Os primeiros passos para criar um robô

A tecnologia da robótica tem se tornado cada vez mais acessível, permitindo que as pessoas produzam seus próprios projetos dentro de casa. Com muita dedicação e estudo, é possível começar a se aventurar pelo mundo da automação e da eletrônica. Para te inserir nesse universo maker, nós separamos um passo a passo que vai te ajudar a criar o seu primeiro robô!

Conhecimentos prévios

Antes de sair por aí montando peças e ligando fios, você precisa ter uma base de conhecimentos que te permita compreender o funcionamento de robôs e saber como utilizar corretamente cada peça. Para isso, terá que estudar alguns temas:

Linguagens de programação

Um robô realiza ações definidas por comandos programados. Por isso, é essencial dominar algumas linguagens de programação.  

Física e química

Estude sobre as propriedades de alguns elementos e entenda os conceitos básicos de processos físicos e químicos, como transmissão de calor e condução de eletricidade, por exemplo.

Mecânica

Você precisa possuir noções de mecânica relacionadas aos movimentos de deslocamento do seu robô, bem como outras funções, como mover peças e responder a estímulos do ambiente.

Eletrônica

Conheça os materiais mais utilizados na criação de robôs, como placas e componentes eletrônicos, e fios condutores de eletricidade.

Planejamento

Com um conhecimento maior da área já é possível avançar no planejamento do seu robô.

Fazer o projeto

Primeiro, defina o que será o seu robô e quais ações ele irá realizar; se possível, faça alguns desenhos, por exemplo. Depois, liste todas as peças necessárias e a ordem dos procedimentos da montagem.  

Montando o seu kit

Depois que definir a forma do seu robô e o que ele irá fazer, separe os materiais necessários para construí-lo, o que pode envolver placas eletrônicas, fios de cobre e bases de madeira, por exemplo.

Junte ferramentas

É preciso ter em mãos algumas ferramentas, como chave de fenda, serrinha e lixas. Tome muito cuidado com o manuseamento delas e sempre tenha alguém por perto que possa te ajudar.

Separe materiais reserva

Além do kit definido, tenha também outros materiais que podem ajudar ou que ao menos sirvam de reserva, como pedaços de madeira e fita isolante, por exemplo.

Não tenha pressa

Não adianta querer pular etapas e fazer as coisas mais rápido. É preciso disponibilizar o tempo certo para completar o seu projeto, sem se preocupar tanto com horários.

Reserve um lugar

Deixe um lugarzinho para colocar os materiais e ter espaço de se movimentar e separar as peças. O ideal é que isso não seja feito em um canto qualquer, mas sim em um local preparado e tranquilo.

Construindo o robô

Agora que você já tem tudo em mãos, chegou a hora de construir o seu robô!

Construa a base

O seu robô terá uma base, que pode ser de madeira, em que serão colocados os componentes elétricos e eletrônicos que o farão funcionar.

Monte os componentes

Com a base pronta, você já pode começar a interligar os componentes do seu robô, montando as peças do jeito descrito no planejamento e fazendo as conexões necessárias.

Programação

É o momento de escrever os códigos de programação no software próprio e planejar as ações que serão realizadas pelo seu robô. Tome bastante cuidado e revise tudo durante o processo!

Ligue tudo

Com os passos todos prontos, você pode interligar a sua base elétrica à programação, fazendo todas as conexões de maneira correta e atenciosa.

Testes

Agora é o momento de ver se tudo está funcionando corretamente e resolver algum probleminha ou outro que pode surgir. Boa sorte!

Aqui na People nós oferecemos um curso completo de robótica, onde nós ajudamos no passo a passo da construção do seu robô, dando todo o suporte e tirando todas suas dúvidas. Acompanhe as postagens do blog e conheça um pouquinho mais sobre o que ensinamos:

Robótica People

O que é Arduino e como ele é fundamental para a robótica

Os materiais essenciais para aprender robótica

E-book Guia de Robótica

Tecnologia é na People!

Quer ingressar na área de tecnologia? Seja um aluno People! Conheça nossos cursos e esteja à frente das inovações no futuro!