Como usar a função PROCV no Excel

Embora muito popular pelas funções de cálculos e pelos gráficos, o Excel oferece muitas outras facilidades para seus usuários. Uma delas é a função PROCV, que pode tornar seu trabalho mais rápido e simples. Descubra mais sobre essa ferramenta!

O que é a função PROCV

A função de pesquisa chamada “PROCV” nada mais é que uma fórmula pré-definida que pode ajudar você a pesquisar informações em listas ou tabelas do Excel. Ela pode tornar suas tarefas muito mais práticas, principalmente quando há muito conteúdo e a busca manual pode levar muito tempo.

De forma geral, essa é uma função que fará com que você possa buscar, por meio de uma informação chave, outras informações complementares dentro do seu conjunto de dados. Entretanto, essa é uma ferramenta que possibilita a busca apenas na vertical, ou seja, ao longo de uma coluna. Entenda melhor nas explicações e exemplos abaixo.

Como funciona a função PROCV

Essa função é composta de quatro parâmetros de pesquisa:

=PROCV(valor_procurado, matriz_tabela, núm_índice_coluna, [intervalo_pesquisa])

  1. valor_procurado: essa é a informação que você deseja procurar e, por isso, é obrigatória. Ela sempre deve ser a coluna ‘número 1’* da sua lista ou tabela.
  2. matriz_tabela: representa o intervalo de células onde estão as informações que você possui, portanto, também é obrigatório.
  3. núm_índice_coluna: aqui será usado o número* da coluna de onde você quer encontrar o ‘valor_procurado’. Essa é uma informação obrigatória.
  4. intervalo_procurado: essa é a única informação opcional, pois deve ser usada apenas quando quiser especificar uma correspondência exata ou aproximada (sendo “FALSO” para quando pesquisar uma correspondência exata e “VERDADEIRO” se ela puder ser aproximada).

*A função PROCV não considera títulos de colunas como “A,B,C...”. É preciso sempre contar as colunas e inserir o número ao qual ela se refere, sempre contando da esquerda para direita, a partir da primeira coluna com informações.

Como usar a função PROCV

Agora que você já entendeu quando usar a função e como ela é formada, vamos ver uma forma de utilização no exemplo abaixo. Imagine que você é proprietário de uma papelaria. Como os produtos que você oferece são variados, consequentemente, as quantidades e valores também variam. Vamos entender como usar a PROCV para encontrar informações do seu estoque de forma simples e rápida.

1 - Insira as informações na planilha fazendo com que a primeira coluna com conteúdo seja sempre a sua base de pesquisa. Nesse caso, é por meio da coluna “código” que encontraremos as correspondências de “produto”, “quantidade” ou “valor”.

2 - Fora da lista, digite a sua pesquisa em colunas ao lado. As células devem conter o título do que será buscado e o título do que será encontrado.

3 - Agora vamos inserir a fórmula. Na célula G2, digite “=PROCV”, comece a indicar os parâmetros que foram explicados acima e aperte Enter no teclado. O resultado será:

4 - Ao inserir a função, você verá que um erro chamado “#N/D” vai aparecer. Não se preocupe, isso só acontece porque a célula “G1” não está preenchida e esse é um parâmetro obrigatório.

5 - Sua função já está pronta. Para fazer a pesquisa, digite na célula “G1” um código do qual você deseja descobrir o valor e aperte Enter. Nesse exemplo, digitamos “U002”, que é referente ao produto “Apontador”. Descobrimos, portanto, que o valor desse item é “R$0,90”.

Agora que você já sabe como fazer a busca usando PROCV, pode alterar as colunas de acordo com as suas necessidades, colocando o nome do produto em vez de seu código para agilizar a busca na hora de informar o preço para seu cliente, por exemplo. Com essa ferramenta, você irá economizar muito tempo em suas tarefas diárias.

Venha para a People!

O Excel é um dos programas mais exigidos no mercado de trabalho. Esteja preparado para alavancar sua carreia com os cursos da People.