Dicas para ajudar seu filho na hora de escolher uma profissão

O momento de escolher a profissão não é nada fácil, e a pouca idade ainda contribui para intensificar todas as incertezas que uma escolha tão significativa pode ter. O papel dos pais é o de utilizar suas experiências de vida para dar conselhos e orientações. Nesse sentido, há uma série de atitudes que você pode tomar para ajudar seu filho a se decidir, como listamos nos itens a seguir.

A decisão final sempre será dele

Tenha em mente que a sua participação se dá mais no sentido de apoio e aconselhamento, pois a decisão final sempre deverá ser do jovem. É necessário tomar bastante cuidado para que as conversas não se desloquem para um tom de pressão ou até mesmo de imposição para que ele siga uma certa carreira. Sempre deixe bem claro que quem baterá o martelo para a escolha da profissão é ele, e você só está ali para ajudar.

Conte suas experiências

Fale sobre a época de escolha da sua profissão, citando as expectativas, os medos e as incertezas que sentiu. Conte o que fez para encontrar o seu caminho e como as coisas transcorreram ao longo do tempo.  Ouvir um exemplo tão próximo pode ajudar o jovem a se sentir apoiado e enxergar a indecisão como algo normal e que acontece com todos.

Identificar aptidões

O exercício de se autoconhecer e entender as próprias aptidões é algo muito pessoal. Porém, você pode ajudar trazendo uma visão de fora. Diga o que já observou que ele parece gostar, como também fale sobre aquilo que não é muito a dele.  

Incentive-o a buscar conhecimento

Incentive o seu filho a correr atrás para saber mais sobre as profissões pelas quais se interessa, conversando com profissionais da área e pesquisando na internet. Você pode dar um suporte financeiro ajudando-o a conhecer universidades e participar de eventos sobre o mercado de trabalho, por exemplo.  

Tranquilize-o

Procure deixar o seu filho tranquilo quanto às decisões que ele tomar, explicando que está tudo bem se ele mudar de profissão algum dia, caso não se sinta confortável em seguir a primeira opção! Sempre é tempo de fazer mudanças e encontrar os caminhos que se quer seguir. É claro que a escolha agora é importante, mas não é algo imutável e eterno, por isso ele pode ir com calma e serenidade.

Escute-o

Se for preciso, apenas escute seu filho desabafar sobre a vida. Toda o clima de decisão pode ser complicado em algumas idades, e o melhor nessas situações é agir como um ponto de apoio em que ele pode confiar para se sentir tranquilo. Se perceber que seu filho está apreensivo e não quer conversar, tente mudar o foco e convidá-lo para sair ou dar uma volta para espairecer.

Ofereça ajuda profissional

Se as incertezas e dúvidas ficarem muito pesadas, pode ser preciso buscar uma orientação profissional, seja no sentido de aconselhamento vocacional ou mesmo no âmbito psicológico. É preciso que você saiba identificar quando é o momento certo para intervir oferecendo um suporte maior do que apenas a conversa em família.  

Atualize-se

O mundo mudou bastante nos últimos tempos, e novas profissões surgiram. Para ajudar o seu filho, você também precisa se atualizar quanto a isso, indo além dos clássicos cursos de medicina, direito e engenharia. Diversas carreiras na área de tecnologia, como a programação e a robótica, surgiram, e você precisa estar por dentro das tendências para oferecer bons aconselhamentos.

Separamos alguns posts que podem te ajudar a conhecer algumas áreas que estão oferecendo diversos empregos no mundo e podem auxiliar seu filho na tomada de decisão:

Guia de profissão: programador

Guia de profissão: web designer

7 profissões que nasceram na era digital

Tecnologia é na People!

Quer ingressar na área de tecnologia? Seja um aluno People! Conheça nossos cursos e esteja à frente das inovações no futuro!