5 jogos que mostram como os games também podem ser arte

Jogo de videogame é coisa séria! Há um bom tempo, os games saíram de um contexto amador, ganharam fãs ao redor do mundo e receberam investimentos pesados. Tudo isso criou uma indústria capaz de lançar jogos cuidadosamente bem feitos que se parecem com verdadeiras obras de arte. Para te dar vontade de curtir um pouco mais, nós separamos 5 exemplos que poderiam estar em uma sala de museu. Bora lá?

Assassin’s Creed

A série de jogos Assassin’s Creed, produzida pela Ubisoft, chamou a atenção da crítica especializada pela precisão histórica de sua narrativa já na época do seu lançamento, em 2007. O game se passa no século XII, durante a Terceira Cruzada, e acompanha as lutas entre a Ordem dos Assassinos e a Ordem dos Templários. A reprodução fiel das cidades e dos personagens mostra o intenso trabalho de pesquisa digno de uma obra de arte!

Journey

 O game independente desenvolvido pela produtora Thatgamecompany foi lançado em 2012 para PlayStation 3, e posteriormente para PlayStation 4. O player é simplesmente lançado em um grande deserto e inicia sua caminhada rumo a uma montanha brilhante que aparece ao fundo. O visual e a trilha sonora do jogo criam uma experiência única para o jogador, trazendo importantes reflexões e tendo uma série de interpretações subliminares que valem uma pesquisa.

Limbo

Apenas uma sombra com olhos brilhantes correndo em um cenário preto e branco; esse é o plot inicial do dinamarquês Limbo. Sem grandes explicações, o jogo acompanha a silhueta de um garoto que parece perdido em uma floresta, fugindo de seres estranhos e de uma série de armadilhas. Por não ter pontuações nem nada do tipo, a narrativa do jogo não é muito clara e se mantém aberta à interpretação dos próprios jogadores.

Valiant Hearts

O game da Ubisoft é ambientalizado no cenário da Primeira Guerra Mundial e acompanha 4 personagens com um objetivo comum. No caminho, eles precisam coletar itens para a resolução de puzzles nas fases dos capítulos. Em Valiant Hearts, a própria lógica de um jogo fica em segundo plano, já que o mais importante é contar uma história. A interatividade se torna mais um recurso narrativo para esse fim. Um verdadeiro trabalho artístico!

Abzu

O game segue um estilo contemplativo bem parecido com Journey - inclusive, alguns produtores trabalharam nos dois produtos! Mas destavez, o plano de fundo não é o deserto, e sim o fundo do mar. O jogador embarca em uma viagem rumo ao fundo do oceano, passando por um monte de espécies de animais e plantas, tudo com belas imagens e uma trilha sonora contagiante.

Gosta de games? Então confira outras dicas:

6 videogames que revolucionaram a indústria dos jogos

7 jogos de celular que você pode jogar on-line

O que é preciso aprender para trabalhar com games?

Tecnologia é na People!

Quer ingressar na área de tecnologia? Seja um aluno People! Conheça nossos cursos e esteja à frente das inovações no futuro!