CURSOS UNIDADES QUERO DESCONTO

FANPEOPLE

Qual a diferença entre realidade aumentada e realidade virtual?

Veja o nosso post e descubra como funciona cada uma dessas tecnologias.

postado 14 de ago de 2018

Os conceitos de realidade aumentada e realidade virtual estão em alta nos últimos anos, principalmente graças aos altos investimentos em pesquisas e desenvolvimento de novos dispositivos promovidos pelas empresas do setor. Muitas vezes vistas como a mesma coisa, é fundamental entender que as duas tecnologias são bem diferentes entre si, por mais que elas possam interagir e se complementar.

No post de hoje, você aprenderá as diferenças principais entre os dois recursos, além de conhecer algumas aplicações práticas de cada um deles!

Realidade virtual

A realidade virtual é responsável por criar uma versão convincente de um universo, imergindo o usuário em um espaço 3D em que ele possa interagir com os elementos, simular movimentos e realizar ações. A tecnologia é capaz de te levar para um outro mundo criado totalmente por computadores, que pode se assemelhar ou não ao real, já que é possível reproduzir tanto museus famosos para ensinar história quanto criar um país fictício para um game, por exemplo.

A tecnologia da realidade virtual utiliza softwares de criação para produzir uma ambientação 3D, capaz de reproduzir com fidelidade elementos do mundo real. Esse universo é processado por outra máquina, que pode ser um smartphone, videogame ou computador.

O sistema se completa com os dispositivos capazes de projetar a realidade criada, capturar movimentos e estabelecer um sistema de isolamento, permitindo que o usuário veja apenas o que foi criado virtualmente virtualmente.

Atualmente existem vários equipamentos que procuram trazer essa experiência imersiva: são os chamados óculos de realidade virtual, ou óculos VR, que significa virtual reality em inglês. Alguns smartphones da Samsung já vêm com o GearVR, óculos da marca que se associa ao aparelho para imergir o usuário em um universo virtual. Outras empresas também têm investido pesado na tecnologia, como a Sony, com o PlaystationVR.

Aplicações

A realidade virtual possui diversas aplicações práticas, e a maioria delas nós ainda nem conhecemos! Porém, atualmente já vemos a tecnologia sendo usada para vários fins, da diversão ao tratamento de algumas doenças. Veja os exemplos:

Games

A tecnologia da realidade virtual tem o potencial de revolucionar o mercado de games, reinventando o modo como jogamos. A criação de universos totalmente digitais permite experiências fantásticas para os usuários, que podem imergir em jogos realistas com recursos jamais vistos anteriormente.

O vídeo abaixo traz uma pequena entrevista com um desenvolvedor de jogos da Samsung, explicando um pouco das possibilidades que a tecnologia oferece. Não se esqueça de ativar as legendas automáticas do YouTube, já que a fala dele está em inglês!

Tratamento psiquiátrico

A realidade virtual pode ser aproveitada para auxiliar no tratamento de diversos problemas psicológicos e psiquiátricos, como a depressão, a ansiedade e a fobia de altura, por exemplo. Por meio dela, o paciente pode ser exposto aos elementos que lhe trazem medo, sem nenhum risco real à sua integridade física. Isso, somado às terapias, pode contribuir para ajudar a pessoa a superar alguns medos, como você pode ver no vídeo abaixo.

Realidade aumentada

Podemos dizer que a realidade aumentada faz o caminho inverso da virtual, pois ela não nos leva a um outro universo com objetos construídos por computadores, mas traz esses elementos para o nosso mundo real. A tecnologia tem a capacidade de projetar informações, imagens, gráficos, animações 3D ou quaisquer outras coisas que sejam capazes de expandir a visão da nossa realidade.

Imagine a seguinte situação: você vai ao mercado com o smartphone em mãos. Ele possui um aplicativo que permite apontar o aparelho para um alimento e ver as propriedades nutritivas por meio de tabelas. Essa é uma das funções dessa tecnologia.

Por isso, como o próprio nome diz, a realidade aumentada (ou augmented reality, em inglês) tem a capacidade de ampliar os objetos presentes no ambiente pela inserção de elementos virtuais em um mundo real. Isso acontece com a criação de imagens, animações ou qualquer outro elemento gráfico. Para isso se tornar visual, é preciso um software que consiga pegar a imagem digital de uma câmera e inserir os objetos criados digitalmente, dando a impressão de que eles estão realmente ali.

Aplicações

São diversas as aplicações da realidade aumentada no dia a dia, desde o entretenimento até o oferecimento de soluções práticas para a educação e a medicina.

Instagram

A própria câmera do Instagram possui recursos gráficos criados com a tecnologia da realidade aumentada. O mesmo acontece em outros aplicativos como o Snapchat. Os filtros, que se tornaram moda nos últimos tempos, são capazes de pegar as imagens da câmera e inserir outros elementos, como uma orelha de coelho, uma língua de cachorro e o que mais a criatividade mandar!

Pokémon GO

O PokémonGO conquistou o mundo lá em 2016, principalmente por trazer um estilo novo de jogar, graças à tecnologia da realidade aumentada e um preciso sistema de localização geográfica. O jogo funciona assim: ao posicionar a câmera do smartphone, ela cria uma imagem virtual para o software do game, que insere por cima a animação 3D, dando a impressão de que o bichinho está realmente ali.

Perspectivas para o futuro

As duas tecnologias possuem definições diferentes, mas seus usos podem ser bem próximos e complementares. Elas já estão começando a ser inseridas no nosso dia a dia, mas ainda enfrentam dificuldades, como o alto custo e a falta de praticidade de alguns dispositivos. A perspectiva para o futuro é que tanto a realidade aumentada quanto a virtual sejam capazes de auxiliar em vários procedimentos, desde o entretenimento até avançadas pesquisas de medicina.

Sabia que o futuro da tecnologia pode estar nas suas mãos? Com muito estudo e dedicação, é possível se tornar um grande profissional e trabalhar criando jogos, aplicativos e, quem sabe, novos dispositivos para a realidade virtual e a aumentada!

Tecnologia é na People!

Quer ingressar na área de tecnologia? Seja um aluno People! Conheça nossos cursos e esteja à frente das inovações no futuro!

COMENTÁRIOS

Seja o primeiro a deixar um comentário

Mais Vistas

©People. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
©People. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
©People. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu