5 artistas de pixel art que você precisa conhecer

Os fãs das artes digitais e do mundo gamer já devem ter ouvido falar sobre o termo pixel art. Com um estilo retrô, essas artes vêm dominando a internet mais uma vez e ilustrando uma série de campanhas publicitárias pelo mundo! Aqui, nós explicamos qual é a relação desse estilo artístico com os pixels e citamos alguns artistas que estão fazendo trabalhos incríveis para inspirar você! Acompanhe.

Afinal, o que é um pixel?

Se você cresceu nos anos 2000, certamente recorda-se das gigantes televisões de tubo ou mesmo dos primeiros monitores para computador, a maioria deles extremamente robustos e grandes. Na época, as tecnologias de definição de imagem ainda estava em pleno desenvolvimento, e as telas HD, hoje tão comuns, ainda eram apenas um plano para o futuro. No entanto, além do forte saudosismo envolvido nas suas memórias de infância ou pré-adolescência, você com certeza se lembra de algum momento em que chegou bem pertinho dessas telas e percebeu algo curioso: elas eram formadas por pequenos quadradinhos coloridos e luminosos.

Não, você não estava imaginando! Essas formas geométricas minúsculas, perceptíveis apenas se estivermos extremamente próximos às telas, são os Pixel Elements, conhecidos popularmente como pixels. De uma maneira geral, um pixel é definido como o menor elemento representativo de uma imagem digital ao qual pode-se atribuir cor. Logo, cada um dos pontinhos de luz do seu monitor, da tela do seu celular ou mesmo da televisão é um pixel, e juntos todos formam as imagens que aparecem para você. Legal, né? :)

A pixel art: obras de arte surpreendentes

Quando pensamos um pouquinho na ideia de milhões de pequenos quadradinhos, um dos primeiros questionamentos que vêm à nossa mente é como seria possível utilizá-los para criar imagens. Muito além de projetar essas figuras na tela, há alguns artistas curiosos que utilizaram esse princípio para originar um estilo de arte único!

Com estética retrô, a pixel art é um tipo de arte digital na qual as imagens são editadas a partir de seus pixels, um por um. Normalmente, esses desenhos são criados em programas de edição raster, como Microsoft Paint ou Photoshop, por exemplo. Apesar de demorado e um pouquinho trabalhoso, o processo pode render artes extremamente detalhadas e interessantes, construindo um resultado surpreendente.

Mas não se deixe enganar, OK? Apesar de ser uma técnica “simples”, a pixel art usa elementos gráficos para criar composições visuais muito coloridas. Ainda, é possível usar a técnica para criar imagens com profundidade, similares aos recursos 3D, ou também apostar em artes não isoméricas, como as 2D.

Por trás dos pixels

Não há um consenso exato sobre qual é a origem da pixel art e quem foi o primeiro artista a produzir gráficos com essa técnica. O que se sabe é que o termo nasceu em 1972 e foi cunhado por Richard Shoup, cientista e empresário norte-americano responsável por criar o SuperPaint, programa que poderia ser usado para criar artes usando pixels em computadores Mac. No entanto, a expressão só ganhou força quando foi utilizada por Adele Goldberg e Robert Flegal, dois grandes nomes do segmento de computação.

Aos poucos, a pixel art conquistou fãs, e sofreu um grande boom na década de 80. Na época, os games que usavam gráficos pautados nessa técnica artística também ganharam muito destaque. Entre os títulos, estão jogos célebres, como Super Mario Bros., Sonic e as primeiras edições de Street Fighter. Nos anos 2000, a técnica atingiu o seu auge, marcando outras referências clássicas entre os gamers, como Sim City.

Artistas que você precisa conhecer

Hoje, a pixel art deixou de ser uma opção gráfica escolhida pela falta de recursos gráficos disponíveis e se transformou em uma opção artística. Ainda, é comum perceber que esse estilo ultrapassou barreiras e não se restringe mais ao universo dos games; afinal, é muito comum encontrar peças publicitárias e até identidades visuais pautadas nos pixels. Para que você fique por dentro dessa tendência, nós selecionamos aqui alguns artistas que produzem artes incríveis com a pixel art e que podem inspirar você a desenvolver alguns sketches nesse estilo. Confira!

eBoy

Banner da Eboy Shop, loja responsável por comercializar inúmeros artigos e artes do grupo (Via Eboy.com)

O eboy é um grupo de pixel art fundado pelos artistas Vermehr, Steffen Sauerteig e Svend Smitial. Sediado nas cidades de Berlin e Los Angeles, o projeto conta com ilustrações extremamente complexas, capazes de reunir inúmeros personagens e itens gráficos em um mesmo espaço ou cenário. O trio é conhecido como os “padrinhos” desse estilo artístico, e atualmente produz uma série de ilustrações e produtos exclusivos e até mesmo já colaborou com grandes nomes do design de moda internacional. Bacana, né? Você pode conferir algumas produções no eBoy Shop.

Paul Robertson

Outro nome notável da pixel art é Paul Robertson, responsável pela animação de títulos queridos, como Scott Pilgrim vs. The World: The Game e Mercenary Kings. Entre seus projetos, já fez diversas participações de peso, entre as quais está a collab com uma abertura alternativa e pixelizada do seriado Rick and Morty, da Netflix. Apaixonado pelas histórias nonsense, o artista tem um portfólio interessante, capaz de despertar a criatividade e inspirar inúmeros artistas iniciantes a dar asas à imaginação.

Waneella

Uma das artes mais recentes do artista, disponível na versão gif em seu Tumblr (Via Wannella.tumblr.com)

Misterioso, o artista Waneella chegou ao Tumblr em 2013 com três gifs bem simples, produzidos no estilo pixel art. Aos poucos, o endereço foi recebendo o upload de novas artes e ganhou fama na internet. Hoje, é possível não apenas se inspirar com peças incríveis, mas também notar todo o processo de evolução artística envolvido. Com certeza, vale conferir o endereço: wannella.tumblr.com.

Glauber Kotaki

Projeto de Glauber para o game Deep Dungeons of Doom, disponível em seu portfólio on-line (Via glauberkotaki.com)

E é claro que nós não poderíamos deixar de fechar com chave de ouro as nossas sugestões! Entre os nomes brasileiros da pixel art, destaca-se Glauber Kotaki, artista especializado no segmento e que descobriu a técnica por acaso, quando ainda era pequeno. Hoje, o profissional lida com projetos de grande porte e desenvolve personagens e animações para inúmeros games. Uma sugestão interessante é dar uma olhadinha em seus trabalhos, que estão disponíveis no endereço glauberkotaki.com.

E aí, curtiu a pixel art? Uma dica bacana, principalmente para os interessados por design e os fãs do mundo gamer, é procurar plataformas acessíveis e testar um pouquinho a técnica, deixando a imaginação correr solta! Essa técnica pode ser extremamente interessante para desenvolver alguns projetos, e dominá-la é, sem dúvidas, um diferencial muito interessante para o seu currículo.

Se você curtiu esse post, aproveite a visita ao nosso blog e leia também:

Quais linguagens de programação são usadas no desenvolvimento de games?

Quanto tempo leva para desenvolver um aplicativo?

7 carreiras que um profissional de games pode seguir

Tecnologia é na People!

Seja um aluno People! Conheça nossos cursos e esteja à frente das inovações do futuro!