6 dicas essenciais para fazer uma redação nota 1000 no Enem

A redação do Enem é um assunto que tira o sono de muitos estudantes que querem ingressar no ensino superior: saber só na hora da prova sobre o que você deverá escrever pode ser um pouco assustador, mas somente para aqueles que não se preparam. E como você é um aluno exemplar da People, não terá problemas em tirar uma nota excelente nesse tópico da prova.

Como o tema da redação do Enem só é revelado no dia da prova e toda a sua correção é cheia de pequenas regras, a People vai dar dicas de como melhorar seu desempenho no Enem. Confira:

Comece a prova pelo rascunho da redação

Sabemos que o desgaste mental de pensar demais e responder a questões de diversas matérias pode fazer com que você não dê o seu melhor na redação. Para evitar isso, aproveite enquanto sua cabeça está a mil para fazer o rascunho da sua redação. Verifique a proposta, pense nos argumentos, planeje o desenvolvimento e organize toda a estrutura.

Depois disso, deixe o rascunho de lado e comece a resolver as questões das outras disciplinas, para só depois de finalizada a prova, passar a redação para a folha principal. Isso vai fazer com que você se distraia e consiga analisar melhor os  erros que deixou passar anteriormente.

Respeite a estrutura da redação

Você sabe que a redação é composta de introdução, desenvolvimento e conclusão, mas a estrutura dela é bem mais do que isso. Você deve começar com uma afirmação da proposta no primeiro parágrafo, confirmar no desenvolvimento e reafirmar tudo o que escreveu na conclusão.

Na introdução, por exemplo, o recomendado é já apresentar sua tese e seus argumentos. Por exemplo, se você escrever dois argumentos sobre a proposta no parágrafo introdutório, deve escrever mais dois parágrafos no desenvolvimento, um para cada informação.

Nestes parágrafos de desenvolvimento, o ideal é retomar o que disse anteriormente na introdução. Em cada um deles, dê exemplos condizentes com a realidade para reconhecer suas opiniões. Não tente acrescentar mais argumentos além dos que você já escreveu na introdução e corromper a estrutura do texto. O importante é que você desenvolva seu pensamento por meio de detalhes, e não por quantidade de informações.

Na conclusão, a banca sempre exige a sugestão de uma intervenção social para o problema, ou seja, uma solução detalhada. Procure falar de medidas necessárias de pelo menos dois setores diferentes da sociedade, como o governo e as famílias brasileiras, por exemplo. Isso vai fazer com que você consiga abranger seus conhecimentos na conclusão.

Outra dica importante: mantenha harmônico o número de linhas de cada parágrafo e não perca tempo pensando no melhor título, já que ele é facultativo. No entanto, se ele for exigido nas instruções da proposta, nunca use o próprio tema como título.

Mostre que você entendeu a proposta e conhece sobre o assunto

Aprenda a entender o que a proposta pede. Por exemplo, em 2013, o tema foi “os efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”. A proposta era falar sobre as consequências da lei, boas ou ruins, e não sobre as causas ou a história dela. Em 2016, o tema foi “caminhos para combater a intolerância religiosa” e, do mesmo jeito, a proposta era falar sobre as soluções para esse problema. Então, não estenda o assunto além do que se pede.

Você também pode descolar alguns pontos a mais se aplicar áreas do seu conhecimento ao texto: cite alguma pessoa importante, uma alusão histórica ou uma pesquisa significativa. Uma dica é estudar frases de filósofos que se aplicam a qualquer tema para conseguir ter referências valorosas no seu texto.

Evite argumentos com somente um ponto de vista

Não é aconselhável explicar somente um ponto de vista sobre o tema. Se você falar somente coisas positivas, a banca pode entender que você não se informa o suficiente. Se falar só negativas, podem entender que você generaliza demais. O ideal é falar sobre pontos positivos e negativos, trazendo contrastes para sua redação. Mas é regra: seus argumentos devem sempre respeitar os direitos humanos.

Não use palavras “batidas” ou repetidas

A banca analisa dois tipos de coesão: a recorrencial, que verifica se você está repetindo palavras, e a sequencial, que julga as expressões e conjunções que você utiliza para unir as ideias. Por isso, procure sempre usar sinônimos das palavras para não repeti-las e perder pontos por isso. Em relação às conjunções, experimente trocar “pois” por “visto que”, “uma vez que” ou “tendo em vista que” para se destacar.

Outra que você também pode substituir é o comum “e” para acrescentar informações: prefira “não só, mas também”, “relacionado ao” e “aliado ao”.  Já na conclusão, não coloque o básico “portanto” no início da frase, muito menos “concluímos que”.

Explore o site do Enem

Se você já fez a prova em anos anteriores, entre com seu login no site oficial do Enem e, na parte “resultados dos anos anteriores”, clique em “vista pedagógica”. Por lá, você vai saber as notas que recebeu em cada competência avaliada pela banca e poderá estudar melhor pelas que não foi muito bem. Você também pode acessar o Guia do Participante no mesmo site, que esclarece o que é cobrado em cada competência e também traz exemplos de redações nota 1000 para você se espelhar.

E aí, está preparado para conquistar a sua melhor nota na redação? Não perca também outras dicas sobre o Enem no blog da People.

Venha para a People!

Quer conquistar uma nota exemplar no Enem? Conheça o curso preparatório para o Enem da People e garanta sua vaga no ensino superior.