Técnicas de estudo para o Enem

Faltando menos de quatro meses para o Enem 2016, muitos candidatos já começam a se preocupar ainda mais com a prova. Além de manter-se atualizado aos principais acontecimentos do mundo, também são necessárias algumas horas de estudo diárias.

Porém, mesmo com uma rotina de estudos, sempre há aquela dúvida sobre os melhores métodos para conseguir absorver com eficácia os conteúdos cobrados. Se você está buscando formas para melhorar seus estudos do Enem, a People dá algumas dicas para facilitar seu aprendizado e ajudar você a obter um melhor resultado durante as provas. Confira:

Fazer testes práticos

De acordo com a ciência, se esforçar para obter uma resposta baseada em seus conhecimentos é mais eficiente do que apenas ler sobre o assunto. E há duas maneiras de realizar testes práticos. A primeira é a forma dissertativa, formulando perguntas relacionadas ao estudo e depois responder sem a ajuda do material didático, desenvolvendo uma resposta completa e em detalhes.

A outra é a realização de testes de múltipla escolha. Você pode imprimir provas anteriores e simular o momento da avaliação em uma sala silenciosa, cronometrando o tempo que demora para finalizar o teste.

Criar um cronograma de estudos

Você já deve saber que não é eficiente ler todas as matérias de uma vez em poucos dias antes da prova. Para uma avaliação simples que contenha uma só disciplina pode até ajudar, mas para um teste tão massivo e que engloba tanto conhecimento quanto o Enem, isso não vai funcionar.

A técnica de estudo mais eficiente para quem prefere a teoria do que a prática é organizar um cronograma de estudos, distribuindo as disciplinas em diferentes dias. Se na segunda e terça você se focou em biologia, na quarta, quinta e sexta estude outras matérias. Mas não exagere e tenha seu tempo de descanso: o cérebro precisa de tempo para se organizar e o corpo precisa aliviar a tensão de ficar estudando.

Se preparar para a redação

Quando o assunto é Enem, é sempre importante estar preparado para a redação, já que ela equivale a uma boa porcentagem da nota final. A redação sempre tem a ver com os assuntos que estão acontecendo no Brasil ou no mundo, então você deve estar informado sobre tudo.

Para este ano, os grandes favoritos para constarem como assunto da redação são os temas relacionados à política, intolerância religiosa e formas de preconceito como homofobia, machismo, racismo e xenofobia. Escrever redações aleatórias de diversos temas é uma boa técnica de estudo para treinar e é excelente para te ajudar a organizar ideias, além de te preparar para quando chegar o Enem.  

Fazer um resumo

Alguns acham eficiente, outros não. Mas a verdade é que, se bem feito, resumir os textos em um papel nas suas próprias palavras ajuda a fixar o assunto. O importante aqui é escrever prestando atenção nas palavras-chave, evitando colocar informações aleatórias. Para isso, grife no texto tudo que você julga importante e imprescindível para ser estudado.

Quer conquistar uma nota exemplar no Enem? Então conheça o curso preparatório de Enem da People e conquiste a vaga na universidade dos seus sonhos!

Veja também:

Veja 04 possíveis temas da redação do Enem 2016

O que fazer com a nota do ENEM