Os materiais essenciais para aprender robótica

Aprender robótica é um processo com etapas que se misturam e se rearranjam. Assim como é preciso entender um pouquinho sobre circuitos elétricos e componentes eletrônicos, também é preciso saber como escrever o software certo para a resolução de um problema.

Conseguir conciliar essas coisas antigamente exigia muito mais do estudante, já que os materiais disponíveis não tinham objetivos pedagógicos. Felizmente as coisas mudaram, e aprender robótica na prática deixou de ser um processo longo e complicado. Vamos conhecer alguns itens que possibilitam tudo isso!

Arduino

Criada em 2005, a pequena plaquinha Arduino é uma plataforma de prototipagem que facilita o processo de criação de projetos de eletrônica. Unindo um microcontrolador, pinos de entrada e saída, uma entrada USB e um software bastante simples, a placa resolve muitos problemas que os estudantes encontram na hora de desenvolver projetos de robótica. É esse componente do tamanho de um cartão de crédito que servirá de “cérebro” para o funcionamento dos projetos que você criar. Legal, não?

Raspberry Pi

Bastante parecida com Arduino, a placa Raspberry Pi também é capaz de funcionar como o “cérebro” dos projetos de robótica. Mas ela vai um pouquinho além disso e também pode servir como um computador comum que roda uma versão especial do Linux, com um navegador, programas de edição de texto e até jogos. Ela é mais utilizada em projetos um pouco mais complexos e que exigem que várias tarefas sejam desempenhadas ao mesmo tempo.

Protoboard

A protoboard é um dos itens mais importantes no kit de qualquer estudante de robótica. Ela facilita todo o processo de prototipagem utilizando um sistema de furos interligados eletricamente, permitindo a união de diferentes componentes sem a necessidade de qualquer tipo de solda. Além disso, é possível enxergar facilmente os circuitos, possibilitando a identificação de erros de forma mais rápida.

Jumpers

Para ligar componentes nas protoboards e pinos de placas como Arduino e Raspberry Pi, você vai precisar dos jumpers. Os fios coloridos possuem conectores simples na ponta, que podem ser facilmente encaixados nos furos da protoboard. Existem 3 tipos de jumpers, macho-macho, macho-fêmea e fêmea-fêmea.

Leds e motores

Leds e motores fazem parte de muitos projetos que envolvem as placas Arduino e Raspberry Pi. Mas os leds são ferramentas versáteis e utilizadas até em projetos avançados, podendo fornecer informações visuais úteis sobre o início e término de algoritmos, por exemplo. Os motores, por sua vez, permitem o movimento das partes móveis de robôs, veículos automatizados e muito mais!

Módulos extras

Além das placas, que executam os algoritmos e são responsáveis por fazer a ligação entre os componentes, há também itens extremamente úteis no desenvolvimento de projetos de robótica: os módulos. É possível conectar diversos deles às placas Arduino e Raspberry Pi: joysticks, letreiros digitais, detectores de umidade, sensores de temperatura, sensores ultrassônicos, bluetooth, microfones, barômetros, acelerômetros, câmeras e muito mais!

E você se engana se acha que esses módulos possuem preços exorbitantes. Na verdade, todos eles são tecnologias simples e que, na maior parte das vezes, não chegam nem na casa de U$2. Imagine só a diversidade de projetos possíveis com todos eles!

Robótica é na People!

E aí, se interessou e quer trabalhar com todos esses materiais em projetos incríveis? Seja um aluno People! Conheça nosso curso de robótica e esteja à frente das inovações no futuro!