Como não se distrair com as tecnologias e focar nos estudos

Estudar é uma atividade que requer atenção e concentração, por isso é preciso encontrar um ambiente adequado, silencioso e sem distrações. Mas como focar nos estudos tendo a tecnologia na palma da mão? Acompanhe este texto e veja as nossas dicas! 

Tecnologia pode ajudar

Com o mundo todo conectado e a infinidade de tarefas que a internet pode realizar, você pode usar a tecnologia como um complemento dos seus estudos, já que existem diversos canais no YouTube, sites e aplicativos, por exemplo, voltados ao ensino de conteúdos dos mais diversos tipos. Para que essa relação seja proveitosa e não te distraia, tenha em mente que durante um determinado período, o celular ou outros aparelhos tecnológicos serão usados apenas para o estudo.

Bloqueie os sites que possam te distrair

Como citamos no tópico anterior, a tecnologia pode ser muito boa para os estudos quando usada com responsabilidade e cuidado. Uma alternativa para quem for usar o computador para fazer consultas a materiais didáticos e explicações é limitar o acesso a sites de entretenimento no momento em que está estudando. Permita-se apenas acessar sites educacionais que serão úteis.

Desative as notificações das redes sociais

Se você é o tipo de pessoa que não consegue se conectar à internet apenas para pesquisar sobre o tema estudado e se distrai com facilidade, a melhor opção é desativar as notificações das redes sociais e dos aplicativos de mensagem, para que você não se sinta tentado a se distrair com as notificações.

Faça intervalos nos estudos

Passar muitas horas estudando pode não ser tão produtivo quanto o estudo feito com pausas para descanso. Use um relógio para você monitorar há quanto tempo está estudando. Quando atingir um período estipulado por você previamente, pare por alguns minutos e descanse. Nesse momento, caso sinta necessidade, distraia a cabeça conferindo as novidades das redes sociais. Mas lembre-se de que deve haver um controle regrado do tempo de intervalo para não extrapolar e nem perder o foco dos estudos.

Como citamos neste texto, a tecnologia pode sim ser usada para ajudar nos estudos, desde que seja controlada e usada com responsabilidade. Quer continuar lendo conteúdos semelhantes a este? Continue no blog da People.

Como a robótica participa da medicina?

O que é um objeto inteligente no Adobe Photoshop?

Tecnologia é na People!

Quer ingressar na área de tecnologia? Seja um aluno People! Conheça nossos cursos e esteja à frente das inovações no futuro!