete como a melhor posição para você trabalhar. Você não fica na mesma posição o dia todo e ainda pode ajustar a altura para trabalhar em pé. Conectada a um aplicativo, ela também mede a quantidade de calorias que você está queimando, sentado ou em pé.

Vantagens da Internet das Coisas

Quanto tempo por dia você passa configurando seus gadgets? Ou seja, qual é a quantidade de esforço que você tem que fazer para que alguma coisa funcione? A Internet das Coisas busca automatizar processos e antecipar trabalhos, além de propor novas soluções.

Há quem diga que as maiores vantagens é a automação, mas você também pode pensar que objetos que aprendam a interagir com você e se ajustem às suas predileções é uma vantagem maior ainda. E isso não é só na escala individual, sistemas urbanos podem ser aprimorados como controle de tráfego ou ambiental.

Seja um aluno People!

Se você quer conhecer mais sobre o universo da tecnologia e até mesmo ter uma profissão dentro deste meio, venha para a People! Confira o curso de Programação da People e faça da sua paixão a sua profissão!