Os robôs mais legais da ficção

A ficção, seja em formato de livro, filme, série ou quadrinhos, tem um gosto especial por robôs. Adicionando uma boa dose de humanidade às máquinas inteligentes, eles têm suas próprias personalidades e conquistam muitos fãs mundo afora. Algumas vezes são antagonistas, outras protagonistas, mas sempre têm seu espaço nas mais variadas histórias, além de trazer discussões interessantes sobre o futuro. Vamos relembrar alguns dos robôs mais legais da ficção!

T-800 - O Exterminador do Futuro

O T-800, ou Exterminador, é um robô da série de filmes O Exterminador do Futuro. Interpretado por Arnold Schwarzenegger, ele foi enviado do futuro para o ano de 1984 com a missão de matar Sarah Connor, futura mãe do líder da resistência humana contra as máquinas, John Connor. Com uma força imensa e sem sentir dor, o T-800 tem um aspecto implacável muito mais semelhante a uma máquina que a algo humanizado.

TARS - Interestelar

O robô um tanto incomum e com um formato inspirado no monólito de 2001: Uma Odisseia no Espaço, TARS é um personagem importantíssimo em Interestelar, ajudando a tripulação da Endurance a realizar tarefas complicadas e ainda adicionando uma boa pitada de humor no filme. Apesar de sua aparência nada humana, sua personalidade divertida, bem-humorada e sarcástica garante ao personagem um lugar especial no coração daqueles que gostaram muito do filme.

R2D2, C3PO e BB-8 – Star Wars

R2D2 e BB-8 são pequenos robôs que ajudam na manutenção e navegação das naves. Os dois se comunicam apenas através de bipes e sons eletrônicos e são personagens importantíssimos para a trama de Star Wars. R2D2, que aparece em todos os filmes da franquia, está quase sempre acompanhado de C3PO, um “droide de protocolo”, que consegue se comunicar por meio de milhares de idiomas e meios de comunicação diferentes.

Baymax – Operação Big Hero

Baymax é um dos robôs mais fofos da ficção. Com um corpo inflável e criado para ser uma espécie de médico capaz de escanear e tratar uma pessoa, o grandão desenvolve uma relação fantástica com Hiro, o irmão do criador do robô. Sua personalidade acolhedora, ingênua e pura faz qualquer um querer um Baymax para si.

Wall-E e Eva

Wall-E é o robozinho simpático e curioso que foi deixado na Terra com o objetivo principal de limpar a superfície do planeta, agora coberta por lixo. Em sua longa rotina de limpeza, o robô acaba conhecendo Eva, uma robô projetada para procurar algum resquício de vegetação no planeta e, assim, provar sua habitabilidade. Inicialmente os dois possuem uma relação distante: Eva se sente ameaçada por Wall-E e chega a atacá-lo, mas ao se conhecerem melhor, acabam se aproximando.

HAL-9000 - 2001: Uma Odisseia no Espaço

O livro de Arthur C. Clarke 2001: Uma Odisseia no Espaço foi imortalizado na obra cinematográfica realizada por Stanley Kubrick na década de 60. E HAL-9000 é o protagonista da história, sendo uma inteligência artificial que desenvolveu emoções e é capaz de interpretar sentimentos abstratos.  Representado pela voz de Douglas Rain e a imagem de uma câmera vermelha, HAL vai ficando um tanto assustador ao longo do filme e se consagrando uma das grandes referências quando se fala de robôs no mundo ficcional.

Robocop

O filme Robocop é um dos mais icônicos da década de 80 e trouxe a público um dos principais robôs da cultura pop. Seu conceito é um pouco diferente, sendo na verdade um ciborgue criado a partir de um policial morto em serviço, durante uma crise de violência em Detroit. Após algum tempo não apresentando traço algum de seu eu interior, o Robocop começa a mostrar seu lado humano.

Venha para a People!

E aí, gostou de relembrar os robôs mais legais da ficção? A robótica é uma das áreas que mais cresce no mundo e muitas coisas fantásticas podem ser feitas com ela. Se você se interessa pela área, não deixe de conferir o curso da People!