6 videogames que revolucionaram a indústria dos jogos

Os videogames conquistam uma legião de fãs há muitos anos! Entre as crianças e os adolescentes, consoles como o PlayStation 4 e o Nintendo Switch marcam bons momentos e rendem muita diversão ao lado da família e dos amigos. No entanto, entre os jovens adultos de hoje, os protagonistas de tantas boas lembranças são os consoles-avôs desses videogames que encontramos facilmente no mercado atual.

Se no presente os controles sem fios e a altíssima tecnologia são considerados uma revolução, os controles com fios e formato quadradão já foram verdadeiras transformações na indústria. Para você relembrar um pouquinho a história dos games e ainda entender como os consoles chegaram onde estão hoje, nós listamos seis videogames que mudaram o segmento. Aperta o play!

Magnavox Odyssey

Ano: 1972

Empresa: Magnavox

(Divulgação/Via Museu do Videogame)

Fabricado em 1972, o Magnavox Odyssey é considerado o primeiro console de videogame fabricado no mundo! O game era um tipo de jogo de futebol extremamente simplificado: a tela projetava apenas dois quadradinhos, os quais representavam a bola e o jogador.

Sem processador, memória ou qualquer sistema interno mais robusto, o console não era capaz nem ao menos de apresentar o placar de pontos simultaneamente. Por isso, o Odyssey acompanhava cartões para que os jogadores anotassem as suas pontuações e também os antigos overlays, um filtro plástico que era encaixado sobre a tela das televisões de tubo e simulavam o ambiente no qual o jogo supostamente acontecia.

Atari Pong

Ano: 1975

Empresa: Atari

(Divulgação/Via Museu do Videogame)

Na década de 1970, o Atari Pong era muito famoso entre os gamers que frequentavam os saudosos arcades. No entanto, a iniciativa de lançar outro console com um único jogo deixou o mercado um pouco apreensivo; afinal, o Odyssey não emplacou um grande número de vendas como era esperado.

Apesar da tensão, a Atari anunciou o Atari Pong em 1975. Curiosamente, o console não tinha game cards ou joysticks, e o jogador deveria mexer os palitinhos do jogo usando um pequeno botão fixo, cujo único movimento era de rotação. Para a surpresa do público, a Atari ainda firmou uma parceria icônica com a norte-americana Sears, o que incentivou a pongmania e resultou na venda de mais de 150 mil unidades no Natal daquele ano.

Nintendo Entertainment System

Ano: 1983

Empresa: Nintendo

(Divulgação/Via Museu do Videogame)

Conhecido como Famicom no mercado oriental, o NES teve seu primeiro modelo lançado no Japão, em 1983. Projetado com cores vibrantes, o console inaugurou a geração 8-bits da Nintendo e inovou ao trazer controles direcionais com formato retangular. Contudo, apesar de ganhar fãs rapidamente, o NES enfrentou alguns erros de programação e sofreu recall pouco depois de chegar às lojas.

Motivada a encontrar mais espaço para seu produto após solucionar os problemas, a Nintendo procurou formar uma parceria com a norte-americana Atari e trazer o game para o ocidente, mas a empresa não deu atenção ao projeto. Assim, a Big N reformulou seu console e o reapresentou aos americanos em uma versão mais séria, com tons de cinza, em 1985. Logo, o NES também chegou ao Brasil, e por aqui o game ficou carinhosamente conhecido como Nintendinho.

Sega Genesis

Ano: 1992

Empresa: Sega

(Divulgação/Via Museu do Videogame)

Estreia da Sega entre os consoles 16-bits, o Sega Genesis desbancou o NES com facilidade devido à sua tecnologia superior. Na cor preta, o console nasceu com um visual moderno e controles mais arredondados e anatômicos. Curiosamente, o modelo foi o primeiro a trazer uma saída DE-9F em sua parte de trás, permitindo que o jogador conectasse o equipamento ao modem de internet.

Para demonstrar a sua imensa capacidade para processar informações rapidamente, a Sega criou a série de games Sonic the Hedgehog, pautada nas aventuras de um pequeno ouriço azul extremamente veloz. Além do sucesso da franquia, o personagem ainda cativou o público e se eternizou como um dos maiores símbolos da marca. No Brasil, o Sega Genesis ficou conhecido como o saudoso Mega Drive e marcou a infância de muitas crianças que cresceram no início da década de 1990.

PlayStation 1

Ano: 1994

Empresa: Sony

(Divulgação/Via Museu do Videogame)

Com 100 milhões de unidades vendidas em seu lançamento no ano de 1994, o PSOne fez história e marcou a chegada definitiva da Sony à concorrência pela fanbase do mundo gamer. Inicialmente, o PlayStation era uma parceria da marca com a gigante Nintendo, voltada para a criação de uma unidade de CDs para o NES. Porém, a Big N optou por uma tecnologia da Philips e deixou o projeto para trás.

Sem tempo para deixar as ideias de lado, a Sony se apressou e logo divulgou seu primeiro console, cujas características também revolucionaram o mercado: era o primeiro videogame a rodar jogos em CDs, o que significava a aposentadoria dos robustos cartuchos em um futuro próximo. A facilidade para programar e o preço mais baixo para a produção dos games atraíram desenvolvedores, e o resultado foi extremamente positivo, incentivando a criação de um número ainda maior de títulos para o mercado.

Wii

Empresa: Nintendo

Ano: 2006

(Divulgação/Via Museu do Videogame)

Considerado um dos maiores marcos da indústria gamer, o Nintendo Wii foi o primeiro console a trazer para o mercado a tecnologia de movimento. Seu controle, completamente sem fio, permite que o jogador interaja com o game também usando movimentos com as mãos, os braços e o corpo, por exemplo.

Ainda, o gadget permitia o acesso à internet, o que proporcionava ao usuário a possibilidade de enviar mensagens e navegar na web. Além da releitura de inúmeros games para adaptá-los ao novo estilo de jogo, a iniciativa da Nintendo pressionou as demais empresas do segmento para que elas também criassem as suas próprias soluções em consoles pautados na leitura de movimentos.

E aí, percebeu como todos os consoles caminharam em direção às tecnologias atuais? Os consoles-avôs foram muito importantes nessa caminhada. Que tal pesquisar um pouquinho mais sobre cada um deles e ainda descobrir quais os games que eles introduziram no cenário gamer? :)

Se você curtiu esse post, aproveite e leia também:

INFOGRÁFICO: O mundo dos games em números

5 documentários que todo fã de tecnologia precisa assistir

5 artistas de pixel art que você precisa conhecer

Tecnologia é na People!

Quer ingressar na área de tecnologia? Seja um aluno People! Conheça nossos cursos e esteja à frente das inovações no futuro!