CURSOS UNIDADES QUERO DESCONTO

FANPEOPLE

O que é um hackerspace?

Entenda esses espaços dedicados ao compartilhamento de tecnologia!

postado 29 de ago de 2019

Você já ouviu falar sobre os hackerspaces? Eles são locais comunitários em que pessoas com os mesmos interesses em tecnologia, ciência e eletrônica podem se encontrar e trocar ideias, conversar sobre os projetos e trabalhar juntos. A palavra hacker surgiu nos anos 50 nos Estados Unidos e define as pessoas muito dedicadas a alguma área específica da computação e que descobrem utilidades além das imaginadas. Os espaços físicos são como um clube, com equipamentos para desenvolver projetos, internet e locais de convivência para trocar experiências. Fique ligado neste post e saiba mais sobre os hackerspaces!

O começo dos hackerspaces

O movimento dos hackerspaces teve início na Europa e na América do Norte, e atualmente existem 1417 hackerspaces pelo mundo. O primeiro foi fundado em 1981, o c-base, localizado em Berlim, na Alemanha. Desde então, surgiram inúmeros espaços, incluindo o Noisebridge, um dos mais famosos, localizado em São Francisco. Além de tecnologia, lá acontecem atividades com foco em biologia, música, artes e gastronomia.

Hackerspaces brasileiros

No Brasil, o primeiro hackerspace foi o Garoa Hacker Clube, na capital de São Paulo, fundado em 2009. Ele é muito frequentado por oferecer atividades variadas, desde impressão 3D a fabricação de cerveja. O Laboratório Hacker de Campinas (LHC) é outro espaço bastante ativo na comunidade, oferecendo atividades como discussões sobre ferramentas livres, produção de cerveja artesanal, atividades com eletrônica básica, segurança de informação, programação com Python e balão meteorológico. 

Em ambientes acadêmicos, o hackerspace do Instituto de Física (IF) da USP é o mais recente, incentivado por docentes do instituto devido à grande quantidade de alunos interessados em desenvolver projetos sem vínculo formal com grupos de pesquisa ou laboratórios acadêmicos. Além desses, há por volta de 30 hackerspaces pelo Brasil, como o Calango Hacker Club em Brasília, o Raul HackerClub em Salvador e o ABC Makerspace em São Bernardo do Campo. 

Quem pode participar?

Por ser um espaço livre, não é necessário fazer inscrição ou algo do tipo; basta ter um gosto por tecnologia. Os participantes têm formações variadas, e nesses espaços ocorrem atividades como palestras e workshops para o público. Os hackers podem criar alguma tecnologia nova, mas não têm a comercialização como objetivo - o interesse é no processo de desenvolvimento e aprendizado. 

Alguns hackerspaces procuram por projetos relacionados a problemas comunitários, criando um vínculo com a sua região. Geralmente, é mantido por mensalidades dos sócios, doações ou pela Universidade à qual está ligado.

Atividades realizadas

As atividades oferecidas pelos hackerspaces são conversas, discussões, desenvolvimento de projetos, eventos, palestras e outras atividades que são gratuitas. No Garoa, em São Paulo, há noites e palestras, dias voltados para projetos com ArduÍno e os Hackdays, em que os participantes mostram suas invenções e projetos, além de trocar muitas ideias.

Por terem coisas em comum, os hackerspaces de vários países se comunicam e interagem frequentemente. Por exemplo, existem as maratonas sincronizadas, em que os hackers de todo o mundo utilizam a internet durante um final de semana para hackear e realizar desafios, como o Great Global Hacker Challenge. Conhecer um hackerspace deve ser muito legal, não é mesmo? Ainda mais quando se é amante da tecnologia! Se você é um, continue acompanhando os posts sobre o assunto no nosso blog:

Internet 5G: como ela funciona?

5 documentários que todo fã de tecnologia precisa assistir

Tecnologia é na People!

Quer ingressar na área de tecnologia? Seja um aluno People! Conheça nossos cursos e esteja à frente das inovações no futuro!

COMENTÁRIOS

Seja o primeiro a deixar um comentário

Mais Vistas

©People. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
©People. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
©People. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu