O que é um hackerspace?

Você já ouviu falar sobre os hackerspaces? Eles são locais comunitários em que pessoas com os mesmos interesses em tecnologia, ciência e eletrônica podem se encontrar e trocar ideias, conversar sobre os projetos e trabalhar juntos. A palavra hacker surgiu nos anos 50 nos Estados Unidos e define as pessoas muito dedicadas a alguma área específica da computação e que descobrem utilidades além das imaginadas. Os espaços físicos são como um clube, com equipamentos para desenvolver projetos, internet e locais de convivência para trocar experiências. Fique ligado neste post e saiba mais sobre os hackerspaces!

O começo dos hackerspaces

O movimento dos hackerspaces teve início na Europa e na América do Norte, e atualmente existem 1417 hackerspaces pelo mundo. O primeiro foi fundado em 1981, o c-base, localizado em Berlim, na Alemanha. Desde então, surgiram inúmeros espaços, incluindo o Noisebridge, um dos mais famosos, localizado em São Francisco. Além de tecnologia, lá acontecem atividades com foco em biologia, música, artes e gastronomia.

Hackerspaces brasileiros

No Brasil, o primeiro hackerspace foi o Garoa Hacker Clube, na capital de São Paulo, fundado em 2009. Ele é muito frequentado por oferecer atividades variadas, desde impressão 3D a fabricação de cerveja. O Laboratório Hacker de Campinas (LHC) é outro espaço bastante ativo na comunidade, oferecendo atividades como discussões sobre ferramentas livres, produção de cerveja artesanal, atividades com eletrônica básica, segurança de informação, programação com Python e balão meteorológico. 

Em ambientes acadêmicos, o hackerspace do Instituto de Física (IF) da USP é o mais recente, incentivado por docentes do instituto devido à grande quantidade de alunos interessados em desenvolver projetos sem vínculo formal com grupos de pesquisa ou laboratórios acadêmicos. Além desses, há por volta de 30 hackerspaces pelo Brasil, como o Calango Hacker Club em Brasília, o Raul HackerClub em Salvador e o ABC Makerspace em São Bernardo do Campo. 

Quem pode participar?

Por ser um espaço livre, não é necessário fazer inscrição ou algo do tipo; basta ter um gosto por tecnologia. Os participantes têm formações variadas, e nesses espaços ocorrem atividades como palestras e workshops para o público. Os hackers podem criar alguma tecnologia nova, mas não têm a comercialização como objetivo - o interesse é no processo de desenvolvimento e aprendizado. 

Alguns hackerspaces procuram por projetos relacionados a problemas comunitários, criando um vínculo com a sua região. Geralmente, é mantido por mensalidades dos sócios, doações ou pela Universidade à qual está ligado.

Atividades realizadas

As atividades oferecidas pelos hackerspaces são conversas, discussões, desenvolvimento de projetos, eventos, palestras e outras atividades que são gratuitas. No Garoa, em São Paulo, há noites e palestras, dias voltados para projetos com ArduÍno e os Hackdays, em que os participantes mostram suas invenções e projetos, além de trocar muitas ideias.

Por terem coisas em comum, os hackerspaces de vários países se comunicam e interagem frequentemente. Por exemplo, existem as maratonas sincronizadas, em que os hackers de todo o mundo utilizam a internet durante um final de semana para hackear e realizar desafios, como o Great Global Hacker Challenge. Conhecer um hackerspace deve ser muito legal, não é mesmo? Ainda mais quando se é amante da tecnologia! Se você é um, continue acompanhando os posts sobre o assunto no nosso blog:

Internet 5G: como ela funciona?

5 documentários que todo fã de tecnologia precisa assistir

Tecnologia é na People!

Quer ingressar na área de tecnologia? Seja um aluno People! Conheça nossos cursos e esteja à frente das inovações no futuro!