7 dicas para planejar os estudos de 2020

O fim do ano está próximo, os estudos desse período também estão acabando, e aí você já começa a pensar nos estudos de 2020, certo? É o momento de analisar seu desempenho como estudante: verificar o que deu certo no planejamento e o que precisa mudar, criar metas e organizar a rotina para que nada fique em cima da hora! Acompanhe este post, pois vamos te dar algumas dicas de como planejar seus estudos para o próximo ano. Confira!

Faça um cronograma 

O primeiro passo é criar um cronograma que mostre os horários da sua semana exclusivos para estudar e também as atividades fixas, como cursos, escola e outros compromissos com horários marcados. Assim suas responsabilidades ficam mais visíveis e você consegue planejar a duração das tarefas. Lembre-se de fazer isso de maneira compatível com seus horários e que permita cumprir tudo com calma e sem estresse!

Defina horários

Como falamos, definir os horários é um passo importante. Tente ser o mais específico possível nessa parte. Anote o que você verá em sala de aula e separe um tempo após as aulas para organizar o que anotou no dia. Se necessário, pesquise mais sobre o assunto para deixar tudo mais fresco na mente, leia o livro e outras fontes. 

Lembre-se dos imprevistos

Você pode estar superorganizado com os seus estudos, mas imprevistos acontecem! Por isso, esteja preparado para esses momentos tendo um tempo livre a cada dia para compensar. Para as semanas seguintes, separe uma hora na sexta-feira, por exemplo, para rever o seu cronograma e adaptar os horários, se for preciso.

Tenha metas e objetivos

Para cada dia do seu calendário, planeje as disciplinas que serão vistas e comece pelos assuntos com que você tem mais familiaridade, para depois ficar focado em temas mais difíceis. Procure resolver exercícios sozinho, usando as informações que aprendeu. Tenha como meta dar o seu máximo para solucionar os problemas e superar as dificuldades, sempre de acordo com os horários da sua rotina. É preciso conciliar isso para você não ficar sobrecarregado num único dia. Por isso, crie prioridades e defina uma quantidade de páginas para ler ou exercícios para fazer por dia. Ah, e reconheça seu esforço, assim o estudo se torna algo prazeroso!

Procure o ambiente ideal de estudos

Estude num local organizado, confortável, iluminado e tranquilo. Se você não tem esse ambiente, aproveite o período de férias para planejá-lo e começar o ano com tudo novo e bem organizado. Deixe os materiais necessários ao alcance, como canetas, bloquinhos de anotações e livros, e evite estudar no sofá, na cama e perto de distrações. Torne esse lugar fixo para estudar!

Faça intervalos

É essencial ter períodos para fazer pausas nos estudos. Inclua isso no cronograma que você acompanha diariamente para não serem momentos aleatórios e acabarem desorganizando o planejado. Conforme os seus dias de estudo, veja qual é o seu tempo sem interrupções ideal para eles. Recomenda-se uma média de 50 minutos a uma hora, mas isso muda de pessoa para pessoa. O tempo ideal dos intervalos é de cinco a dez minutos e, depois dessa pausa, é mais fácil focar nos estudos novamente. 

Separe momentos para lazer

Reserve um tempo para descansar e se divertir. Não se sobrecarregue com longos períodos de estudo ou eliminando atividades do seu cotidiano para tentar ficar mais focado, já que isso só prejudicará seu aprendizado. Como falamos no tópico acima, aproveite os intervalos para passear, ler um livro, conversar com alguém, resolver algo em casa, aprender algo novo… 

Preparado para o novo ano de estudos após essas dicas? Será um ano de muito aprendizado, temos certeza! Comece o seu planejamento o quanto antes e acompanhe o nosso blog para outras dicas de estudos:

Como fazer anotações em sala de aula

5 atividades para continuar aprendendo durante as férias

Tecnologia é na People!

Quer ingressar na área de tecnologia? Seja um aluno People! Conheça nossos cursos e esteja à frente das inovações no futuro!