CURSOS UNIDADES QUERO DESCONTO

FANPEOPLE

Como misturar educação e tecnologia de forma saudável?

Veja algumas dicas para usar a tecnologia a favor do aprendizado do seu filho.

postado 13 de set de 2018

A tecnologia já se faz presente na maior parte do tempo no dia a dia dos jovens, tanto por meio dos smartphones quanto pelos computadores ou videogames; é difícil desconectar as crianças da internet e dos aparelhos tecnológicos. A boa notícia é que eles podem ser utilizados para o aprendizado, combinando tecnologia e educação de maneira saudável. No post de hoje, você irá aprender como fazer isso.

Orientações e cuidados com a segurança na rede

A forte presença da internet na rotina diária criou a necessidade de educar as crianças em relação ao próprio uso da tecnologia. E as primeiras orientações se referem à segurança na rede. Os pais precisam falar com os filhos sobre a importância de não compartilhar informações pessoais com indivíduos e sites desconhecidos.

Além disso, os ensinamentos éticos sobre o convívio social devem ser estendidos à internet. Os pais precisam ensinar às crianças que o ambiente virtual não abre precedentes para o desrespeito aos demais usuários e nem dá espaço para a propagação de conteúdo ofensivo.

Junto às orientações, cabe também aos responsáveis encontrar meios de supervisionar o que as crianças e os adolescentes fazem no computador, smartphone ou tablet. Esteja sempre por perto e demonstre interesse pelo que eles assistem, compartilham e publicam nas redes sociais.

Utilizando a tecnologia como parceira do aprendizado

A tecnologia também pode ser uma grande parceira para melhorar o aprendizado dos jovens. Graças aos vídeos on-line, por exemplo, as crianças conseguem acessar conteúdos educativos trabalhados dentro de sala de aula; tudo com o auxílio de recursos visuais, que facilitam a assimilação do tema estudado.

Para além disso, existem desenvolvedores mundo afora destinados à criação de softwares que procurem ajudar no processo de aprendizado, principalmente daqueles estudantes que encontram maiores dificuldades. Portanto, não enxergue a tecnologia como inimiga dos estudos. Pelo contrário, é possível utilizá-la de maneira efetiva para o avanço da educação como um todo.

A tecnologia para o aprendizado de idiomas

O aprendizado do inglês se tornou menos complicado graças ao auxílio da tecnologia. Isso porque os estudos dentro de sala podem ser complementados com um acesso muito maior a conteúdos no idioma, como filmes, vídeos e textos.

Além da internet, os videogames também são de grande ajuda para aprender inglês, já que a maioria dos jogos mais famosos possuem a língua inglesa como padrão. Com isso, os jovens praticam o idioma enquanto se divertem com seus games prediletos.

Aprendendo a criar tecnologia

É vital que as crianças aprendam não apenas a utilizar a tecnologia, mas também a criar a partir dela! No futuro, os dispositivos eletrônicos e os robôs estarão ainda mais presentes no dia a dia das pessoas, e é preciso que elas saibam interagir com tudo isso. Nesse sentido, nos últimos tempos, criou-se a necessidade de se anexar mais conteúdos à formação básica dos estudantes, e dois deles merecem destaque. Veja:

Programação

A programação é a linguagem dos computadores, e os softwares, aplicativos e sites que você conhece são criados a partir dela. Atualmente, é possível lançar mão de métodos lúdicos, que ensinam as crianças a programar de um jeito divertido e que esteja ao alcance da compreensão. Com o tempo, os estudantes conseguem escrever códigos progressivamente mais completos, conseguindo criar uma série de recursos que podem ser muito importantes para a sociedade.

Além de aprender as próprias questões técnicas da área de informática, a programação ainda auxilia no desenvolvimento de outras habilidades das crianças. As linguagens de códigos são fundamentadas em bases matemáticas. Com isso, o estudante consegue visualizar os conceitos de matemática trabalhados em sala de aula de um jeito muito mais prático e aplicado.

Para funcionar corretamente, um código precisa estar bem escrito e sem erros. Isso exige uma grande concentração e muito raciocínio lógico. Além disso, a programação ensina a criança a resolver problemas, já que, continuamente, é preciso revisar as linhas de código e pensar de maneira sistêmica e organizada para encontrar as soluções.

Robótica

A robótica é outra área relacionada à tecnologia, e tem como ofício a criação de sistemas autônomos capazes de realizar funções por conta própria. Nesse sentido, podemos pensar nos robôs, tanto naqueles que vão para o espaço quanto os softwares de computador que mapeiam a cidade, por exemplo.

Nos cursos de robótica, as crianças e os adolescentes estudam conteúdos como a mecânica, o funcionamento de máquinas, a utilização de componentes eletrônicos e a conservação de energia. Durante as aulas, o jovem consegue aplicar importantes conceitos de física, matemática e química.

Além disso, a robótica ajuda a desenvolver o senso criativo das crianças, que se sentem incentivadas a criar soluções práticas para questões do dia a dia. Isso faz parte do movimento maker, cultura defendida por grandes nomes da tecnologia como Mark Zuckerberg e Bill Gates!

Ensinando a ter momentos off-line

Como em qualquer outra área da vida, é necessário prezar pelo equilíbrio. A tecnologia deve fazer parte da rotina das crianças, porém é preciso ter momentos longe dela. Incentive os seus filhos a brincar com os amigos, praticar atividades físicas e ler um livro. Com isso, você consegue fornecer um uso dos recursos tecnológicos de maneira ponderada e saudável.

Continue acompanhando outras dicas como essa!

Como a tecnologia pode ajudar na criatividade das crianças

Venha para a People!

Não perca mais tempo e solicite uma aula experimental na People! Confira o nosso curso de robótica e prepare seu filho para o mundo!

COMENTÁRIOS

Seja o primeiro a deixar um comentário

Mais Vistas

©People. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP
©People. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP
©People. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP
Move Edu
Move Edu