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Como melhorar o currículo e chamar a atenção das empresas

Como melhorar o currículo e chamar a atenção das empresas

No post de hoje, a People vai dar dicas importantes para que você saiba como melhorar seu currículo, confira!

postado 18 de nov de 2016

Ter um bom currículo faz toda a diferença. Mais do que isso, saber apresentar as informações da sua trajetória profissional de forma simples, organizada e funcional é imprescindível para aumentar as chances de ser chamado para uma entrevista de emprego. Você pode até não imaginar, mas seu currículo pode ter sido descartado anteriormente por causa da aparência, do excesso ou da falta de informações.

No entanto, o currículo ideal não existe. Cada recrutador tem sua maneira de filtrar os documentos que recebe diariamente. O que podemos dizer é que existem regras gerais de apresentação das informações e conteúdos que precisam estar presentes de forma obrigatória. A ideia é ser equilibrado.

Mas, se todos seguirem essas regras, como elaborar um bom currículo? No post de hoje, a People vai dar dicas importantes para que você saiba como melhorar seu currículo e ao mesmo tempo que chame a atenção dos responsáveis pela seleção.

Como fazer um bom currículo

A excelência está nos detalhes. Com isso, vamos dar uma olhada nos principais aspectos a serem levados em consideração na hora de criar o seu currículo:

1) Seja sucinto nas informações pessoais

No cabeçalho do currículo, não é necessário escrever todas as suas informações pessoais. Dados como RG, CPF e endereço postal completo não fazem a menor diferença, além do fato de deixarem seu currículo muito cheio. Basta apresentar informações como nome, e-mail, telefones para contato (celular e fixo), LinkedIn (Não precisa colocar seu Facebook e outras redes mais pessoais), endereço físico resumido e data de nascimento ou idade (este campo é opcional, mas recomendável).

2) Área de Atuação

Após apresentar os seus dados pessoais, é interessante criar um pequeno campo antes de falar da sua formação e de suas experiências. Nesta parte, você pode descrever rapidamente suas principais áreas de atuação, como por exemplo:

  • Marketing Online e Publicidade Digital
  • RH e Gestão de Pessoal
  • Logística e Controle de Estoques

3) Formação

Somente coloque seus cursos de graduação e pós-graduação. Para descrevê-los, coloque o título do curso, a instituição, o lugar e o período. Um exemplo para você se orientar:

  • Graduação em Ciências Contábeis; USP - Universidade de São Paulo (São Paulo), 2015.

4) Resumo das qualificações

Aqui dá para pegar o item “2” deste artigo e desenvolver rapidamente os mais importantes na sua trajetória:

Marketing Online: Produção de conteúdo para estratégias de marketing inbound. Criação de campanhas para redes sociais, gestão de publicação de conteúdos em redes sociais.

5) Experiência Profissional

Este campo é um dos mais importantes do seu currículo. Cuidado para não falar demais e deixar o texto muito pesado, mas não deixe de citar suas maiores conquistas e cargos ocupados. Use um layout leve e evite usar a fonte padrão Times New Roman, já que é considerada forte e pesada. Prefira Calibri ou Arial, mais leves e fáceis de ler.

A ordem é sempre da experiência mais atual para a mais antiga. Não precisa colocar toda a sua trajetória, concentre-se nos últimos anos de atuação. Coloque nome da empresa, período de atuação, descrição curta da empresa, cargo ocupado e descrição breve das atividades. Exemplo:

Market World (2014-2015)

 - Empresa especializada em campanhas de marketing digital para PMEs

 - Cargo: Gestor de Redes Sociais

  - Administrar os canais da empresa em todas as redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn).

  - Apresentar relatórios de performance e gerenciar os freelancers responsáveis pela produção dos conteúdos publicados.

6) Outros itens a levar em consideração

Muito cuidado com a linguagem! O currículo é um documento formal e o vocabulário deve seguir este estilo. Não é necessário colocar sua foto, a não ser que a empresa indique que você deve colocar uma imagem no documento. Cursos complementares devem figurar no final do documento.

Neste campo, coloque seus conhecimentos de idiomas e atividades extracurriculares que complementem as informações anteriores. O formato do documento também é importante: em geral, se usa tamanho A4 e não mais do que duas folhas. Visual simples, sem muitas linhas, colunas, tabelas ou divisores gráficos é a melhor alternativa.

Capacite-se com a People!

Comece já a complementar suas habilidades no currículo. Muito importante para o mercado de trabalho, saber inglês é essencial para conquistar uma boa vaga de emprego. Outra capacidade que não pode faltar são conhecimentos em informática, muito importantes para as rotinas de qualquer trabalho. Confira todos os cursos da People e aumente suas chances no mercado de trabalho!

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