Como a tecnologia pode ajudar na criatividade das crianças?

Ao contrário do que o senso comum pensa, a tecnologia não é a vilã na vida das crianças. Através desta interação é possível adquirir diversas habilidades no desenvolvimento infantil. O enorme leque de opções que o mundo tecnológico oferece possibilita que os pequenos se mantenham antenados aos avanços e, ao mesmo tempo, evoluam nesta fase tão importante de crescimento.

A criatividade é considerada um dos principais pilares para que as crianças se desenvolvam adequadamente. Você sabia que a tecnologia pode ser um grande influenciador desse aspecto? Confira alguns benefícios que o mundo tecnológico pode proporcionar à vida do seu filho:

Ambiente estimulante

É muito raro encontrar uma plataforma que não peça diversas interações ao mesmo tempo. A criatividade é estimulada a partir de um ambiente que permita que ela interaja e crie novas perspectivas em cima do que foi oferecido. A internet, os aplicativos e a maior parte dos atributos tecnológicos oferecem isso. Mesmo que a criança ainda não tenha desenvolvido a alfabetização completa, não significa que ela não esteja aprendendo com as ilustrações. Os jogos e apps permitem que os pequenos projetem novos personagens, ampliem o imaginário e até mesmo o vocabulário.

Amplia a capacidade visual

Nas primeiras fases de vida, o principal sentido explorado é a visão: cores, movimentos, espaços e tamanhos fazem a memória visual das crianças ser um estímulo para a criatividade. O raciocínio perceptual se inicia cedo, e a utilização de jogos, computadores e tablets permite que o uso de tantos elementos faça aflorar o desenvolvimento da memória e da sensibilidade.

Tempo de resposta

Criar também está ligado a ter rápidos estímulos. A tecnologia treina a tomada de decisões, a elaboração de estratégias e até mesmo o desenvolvimento do raciocínio lógico. É preciso respostas rápidas para conseguir acompanhar o ritmo tecnológico, principalmente quando o uso está voltado a jogos, ou seja, a maior parte do público infantil. Além disso, a simples interação com os dispositivos eletrônicos permite que a criança treine o tempo de resposta, já que a velocidade dos aparelhos é incomparável com qualquer outro estímulo que terá fora do mundo virtual.

Ganho de raciocínio e concentração

Um jogo de computador exige o exercício da lógica e, consequentemente, o ganho de raciocínio para conseguir cumprir as missões estabelecidas. Por meio dessa atividade, é possível que a criança faça mais links entre as informações, estimulando a criatividade. A possibilidade de explorar coisas além do que é visto diariamente é extremamente relevante para fortalecer a criatividade infantil.

Grande parte do mercado de trabalho do futuro estará voltado às áreas tecnológicas. É claro que equilíbrio é fundamental, mas acredite quando alguém disser que a tecnologia pode ser uma grande aliada para ajudar o seu filho a se desenvolver e adquirir habilidades únicas. Ela está tão inserida no cotidiano, que muitas vezes não reconhecemos que usamos algumas delas no dia a dia.

Venha para a People!

curso de robótica da People traz todo o conhecimento para você começar a criar seus próprios projetos e a partir deles aprender praticamente qualquer coisa. Cadastre-se e ganhe um desconto especial!