O que fazer com a nota do ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médico foi criado para avaliar os conhecimentos dos estudantes que concluíram o ensino médio. Mas, a nota da prova serve para muito mais do que apenas substituir vestibulares no acesso a instituições federais de ensino superior.

Onde posso usar a nota do ENEM?

Seleção para universidades

A nota do ENEM pode ser usada para garantir a entrada do aluno em instituições de ensino superior, públicas ou privadas. Pode ser utilizada como único método de seleção ou ser combinada com as notas do vestibular de cada universidade.

Estudar em Portugal

Desde 2014, é possível usar a nota do ENEM para estudar em Portugal. São 13 instituições que têm acordo com o MEC e acolhem candidatos egressos do ensino médio no Brasil. Cada universidade possui seus próprios critérios, de modo que o desempenho mínimo e custos de mensalidade, hospedagem e alimentação variam de acordo com a cidade onde está localizada.

Programa Universidade para Todos (PROUNI)

Para disputar uma bolsa de estudos do Prouni, que varia de 50% a 100% do curso de uma instituição de Ensino Superior privado, é preciso obter no mínimo 450 pontos no ENEM e não ter zerado a redação.

Financiamento Estudantil (FIES)

Para estudantes que concluíram o Ensino Médio a partir de 2010, é preciso fazer o ENEM para solicitar o benefício. É necessário ter 450 pontos no mínimo e não ter zerado a redação. Pelo FIES, é possível financiar cursos de graduação bem avaliados junto ao MEC com taxas de juros de 3,4% ao ano e pode ser solicitado pelo estudante em qualquer etapa do curso ou mês.

Seleção para Ensino Técnico (SISUTEC)

A nota do ENEM pode ser usada para garantir uma vaga gratuita de cursos técnicos oferecidos em instituições públicas e privadas pelo SISUTEC e são usadas para classificação dos concorrentes.

Veja as principais dúvidas sobre a nota do ENEM

Quanto tempo dura?

Dependendo da situação, a validade da nota do ENEM pode ser de um ano. Em alguns casos, é necessário ter feito a última edição do exame; em outros, pode ser utilizado mesmo tendo-se passado alguns anos. Por exemplo: para ingressar em uma universidade, é preciso ter feito a edição do ano anterior.

A nota do ENEM acumula?

Algumas universidades, em especial as públicas, aceitam a nota que você tirou no ENEM como complemento à nota do vestibular tradicional, mas as regras de utilização variam de uma instituição para a outra.

Usando sua nota do ENEM para ter sucesso

Como você pode ver, fazer a prova do ENEM traz grandes benefícios que podem ser utilizados tanto para alguém que quer apenas concluir o ensino médio, quanto para aqueles que desejam participar de outros programas. Portanto, estude, inscreva-se e faça a prova quantas vezes quiser!

Quer conquistar uma nota exemplar no Enem? Então conheça o curso preparatório de Enem da People e conquiste a vaga na universidade dos seus sonhos!

Veja também:

Veja 04 possíveis temas da redação do Enem 2016

Técnicas de estudo para o Enem