Dicas para se manter positivo após negativas na busca pelo emprego

Participar de todas as etapas de uma seleção de emprego e não ser escolhido para a vaga deixa qualquer um pra baixo. Como resultado, a autoestima sofre e você começa a se sentir desmotivado. Como fazer, então, para manter a cabeça erguida e seguir com o processo? Desanimar não é a melhor saída. Logo, só resta seguir firme na busca e não desistir. Encontrar um trabalho é difícil, mas não é impossível. Mas, o que pode ser feito para reforçar a sua estratégia? A People vai ajudar você a suportar a espera.

Tenha paciência

Apesar de ser meio óbvia, talvez seja a mais importante. Em momentos de crise, as oportunidades podem diminuir. Por isso, a resposta de uma entrevista de emprego pode demorar e, independente da sua estratégia e por mais que seja difícil manter as esperanças, é preciso seguir o plano traçado. Vale utilizar técnicas de meditação e exercícios diários de paciência para estimular seu equilíbrio mental.

Encare sua busca como um projeto

Encontrar vagas do seu interesse pode ser um estímulo para continuar na positividade. Porém, sabemos que os dias que parecem não resultar em nada são complicados de se encarar. Mas são nestas dificuldades que sua persistência é mais importante. Otimize suas técnicas de busca de emprego e mantenha-se confiante.

Faça trabalhos temporários

O mundo profissional não está composto somente por oportunidades de emprego. Há várias facilidades que o mundo digital proporciona, inclusive para expandir a busca para outros estados ou países. Se você dedica um horário fixo à busca convencional, dedique outros momentos a criar saídas temporárias. Há diversas páginas para trabalhos de freelancer disponíveis, e ocupar seu tempo produzindo é uma ótima forma de ajudar nos gastos de casa.

Assista filmes com histórias parecidas com a sua

O cinema está cheio de histórias de superação capazes de inspirar qualquer um. Nas horas vagas, assista a alguns sucessos da telona que vão dar uma verdadeira injeção de ânimo na sua busca. Já viu o filme “A grande virada”? Ele conta a história de um bem-sucedido profissional que perde o emprego e tem que recomeçar do zero. Ou “À Procura da Felicidade”, que fala da importância de sempre manter a esperança nas dificuldades.

Faça trabalho voluntário

Pode parecer estranho dedicar-se a uma atividade não-remunerada em um momento em que você precisa exatamente o contrário. Além de ajudar, você também pode conhecer novas pessoas, ampliar sua rede de contatos e expandir suas habilidades. Igualmente, trabalho voluntário é uma das qualidades que são bem-vistos no currículo e podem marcar a diferença na hora de ser ou não selecionado.

Aproveite o tempo livre para dedicar à família e aos amigos

Permita-se estar em contato frequente com seus familiares. Diminuir as distâncias e contar com a companhia de pessoas que querem sua felicidade faz muito bem para o seu humor, além de reforçar a sensação de que você não está sozinho neste mundo e tem com quem contar.

Finalmente, tenha certeza de que o seu momento vai chegar. É muito improvável que você não consiga uma nova oportunidade de trabalho, ainda que demore.

Se especialize

Esta é a hora de você começar a aumentar suas habilidades no currículo. Muito importante para o mercado de trabalho, saber inglês é essencial para conquistar uma boa vaga de emprego. Outra capacidade que não pode faltar são conhecimentos em informática, muito importantes para as rotinas de qualquer trabalho.

Seja um aluno People e aumente suas chances no mercado de trabalho!    

Torne-se um profissional completo com a People! Confira todos os cursos disponíveis e não perca mais tempo. Conquiste o mercado de trabalho!