CURSOS UNIDADES QUERO DESCONTO

FANPEOPLE

5 projetos que você pode fazer com Arduino

5 projetos que você pode fazer com Arduino

Então que tal conhecer 5 projetos que você mesmo pode fazer com essa pequena placa?

postado 26 de set de 2017

Quando aprendemos um pouco mais sobre eletrônica e computação, é comum encontrarmos problemas do dia a dia e pensarmos: “com um pouquinho de programação e alguns componentes eletrônicos, eu poderia resolver isso”.

Antigamente, a inacessibilidade a placas de circuito e controladores tornava esse desejo algo bastante distante para a maioria das pessoas, mas hoje é possível criar um número praticamente infinito de projetos diferentes utilizando Arduino de forma muito mais simples. Então que tal conhecer 5 projetos que você mesmo pode fazer com essa pequena placa? Confira!

Sistema de fechadura por senha

Perder as chaves é sempre um inconveniente, e basta colocar a chave em um local diferente ou deixá-la cair na rua que temos um baita problema. Mas existe uma maneira de nunca mais precisar utilizar chave alguma sem comprometer nossa segurança.

Existem centenas de formas diferentes de se criar um sistema de fechadura eletrônica usando Arduino. Você pode usar teclados numéricos para inserir senhas, a conexão bluetooth do seu smartphone, cartões magnéticos ou até mesmo leitores de digitais!

Fonte: Instructables.com

Projetos prontos como este estão disponíveis aos montes na internet e basta seguir o passo a passo para realizá-los. Mas a parte realmente interessante de fazê-los é ter a possibilidade de customizá-los de acordo com sua necessidade, adicionando todos as características com um pouco de programação e hardware.

Sensor de umidade no solo

Jardinagem é uma coisa que exige bastante cuidado e, dependendo do caso, um pequeno erro nos cuidados pode acabar prejudicando o crescimento de todas as plantas. Portanto, que tal construir um sistema para ler a umidade no solo e te avisar quando ela atingir níveis baixos ou altos demais?

Fonte: DIYhacking.com

Com uma placa Arduino e alguns outros acessórios, é possível criar um sistema para verificar isso constantemente. E por que não expandir o projeto juntando coisas como o recebimento de notificações no seu celular quando os níveis ficarem baixos demais, alarmes sonoros ou até um sistema de irrigação automático? Como quase todo projeto que utiliza Arduino, o único limitante existente está na sua imaginação!

Robô com autobalanceamento

Brincar com automação é sempre divertido, ainda mais se conseguimos fazer de um modo bastante prático e visível. Por exemplo: imagine um robô com apenas duas rodas, mas que consegue se equilibrar andando para frente e para trás sem qualquer intervenção humana. Sim, você pode criar algo assim com Arduino.

Fonte: DIYhacking.com

Usando um componente especialmente desenvolvido para Arduino que contém acelerômetros e um giroscópio, é possível determinar digitalmente a posição do robô e fazê-lo responder reativamente a essas mudanças, acelerando para frente e para trás. É realmente mágico ver isso acontecer!

Leitor de temperatura e umidade

Sabe quando vemos a temperatura e a umidade do dia na internet e achamos valores bem diferentes do que esperamos? Acabe com essa imprecisão construindo seu próprio medidor de temperatura e umidade!

Fonte: DIYhacking.com

Com uma placa Arduino, um módulo com sensores de umidade e temperatura e algumas linhas de código, você pode criar sua própria estação de meteorologia e ter os resultados mostrados em um LCD ou até mesmo recebê-los no seu smartphone! E por que não criar também um histórico de temperaturas medidas? Com o Arduino, você pode!

Alarme com sensor de movimento

É possível construir um sistema de alarme usando Arduino e um módulo com sensor ultrassônico, para colocá-lo em qualquer lugar que você desejar. Com algumas linhas de código a mais, você pode anexá-lo ao sistema de trava de portas que já mostramos e controlar todo o sistema pelo seu smartphone.

Fonte: DIYhacking.com

E por que não também usar uma câmera que envia uma fotografia ao seu smartphone toda vez que alguém ativar o alarme? Sua imaginação é o limite!

Como fazer esses projetos?

Realizar projetos como esses utilizando Arduino não é tão difícil quanto parece. Existem milhares de códigos e esquemas já existentes disponíveis on-line para quem deseja reutilizá-los. Um certo nível de conhecimento prévio é necessário, afinal, é preciso lidar com um pouco de programação e hardware, mas absolutamente qualquer pessoa é capaz de fazê-los se obteve o suporte inicial necessário para isso.

O curso de robótica da People traz todo o conhecimento para você começar a criar seus próprios projetos e a partir deles aprender praticamente qualquer coisa. Cadastre-se e ganhe um desconto especial!

COMENTÁRIOS

Seja o primeiro a deixar um comentário

©People. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP
©People. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP
©People. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP
Move Edu
Move Edu