Conheça 6 robôs que foram para o espaço

O ambiente extraterrestre é um lugar bastante inóspito. Temperaturas extremas, atmosferas rarefeitas ou até mesmo o completo vácuo são só alguns dos problemas enfrentados quando se deseja sair do nosso querido planeta natal. A engenhosidade humana, no entanto, não nos deixou na mão, e o uso de robôs nesses locais nos permitiu a realização de estudos de forma segura e bem planejada. Então que tal conhecer 6 robôs que foram para o espaço?

Spirit

Reprodução: NASA

Spirit foi um veículo de exploração espacial desenvolvido pela Agência Espacial Americana (NASA) para explorar os terrenos de Marte. O rover foi lançado em junho de 2003 a bordo de um foguete Delta II e pousou na grande Cratera de Gusev em janeiro de 2004.

A missão tinha diversos objetivos, como procurar sinais de água no passado geológico do planeta, determinar a composição das rochas do solo marciano, entender os processos geológicos e muitas outras coisas. A missão foi planejada para durar 3 meses, mas se estendeu até março de 2010, quando o pequeno rover perdeu contato com a NASA, após ficar quase um ano preso no solo macio.

Opportunity

Reprodução: NASA

Três semanas após o pouso da sonda Spirit, o rover Opportunity pousou no Meridiani Planum. Assim como Spirit, o rover Opportunity procurava caracterizar o solo marciano e buscar sinais que indicam a presença de água em tempos passados do planeta vermelho. A missão de 3 meses também se alongou e o rover opera até hoje. Você pode checar as últimas atualizações da missão no site da NASA.

Sojourner

Reprodução: NASA

Sojourner foi o rover da missão Mars Pathfinder que pousou na superfície de Marte em julho de 1997. O objetivo primário em questão se tratava da análise dos custos e procedimentos necessários para colocar um veículo robótico na superfície de marte. O comando da missão na Terra recebeu mais de 16 mil imagens tiradas com as câmeras do módulo de pouso, 500 com as câmeras do rover e 15 análises químicas do solo.

Curiosity

Reprodução: NASA

O rover Curiosity foi o último a aterrissar com sucesso no planeta vermelho, tocando o chão no dia 6 de agosto de 2012. Seus objetivos científicos envolviam estudos sobre a geologia do solo de marte, a radiação presente na superfície e a presença de compostos orgânicos, assim como evidências de processos biológicos como bioassinaturas ou biomoléculas. Com energia proveniente de um gerador termoelétrico de radioisótopos, a missão continua até hoje.

Lunokhod 1

Reprodução: NASA
Lunokhod 1 foi um rover enviado para a lua pela União Soviética em novembro de 1970. O pouso aconteceu na região chamada Mar das Chuvas. O robô foi criado para medir a radiação na superfície lunar e estudar um pouco de sua superfície. A missão terminou em setembro de 1971, quase um ano após seu início.

Yutu

Reprodução: CASC/China Ministry of Defense

O rover chinês Yutu fez parte da missão Chang’e 3 para a exploração da lua. Lançado em 2013, o pequeno robô ficou operacional na superfície de nosso satélite natural até 31 de julho de 2016, superando bastante sua vida útil projetada de apenas 3 meses. As atividades de Yutu tinham o objetivo de estudar a geologia da lua e dar informações úteis para futuras missões espaciais da Agência Espacial Chinesa.

E aí, gostou de conhecer alguns robôs enviados ao espaço? Então conheça também os robôs mais legais da ficção!

Venha para a People!

Não fique para trás. Faça uma aula experimental do curso de robótica na People e prepare-o para o futuro!