CURSOS UNIDADES QUERO DESCONTO

FANPEOPLE

7 carreiras que um profissional de games pode seguir

Conheça as áreas em que esse profissional pode se aperfeiçoar.

postado 21 de mar de 2019

Considerado um dos maiores mercados gamers do mundo, o Brasil possui mais de 75 milhões de jogadores e movimentou cerca de US$ 1,5 bilhão no setor ao longo de 2018, segundo pesquisa realizada pela consultoria Newzoo. Os números, tentadores aos jovens, também incentivam a procura por carreiras que permitem que os entusiastas do mundo gamer possam estar próximos dos seus jogos favoritos. Com boa remuneração, os profissionais da área encontram possibilidade de crescimento e ainda aproveitam os benefícios de um ambiente de trabalho informal. Mas não se engane! Seguir carreira no universo dos jogos envolve muito estudo e dedicação; afinal, esse segmento de atuação é extremamente exigente. Aqui, nós listamos algumas áreas que esse profissional pode seguir para as quais deve aperfeiçoar suas skills. Confira!

Game designer

Esse profissional é responsável pela execução da ideia e do projeto inicial de um jogo. Deve elaborar o layout, fazer sketches, traçar os primeiros conceitos de cenários e personagens, e definir esquemas de cores do game, por exemplo. Logo, é quem “roteiriza” o jogo, definindo a sua aparência e também quais serão suas regras, objetivos e quantos jogadores devem jogar cada partida. É um papel que requer muito comprometimento; afinal, esse profissional dialoga com todos os envolvidos no desenvolvimento e precisa conhecer um pouco sobre todos os processos.

Programador

Responsável por fazer o jogo funcionar, o programador de games é quem escreve o código por trás do jogo e se preocupa em adequar o projeto à plataforma previamente definida. Portanto, envolve noções de lógica e matemática para programar os efeitos e recursos de um jogo, certificando-se de que os comportamentos e movimentos dos personagens e demais elementos estão sendo executados corretamente. Esse profissional pode ter outras formações acadêmicas além daquelas focadas no mercado gamer e, por isso, pode migrar para a área depois de concluir graduações como Programação ou Engenharia da Computação.

Designer de personagem e cenário

No universo dos games, o designer é o profissional técnico cujo trabalho é responsável por dar vida aos personagens e cenários previamente idealizados para o jogo que está sendo desenvolvido. É quem ilustra todos os itens gráficos de um jogo, sempre mantendo-se atento às questões anatômicas, às possíveis estilizações do projeto e a todos os outros recursos visuais envolvidos. Também pode migrar de outras áreas de conhecimento, como design gráfico e até mesmo arquitetura.

Animador

O animador é o responsável por trazer o jogo à vida! Esse profissional deve elaborar as animações virtuais, trabalhando diretamente com as criações elaboradas pelos designers e garantindo a elas um melhor “acabamento”, ou seja, trabalhando as questões de iluminação e o acabamento de superfícies dos desenhos.

Level designer

Essencial para o desenvolvimento de um bom game, o level designer é quem pensa no desenvolvimento da história do jogo. Por isso, é o profissional que cria os níveis e mapas do projeto, sempre preocupando-se com os aspectos técnicos e sensoriais envolvidos.

Tester

Como o nome já sugere, esse profissional testa os novos jogos, ainda durante o desenvolvimento, para ajudar os demais envolvidos a compreender quais são as falhas ou erros dos games. Seu papel é procurar os ajustes que precisam ser feitos para melhorar ainda mais a qualidade do produto antes de ele ser lançado no mercado. Então não se engane, OK? Apesar de o tester passar o dia todinho jogando, ele tem um papel fundamental para o sucesso do projeto.

Produtor executivo

Por fim, o produtor executivo é uma figura essencial para o sucesso de qualquer projeto. Esse profissional atua em um segmento mais distante da criação do jogo em si, mas tem responsabilidades muito importantes! É quem coordena toda a equipe de desenvolvimento, pensa em todos os valores e questões técnicas da criação de um novo game, e busca opções para torná-lo rentável ou até mesmo empresas interessadas em comprá-lo.
 

O universo gamer é uma aposta interessante para os jovens que buscam trilhar carreiras próximas ao seu hobby favorito: jogar videogame. Qual área você mais curtiu? Conta pra gente nos comentários! :)

Se você gostou desse texto, aproveite a visita ao nosso blog e leia também:

Quanto tempo leva para desenvolver um aplicativo?

5 aplicativos que mudaram o mundo

5 conceitos de robôs que vão deixar você de boca aberta

Tecnologia é na People!

Seja um aluno People! Conheça nossos cursos e esteja à frente das inovações do futuro!

COMENTÁRIOS

Seja o primeiro a deixar um comentário

Mais Vistas

©People. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
©People. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
©People. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu