8 dicas para começar a aprender a programar

A programação está se tornando cada vez mais necessária no mercado de trabalho, independentemente da área de atuação. E começar a programar pode ser mais fácil se você tiver as instruções corretas e o caminho ideal a ser tomado. Pensando nisso, separamos 8 dicas para você não perder tempo e conseguir extrair o máximo de conhecimento possível dos seus estudos. Confira!

Comece pela lógica de programação

Programar, independentemente da linguagem utilizada, sempre se baseia em conceitos básicos de lógica. E aprendê-los é o primeiro passo para qualquer pessoa que está começando a se inserir nesse contexto. Programar envolve destrinchar tarefas em partes menores e descrevê-las por meio de um código. Portanto, não adianta começar a estudar uma linguagem sem conhecer as estruturas básicas.

Não pule etapas

Um erro bastante comum entre programadores iniciantes é achar que podem pular etapas do processo de aprendizagem, como não fazer exercícios e não entender completamente os conceitos mais importantes em cada estágio do processo. Procure sempre se perguntar “o que preciso saber para conseguir fazer essa tarefa?”. E só continue o aprendizado se achar que realmente possui todos os conhecimentos prévios para dar o próximo passo.

Faça exercícios

Os exercícios são essenciais para consolidar o conhecimento adquirido e instigar você a fazer questionamentos. Ao realizar as tarefas, descobrimos coisas que antes achávamos que havíamos aprendido, mas que, na verdade, passaram em branco. E esse conhecimento não fixado vai se acumular caso você não faça os exercícios, impedindo-o de continuar estudando e trazendo grandes frustrações.

Não escolha uma linguagem difícil

Existem várias linguagens famosas, como Java e C#, e não ter conhecimento sobre elas de primeira pode causar alguma ansiedade nos programadores iniciantes, fazendo com que queiram aprendê-las logo de cara. E essa não é a melhor forma de se aprender a programar. Outras linguagens, como Python, são especialmente pensadas para serem simples e intuitivas.

Consiga livros sobre a linguagem

Cada linguagem possui uma sintaxe específica e particularidades em seu funcionamento, e estudá-la mais a fundo ajuda muito no processo de aprendizagem. Os livros voltados para determinadas linguagens discutem desde os aspectos mais básicos delas até os mais avançados.

Aprenda Arduino

Sabe aquela plaquinha eletrônica azul usada para projetos de robótica e internet das coisas que já mostramos aqui no blog? Ela é perfeita para quem deseja aprender a programar e pode te manter muito mais motivado a continuar, já que traz resultados concretos e muito divertidos!

Faça um curso

A People é especialista na formação de programadores e oferece todo o suporte necessário para quem deseja se especializar ou começar na área. Se você já possui algum conhecimento em programação, os cursos C# Expert e desenvolvimento de aplicativos podem colocar você ainda mais à frente no mercado de trabalho. Caso esteja começando a aprender a programar, o curso de robótica da People oferece um kit Arduino e suporte especializado para um aprendizado sólido e divertido!

Não desanime

É completamente normal darmos passos maiores do que podemos, nos depararmos com dificuldades e sentirmos aquela frustração chata. Mas não desanime: a programação pode ser desafiadora, mas traz muitas recompensas. Mantenha seus estudos em dia, não pule etapas e pratique! As dificuldades serão superadas e você se tornará um grande programador.

Venha para a People!

E aí, quer ter todo o suporte necessário para aprender a programar? Então confira o curso de robótica da People e comece a escrever seus primeiros códigos logo na primeira aula!