MOS: Conheça as vantagens de ter um Certificado Internacional na busca pelo primeiro emprego

Com a recente crise que estamos enfrentando, o mercado de trabalho ficou mais seletivo. A busca pelo primeiro emprego ficou mais concorrida e exigindo cada vez mais dos candidatos. Antigamente, ter domínio sobre o Pacote Office era considerado estar à frente do tempo. Isso mudou. Para se destacar, os candidatos devem procurar ter diferenciais no seu currículo, como por exemplo, um certificado internacional da Microsoft, que valida seu conhecimento nas ferramentas.

O QUE É O CERTIFICADO INTERNACIONAL MOS    

O MOS (Microsoft Office Specialist) é o maior programa de certificação Microsoft do mundo, que qualifica usuários para uso das ferramentas do pacote Office (Access, Word, Excel, Powerpoint, OneNote, Sharepoint e Outlook). Anualmente, são certificados cerca de um milhão de usuários em mais de 140 países.

COMO SÃO FEITOS OS EXAMES

As provas para a Certificação Microsoft testam os candidatos com perguntas que simulam problemas reais e de conhecimento avançado das ferramentas do pacote Office. Os candidatos possuem um tempo de 90 minutos para concluir o exame e a pontuação máxima é de 1.000 pontos. Para conseguir o certificado, cada exame têm uma pontuação mínima exigida. Por exemplo, no de Word, a pontuação mínima é de 700 pontos. Todos os jovens que realizam os testes para a certificação estão aptos para concorrer a uma vaga no Campeonato Mundial de Microsoft Office Specialist.

 CAMPEONATO MUNDIAL

Além de obter a certificação internacional, o candidato que obter a melhor pontuação em menor tempo no exame é considerado o campeão nacional. Todo ano, a Microsoft reúne os campeões de diversos países nas categorias Microsoft Office Word, Excel e PowerPoint (2010 ou 2013) no Campeonato Mundial.

Em 2015, foram mais de 600.000 competidores de 80 países que participaram da primeira fase. Destes, 145 estudantes participaram da fase final da competição que ocorreu em Dallas, no Texas, EUA. Em 2016, o Campeonato Mundial de Microsoft Office Specialist vai acontecer em Orlando, Florida, EUA.

VANTAGENS DE TER UM CERTIFICADO INTERNACIONAL MOS

As certificações que você consegue passar tornam-se parte do seu histórico, e recrutadores podem consultar no site da Microsoft a autenticidade destes certificados. Segundo pesquisas do CompTIA, especialista em treinamento e certificações em TI, oito em dez executivos do RH conferem as certificações entre os candidatos à vaga e 91% dos gerentes que contratam levam em conta a certificação como parte dos critérios de contratação.

Além destes dados, um estudo recente do IDC Research revelou que habilidades como o Microsoft Office estão em terceiro lugar entre mais de 200 habilidades exigidas para os melhores empregos de amanhã, apenas atrás de habilidades essenciais de comunicação oral e escrita e atenção ao detalhe.

No Brasil, mais de 90% das empresas utilizam Windows, Office e Explorer como ferramentas de trabalho, fazendo destas o pré-requisito principal para muitas vagas de emprego. Em 2015, a aluna Pamela Vitor, da People Leme (SP), foi a campeã da modalidade Excel e disputou a etapa Mundial em Dallas, nos Estados Unidos.

Quer ter um certificado internacional e ser um campeão? Conheça os cursos de informática da People. É o começo do caminho para o seu sucesso. Cadastre-se e ganhe um desconto especial. Venha para a People!