Veja os possíveis temas para a redação do Enem 2017

Já estamos no segundo semestre de 2017 e o Enem está cada vez mais próximo. Embora não seja uma regra, a prova costuma ser elaborada três a quatro meses antes da aplicação. Com isso, existem muitas chances de o tema da redação deste ano já estar definido, considerando que a aplicação do exame será nos dias 5 e 12 de novembro.

Por isso, a People preparou uma seleção dos possíveis temas, de acordo com o cenário atual, para você já ir se preparando e praticando com as dicas que demos em outro post e que são essenciais para fazer uma redação nota 1000.

Homofobia

No dia 17 de maio, data estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional Contra a Homofobia, a ONG Grupo Gay da Bahia (GGB) divulgou um dado preocupante: a cada 25 horas, uma pessoa é morta no Brasil devido à homofobia.

Com um impacto tão grande na sociedade brasileira, este é um tema em potencial para a redação de 2017. Busque estudar mais sobre a situação da população LGBT e esteja pronto para apresentar sua proposta de intervenção sobre o assunto. Mas lembre-se: qualquer tipo de violação dos Direitos Humanos anula a redação.

Mobilidade Urbana

Já cotado como um possível tema desde edições anteriores, o debate em torno da mobilidade urbana ainda aparece como uma possibilidade. Por ano, as pessoas passam cerca de um mês e meio no trânsito em uma cidade como São Paulo, como diz o relatório do Ibope de 2016.

Números como esse alertam para a necessidade de encontrar soluções efetivas para a melhoria do tráfego nos meios urbanos e, consequentemente, a diminuição da poluição gerada pelo excesso de carros nas ruas.

Consumo e sustentabilidade

Você já ouviu falar no Dia de Sobrecarga da Terra? Todos os anos, a organização internacional Global Footprint Network calcula o dia em que a população mundial terá utilizado o orçamento ambiental do planeta para o ano todo. Este ano, o dia 2 de agosto foi a data resultante desse cálculo, a mais precoce desde 1970.

Esse cenário é preocupante não só para o Brasil, mas é tema constante por aqui também. As chances de ser o tema escolhido aumentam ao se analisar as possibilidades de abordagem que abrangem a tecnologia, as políticas públicas e o meio ambiente.

O limite entre o humor e a ofensa

Desde o ano passado, vigora a lei federal de combate ao bullying, que obriga escolas e clubes a adotarem medidas de prevenção e combate à pratica.

Esse é um assunto que vem ganhando espaço a cada ano e tem números preocupantes: segundo uma pesquisa realizada pelas Nações Unidas, com 100 mil crianças e jovens de 18 países, cerca de 50% já sofreu algum tipo de bullying. No Brasil, esse percentual é de 43%.

O tema pode ser relacionado ainda ao aumento da depressão entre os jovens e à ditadura da beleza, problemas atuais que estão em constante debate e que reforçam a possibilidade de este ser o tema escolhido para o Enem.

Inclusão social da pessoa com deficiência

Cerca de 24% da população brasileira tem algum tipo de deficiência. Já no mercado de trabalho, embora seja um dado crescente (0,73% em 2013), apenas 0,84% dos vínculos empregatícios são de pessoas com deficiência.

Na redação do Enem, é pedida a elaboração de uma intervenção para o problema apresentado e, por isso, o tema da inclusão social da pessoa com deficiência se apresenta como uma grande aposta.

Como o tema real só será revelado no dia 5 de novembro, o que você pode fazer até lá é se dedicar bastante aos estudos, ler e escrever sobre diversos assuntos e ficar atento ao que acontece na sociedade para estar pronto para argumentar quando chegar a hora tão esperada.

Acompanhe nosso blog e fique por dentro de diversos conteúdos interessantes para ajudar você a se dar muito bem no Enem.

Venha para a People!

O Enem é a porta de entrada dos estudantes para o ensino superior. Se você quer estar muito bem preparado para o exame, conheça o curso preparatório da People e dê os primeiros passos para o seu futuro.