Por quanto tempo vale a nota do Enem?

Você já sabe que por meio da sua nota do Exame Nacional do Ensino Médio é possível conquistar uma vaga em uma universidade pública, conseguir uma bolsa de estudos ou até financiamentos, como contamos nos posts sobre o que você pode fazer com a sua nota da prova e como é calculada a nota do exame.

Mas você sabe por quanto tempo é válida a nota da sua prova? No post de hoje, a People explica para você qual é o prazo de utilização da nota em cada programa de acesso à universidade.

Validade da nota para o Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é a porta de entrada para a universidade pública. Com ele, não é preciso prestar o vestibular, pois a classificação dos candidatos é feita por meio do desempenho no Enem.

Quanto à validade, o Sisu só aceita a nota do Enem anterior, ou seja, você precisa prestar o exame este ano se quiser tentar iniciar uma faculdade no começo ou no meio de 2018, pois são dois processos anuais, de acordo com a disponibilidade dos cursos.

Para ter direito ao programa, é obrigatório não ter zerado a redação e ter a nota mínima estabelecida para o curso e universidade que escolher. A inscrição é gratuita e pode ser feita no começo de cada semestre. Nela, você deve inserir seu número de inscrição e senha do Enem.

Validade da nota para o ProUni

Com o Programa Universidade para Todos (ProUni), os candidatos a uma vaga em universidades particulares podem conseguir bolsas de 50% a 100%, de acordo com a renda declarada.

Todos os anos, o processo é realizado no começo do primeiro e do segundo semestre. Por isso, a nota do Enem informada deve ser a mais recente. Para tentar uma bolsa em um ano, é preciso ter realizado o exame no ano anterior.

Os participantes do programa não podem ter zerado a redação e precisam ter atingido, ao menos, 450 pontos na prova. Além disso, devem corresponder aos requisitos socioeconômicos do programa, que variam de acordo com a bolsa desejada.

Validade da nota para o Fies

O programa de Financiamento Estudantil (Fies) permite ao estudante pagar seus estudos de forma facilitada em uma universidade particular, podendo ter crédito de 50% a 100% do curso com juros mais acessíveis.

Diferentemente dos demais programas, neste é possível utilizar as notas de outras edições do exame a partir de 2010. Sendo assim, se você prestou o Enem em 2012, por exemplo, ainda pode tentar um financiamento pelo Fies no próximo processo usando aquela nota.

Atenção! Este ano as regras mudaram tanto para candidatura quanto para quitação do financiamento. Para se inscrever, é preciso ter tirado mais que zero na redação, mais que 450 na prova e comprovar renda conforme a modalidade correspondente.

Já para o pagamento, o valor das parcelas não ultrapassará 10% da renda e passará a ser descontado diretamente da folha de pagamento assim que a pessoa conseguir um trabalho formal após o término do curso.

Quer ficar por dentro de tudo o que é exigido no Enem? Confira os posts sobre o assunto no blog e se prepare para tirar nota máxima na prova.

Venha para a People!

Se você sonha em entrar em uma faculdade e trilhar um futuro na carreira que deseja, faça o curso preparatório da People.