Expressões negativas x expressões positivas para inserir no currículo

Quando o assunto é o que colocar e o que não colocar no currículo, muitas dúvidas surgem. Será que existem palavras e expressões que podem comprometer a sua credibilidade e afetar o recrutador no momento da seleção?

É fato que a escolha das palavras pode fazer toda a diferença quando você está buscando uma colocação no mercado. Por isso, a People fez uma lista das expressões que você deve evitar e das expressões que você deve fazer uso. Pronto para aprender como fazer um bom currículo?

As expressões negativas

Trabalho em equipe

Toda empresa deseja funcionários que trabalhem em equipe, isso é certo. No entanto, o “trabalho em equipe” no currículo virou algo irrelevante, já que todo mundo sabe que as empresas apreciam pessoas com bom relacionamento interpessoal e colocam este ponto mesmo que não tenham tanta facilidade de lidar com outras pessoas. Sendo assim, você pode deixar essa expressão de lado e liberar espaço para outras competências.

Sinergia

Sinergia é o resultado de dois ou mais esforços em cooperar rumo a determinado objetivo, o que significa que você não pode entrar em sinergia com outras pessoas se elas não estiverem no mesmo clima que você. Diante disso, também é uma expressão que deve ser eliminada do currículo, já que para os recrutadores, não faz nenhum sentido.

Criatividade

Criatividade também já se tornou um jargão sem popularidade nos currículos, já que ser criativo é algo subjetivo. Enquanto uma pessoa crê que você seja super criativo, outra pode não ver nada de criatividade nas suas ideias ou atividades.

Sólida experiência

Você pode ter 20 anos de atuação na mesma função, mas não existe uma experiência “sólida”. Seja objetivo, não fique encontrando adjetivos para algo que é concreto. Prefira sempre descrever suas funções sem tantos adjetivos.

Planejamento estratégico

Também virou moda que todos coloquem no currículo a competência “planejamento estratégico”. Planejar é sempre uma maneira de criar uma estratégia, e isto pode ocorrer em qualquer área de conhecimento: gestão, marketing, design, contabilidade, etc. Mais uma vez, objetividade é o lema.

As expressões positivas

Agora que você já sabe o que não colocar no currículo, vamos para as palavras e expressões que mais chamam a atenção das empresas:

Alcançar

Como você deve saber, toda empresa está preocupada com resultados. E quando você diz que alcançou algo, está dizendo que produziu resultados. Mas só mencione esta palavra se você efetivamente atingiu metas e trouxe algo de valor para a empresa. Tenha sempre dados e informações que podem ser facilmente encontradas e que provem seus resultados.

Gerenciou

A gerência é um degrau a mais na hierarquia, mas não significa que você tenha que ter o cargo de gerente na carteira de trabalho. Você pode ter sido um analista administrativo, mas se gerenciou pessoas, carteira de clientes, recursos, orçamento, um setor, pode se sentir à vontade para usar essa palavra sem medo.

Lucro

Essa palavra é o sonho de todo recrutador. Se você teve uma iniciativa anterior que trouxe lucro para a empresa que trabalhava, está em vantagem. Pode ser uma ação simples, como um programa ou uma campanha de conscientização sobre o uso consciente de recursos. Se você tem como provar que trouxe alguma porcentagem de lucro, use esse dado a seu favor.

Treinou

As empresas estão cada vez mais interessadas em profissionais com a capacidade de compartilhar conhecimento com os colegas de trabalho. Então, se você treinou alguém na sua carreira, não deixe de colocar essa informação no seu currículo.

Ganhou

Um reconhecimento vindo de um antigo empregador também é um bom argumento a ser colocado no seu currículo. Se você ganhou alguma competição interna, algum prêmio na sua área, fique à vontade para informar seu futuro empregador. Só tome cuidado para ser humilde no momento de colocar essa informação.

Agora que você já sabe o que colocar no currículo e o que não colocar, revise sua apresentação profissional, reveja as palavras usadas e boa sorte!

Capacite-se com a People!

Comece já a complementar suas habilidades no currículo. Confira todos os cursos da People e aumente suas chances no mercado de trabalho!