O que é preciso aprender para trabalhar com games?

Os games criaram um mercado influente no cenário mundial e que movimenta bilhões de dólares todos os anos. Empresas de tecnologia investem muito dinheiro na produção de novos jogos e consoles. Canais de TV e plataformas on-line oferecem cada vez mais ofertas de entretenimento para os fãs.

Nesse sentido, surgiram várias profissões interessantes para os jovens que desejam entrar na área, e elas vão desde a criação do jogo até a produção de vídeos react dos últimos lançamentos. Para te ajudar, nós separamos alguns setores distintos do universo dos games, explicando também o que você precisa aprender para trabalhar em cada um deles.

Criação de games

A criação envolve todo o processo de concepção da narrativa do jogo, escrita dos códigos no computador, testes e lançamento no mercado. Para que tudo isso dê certo, há diversas profissões com diferentes funções. Para exercer a maioria delas, você precisa aprender alguns temas principais, como:

Criação de histórias

Um game de sucesso precisa ter uma boa história, não é mesmo? Por mais que seja simples, a narrativa deve ser bem desenvolvida pela equipe. Além disso, os desenvolvedores precisam transformar o enredo em ações, o que exige um intenso trabalho criativo. Por isso, você pode treinar sua capacidade de pensar criativamente e aprender um pouco mais sobre os elementos mais importantes para a escrita de roteiros.

Programação

Essa é a área responsável por programar todas as ações que ocorrerão dentro do jogo. É uma das partes mais importantes do processo, já que serão escritos os códigos que vão fazer a história acontecer. Você pode aprender a base geral da programação e depois se especializar nas linguagens mais utilizadas para a criação de games, por exemplo.

Falar inglês

A maior parte do material de estudo e das plataformas de desenvolvimento de games está na língua inglesa. Para trabalhar no setor, é fundamental que você seja fluente no idioma. Por isso, comece a estudar desde cedo e pratique o inglês diariamente.

Design

Um jogo também precisa ser visualmente bonito e prático para fazer todos os elementos da programação funcionarem e agradar o jogador. Por isso, uma das funções durante a criação é pensar nas imagens que vão constituir o visual do game. Aprenda um pouco mais sobre design, fotografia e utilização das cores, por exemplo.

Jogador profissional

Para se tornar um jogador profissional, você pode seguir alguns passos, por exemplo:

Aprender mais sobre jogos

Aprenda sobre jogos tal qual você estuda as fórmulas de matemática! Vá atrás para saber mais sobre a história dos games, conhecendo os diferentes estilos e os maiores lançamentos já produzidos. Tudo isso vai te ajudar a se tornar alguém que domina os mais variados modos de jogar.

Usar a programação

Entender como se cria um game pode ajudar a melhorar o seu desempenho na hora de jogar. Aprenda a programar para pensar de maneira parecida com o desenvolvedor que produziu o jogo, visualizando técnicas que outros jogadores sem esses conhecimentos não são capazes de imaginar.

Treinar profissionalmente

Jogar para se divertir é muito diferente de treinar. Imagine um atleta de futebol que apenas bate uma bolinha no fim de semana com os amigos. Ele não vai conseguir desenvolver todas as suas habilidades, não é mesmo? Por isso, você precisa estudar e se aperfeiçoar nas principais técnicas e estilo de jogo.

Produção de conteúdo

Há a possibilidade de não trabalhar com games em si, mas produzindo vídeos para outros fãs como você. Para chegar lá, é preciso se especializar em alguns conhecimentos:

Aprenda mais sobre tecnologia e videogames

Estude bastante para saber muito bem sobre o que está falando. Seja um entusiasta dos games e da tecnologia, conhecendo a história dos jogos e videogames. Além disso, entenda todo o processo cultural que envolve o mercado do entretenimento.

Produza vídeos

Manter um bom canal no YouTube vai muito além de ligar a câmera e começar a falar! É preciso dominar todo o processo que envolve a filmagem e a edição, além de possuir noções de iluminação, enquadramento e criação de roteiro.

Estude comunicação e publicidade

Além de dominar a parte técnica, você precisa estudar um pouco sobre discurso e publicidade. É preciso aprender as melhores maneiras de passar suas ideias e entender estratégias para conseguir se dar bem em plataformas como o YouTube.

Continue acompanhando o nosso blog e confira outras dicas sobre o mundo da tecnologia!

Qual a diferença entre realidade aumentada e realidade virtual?

5 jovens que mudaram o mundo da tecnologia

Venha para a People!

Seja um aluno People! Conheça nossos cursos e esteja à frente das inovações no futuro!