Veja 04 possíveis temas da redação do Enem 2016

Se você está se querendo conseguir uma vaga no ensino superior e, por isso está se preparando para o Enem, deve saber que estar atualizado é muito importante. O Exame Nacional do Ensino Médio deste ano será realizado nos dias 5 e 6 de novembro. Como nos anos anteriores, os candidatos terão que se submeter a provas de conhecimentos gerais e específicos e ainda desenvolver uma redação, cujo tema ainda é uma incógnita.

Quem estabelece o tema da redação do ENEM é o INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa, sempre baseando-se em acontecimentos que estão em nosso cotidiano e são noticiados com frequência pelos principais veículos de comunicação.

Em 2015, por exemplo, o tema da redação do ENEM foi relacionado à violência contra a mulher, ano em que foram reportados 179 relatos de agressão à mulher por dia. E em 2016, quais foram os assuntos de maior repercussão em 2016? Confira os possíveis temas que a People acredita que possam estar na redação deste ano:

Olimpíadas

A realização das Olimpíadas no Brasil vem dando o que falar nos últimos anos, especialmente com relação à falta de infraestrutura das cidades para receberem um evento deste porte. Questões como segurança e gastos durante os jogos são constantemente lembradas pelos principais jornais do país.

Neste sentido, é possível que a redação do ENEM 2016 venha com o propósito de despertar o senso crítico dos estudantes em relação à realização de grandes eventos internacionais e a responsabilidade que estes compromissos geram, como investimentos e sua destinação após a finalização dos jogos e a manutenção da segurança dos visitantes e dos cidadãos brasileiros.

Intolerância racial, religiosa e de gênero

Os casos de violência motivada por diferenças raciais, religiosas e de gênero só têm aumentando nos últimos anos, tanto no Brasil quanto no mundo. Segundo levantamento da ONU, o risco de um jovem negro, entre 12 e 29 anos ser agredido é 2,5 vezes maior do que outros jovens; atentados contra homossexuais também têm sido noticiados frequentemente e os casos de atentados terroristas de cunho religioso no mundo são alvo de notícias todos os dias.

Dentro desta perspectiva, uma das dicas para o ENEM é ficar antenado com esses temas, explorar os dados divulgados e entender as dificuldades enfrentadas pelos grupos que sofrem esse tipo de violência com certa regularidade. Pensar em políticas sociais para reduzir esse tipo de crime no país pode também ser um ponto de vista a considerar no caso de um desses temas aparecer no dia da prova.

Corrupção e manifestações populares

Os casos de corrupção que vieram à tona com a operação Lava Jato da Polícia Federal, que foram usados como pretexto para reforçar o pedido de impeachment da presidente Dilma e que motivaram dezenas de manifestações populares no país são um tema fortíssimo para a redação do ENEM. Analisar criticamente a situação em que o país vive, como os acusados estão sendo tratados e quais são as possíveis soluções para acabar com a corrupção no país podem ser argumentos utilizados em uma redação com esta proposta.

Recursos hídricos

O Brasil nunca esteve tão receoso com a questão hídrica quanto agora. Em uma país onde os rios e nascentes são fartos, nunca se pensou em sofrer uma crise de falta de água tão grave como a que vem se instalando ano a ano, principalmente no Sudeste brasileiro. Como se trata de ano de eleições e as promessas dos candidatos devem girar em torno deste tema também, a crise hídrica pode ser o foco da redação do ENEM este ano. Abordar as políticas públicas para resolver a situação, medidas emergenciais tomadas pelos estados e municípios e alternativas para a manutenção do acesso à água são algumas dicas para o ENEM 2016 caso este seja o tema da redação.

Para escrever uma boa redação no Enem 2016, o candidato precisa estar mais do que antenado: é necessário estar conectado com o mundo. Quer conquistar uma nota exemplar na redação do Enem? Então conheça o curso preparatório de Enem da People e conquiste a vaga na universidade dos seus sonhos!

Veja também:

O que fazer com a nota do ENEM

Técnicas de estudo para o ENEM 2016