As principais diferenças entre os sistemas iOS e Android

Há quem diga que o iOS é melhor que o Android ou que o Android é melhor que o iOS, mas existem motivos para defender os dois pontos. Os dois sistemas funcionam de maneiras diferentes e oferecem vantagens e desvantagens para o usuário. Então, que tal entender cada uma das particularidades para que você consiga escolher a melhor opção?

Apps Disponíveis

Quando se fala de apps relevantes e conhecidos, não há tantas diferenças entre os dois sistemas. Hoje em dia, os desenvolvedores criam aplicativos para ambos, dificilmente deixando um deles de lado.

Mas quem tem Android sabe muito bem o que é encher o celular com aplicativos engraçados e não muito úteis que acabam surgindo após o nascimento de algum meme ou viralização de algo na internet. A fiscalização menos rígida da plataforma Google Play permite que desenvolvedores criem e disponibilizem seus aplicativos de forma muito mais fácil que no iOS. Dessa forma, os usuários de Android têm sempre acesso aos apps do momento.


E é claro que o menor rigor da Google Play em relação ao apps que entram em seu catálogo não iria sair de graça, não é mesmo? Todo usuário de Android já se deparou com um monte de apps maliciosos ao pesquisar algo na loja. Enquanto o iOS ganha em segurança, o Android ganha em liberdade.

Liberdade e Segurança

A Google Play não é a única loja disponível para os dispositivos Android. A liberdade do sistema em permitir a instalação de aplicativos que não foram aprovados por um controle rígido diminui a centralização de tudo e permite uma maior variedade de preços ao comprar apps pagos, por exemplo. Enquanto isso, o iOS só permite a instalação de apps através do iTunes e a customização da interface da Apple está completamente fora de questão.

Temas, launchers e novas cores podem ser adicionadas a dispositivos Android, enquanto o iOS só permite a troca de planos de fundo e disposição dos aplicativos, nada muito drástico. E há quem veja esse controle rígido da Apple como uma coisa ruim, mas é ele que permite a segurança total dos dados trafegados no seu smartphone.

Estabilidade

E é aqui que talvez o iOS ganhe mais pontos. Devido à menor quantidade de aparelhos e desenvolvimento voltado à integração de software e hardware, o sistema iOS é muito estável. Seu rigor no lançamento de aplicativos também permite fazer um pente fino nos aplicativos com muitos bugs, aumentando ainda mais sua estabilidade.

O Android possui uma função de múltiplas tarefas muito mais apurada que o iOS. Se você iniciar dois aplicativos no Android, um deles continuará rodando de fundo, permitindo o gerenciamento de vários ao mesmo tempo. No iOS isso é bastante limitado, sendo permitido rodar apenas algumas funções dos aplicativos de fundo.

Mas isso não é totalmente ruim para o iOS, a limitação do multitarefa permite que o smartphone foque apenas na tarefa sendo executada no momento, trazendo uma maior fluidez para ela. Além disso, a autonomia da bateria é aumentada já que muitas das funções que precisam ser executadas enquanto o usuário não está utilizando o aplicativo precisam ser deslocadas para um servidor.

Expansão de memória

Esse é mais um exemplo da política de centralização da Apple, mas dessa vez com hardware. Não permitir que cartões SD sejam usados em dispositivos da companhia traz bastante desvantagem para quem precisa de bastante espaço, mas também impede que a velocidade de acesso aos arquivos seja limitada pela qualidade de fabricação de um cartão de outra companhia.

E a presença desse aspecto em aparelhos que usam Android traz mais versatilidade não somente de espaço, mas também de custo, já que existem cartões SD de todos os preços. Nem todas as fabricantes deixam essa opção aberta, mas quando deixam, a escolha fica na mão do consumidor.

Rapidez de inovação e quantidade de opções

Lembre-se que o iOS roda apenas em dispositivos Apple, enquanto o Android roda em dispositivos de qualquer fabricante que se disponha a criar aparelhos, já que é baseado em Linux e tem uma licença de uso livre.

E esse fator é importantíssimo para qualquer pessoa que deseja inovar no mercado de smartphones ou gadgets. Mexer nas entranhas do Android é muito mais simples e não precisa da aprovação de uma fabricante específica, permitindo que você possa criar não somente apps, mas também aparelhos que se integrem aos sistemas Android.

Atualização de software

As atualizações de sistema operacional para os aparelhos Android nem sempre são como esperadas. Aparelhos compatíveis deixam de receber novas versões do sistema e param de ser atualizados pelas fabricantes rapidamente. A Apple não deixa isso acontecer e mantém seus aparelhos atualizados durante bastante tempo, criando um ambiente de desenvolvimento mais simples, com menos versões do sistema rodando nos celulares dos usuários.

Desenvolvimento de aplicativos

O desenvolvimento de aplicativos no iOS é um pouco mais complicado e requer obrigatoriamente um Mac e uma conta paga de desenvolvedor. Desenvolver para Android é bem mais simples nesse quesito, mas ainda é necessário lidar com os milhares de dispositivos com hardware diferente. Enquanto o Android utiliza a linguagem Java, o iOS utiliza a Swift. É necessário pesar todos os prós e contras na hora de se planejar qualquer desenvolvimento para dispositivos com estes dois sistemas.

Venha para a People!

Você se interessa por desenvolvimento de aplicativos para iOS e Android? Então venha para a People! Confira o nosso curso de desenvolvimento de aplicativos e esteja sempre preparado!