5 conceitos de robôs que vão deixar você de boca aberta

Os robôs deixaram o universo cinematográfico! Nas últimas décadas, tornou-se cada vez mais comum se deparar com inovações da robótica que, apesar de ainda estarem em fase de testes ou desenvolvimento inicial, nos fazem imaginar um futuro ainda mais prático, eficiente e automatizado. É claro que entre tantos novos robôs, há alguns em especial que nos deixam curiosos e de boca aberta. Por isso, nós selecionamos aqueles que você não pode deixar de conhecer. Confira!

Robôs modulares

Os novos robôs modulares vêm chamando a atenção da comunidade internacional. Desenvolvida com um hardware e software independentes, essa pequena máquina pode facilmente ser configurada para realizar uma grande gama de atividades diferentes, já que não é ligada a um projeto específico pré-estabelecido.

Um exemplo muito interessante dessa nova estrutura de robôs é o simpático Fable, desenvolvido na Universidade Técnica da Dinamarca. A pequena máquina possui uma grande variedade de peças e módulos, permitindo que os alunos construam um robô personalizado e apliquem seus conhecimentos de programação. Com módulos inteligentes, o Fable é capaz de realizar uma série de movimentos, dos mais simples aos mais complexos. Confira o vídeo da Shape Robotics, empresa responsável pela sua comercialização:

Robótica de enxames

Os swarm robots costumam despertar a curiosidade; afinal, é extremamente perceptível a sua semelhança com enxames de insetos, cardumes de peixes ou grupos de aves em voo, por exemplo. Conhecidos como robôs de enxame na língua portuguesa, essas pequenas máquinas foram desenvolvidas para serem autossuficientes em sua individualidade, mas assustadoramente mais fortes em conjunto.

Composta por inúmeros pequenos robôs semelhantes, essa nova abordagem da robótica se concentra em criar pequenos robôs que, juntos, tornam-se capazes de realizar tarefas complexas que não seriam executáveis em sua individualidade. A Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, desenvolveu um projeto na área com reconhecimento internacional. Veja:

Robôs autônomos

Robôs autônomos não são bem uma novidade dentro do campo da robótica, certo? No entanto, é interessante ter em mente que esse tipo de tecnologia tem sido reimaginada para além dos famosos carros autônomos. Recentemente a alemã Continental, em parceria com a startup Anyrobotics, anunciou seu projeto voltado para a criação de pequenas máquinas autônomas que são, na verdade, cachorros robôs.

Sim, você leu corretamente! As organizações realizaram a sua tecnologia voltada para a autonomia das máquinas e desenharam um pequeno robô com traços semelhantes aos de um cão, e ajudaram a reinventar os procedimentos de entrega de produtos e encomendas. A ideia é que o bichinho seja o melhor amigo de carros autônomos e que, junta, a dupla realize entregas com maior precisão, rapidez e simplicidade. O projeto foi apresentado na Consumer Eletronic Show, em Las Vegas, nos Estados Unidos. Confira o vídeo ilustrativo e cenas do evento:

Robôs sociais

Além da capacidade de se movimentar para realizar tarefas pré-determinadas com precisão, há também os robôs que, apesar de estáticos, podem trazer enormes contribuições e facilidades para o nosso cotidiano. É o caso dos robôs sociais, uma inovação extremamente recente e criada para ser uma assistência inteligente ao dia a dia dos seres humanos.

Chamado de Jibo, o pequeno robô foi desenvolvido por Cythia Breazeal no Massachusetts Institute of Tecnology (MIT), sendo considerado um projeto pioneiro para a área e ganhando inúmeros prêmios ao redor do mundo. A ideia é que a simpática máquina atue como um coach, além de ajudar os pequenos a estudar, por exemplo, e ainda dê informações úteis aos moradores da casa. A diferença dele para assistentes pessoais, como a Siri e a Cortana, está no seu senso de humor - considerado mais apurado. :) O projeto segue em desenvolvimento e traz constantes atualizações. 

Robôs humanoides

Os robôs humanoides são outro destaque muito interessante. Nesse âmbito, a robótica procura maneiras de desenvolver uma máquina capaz de ajudar os humanos em seu dia a dia de maneira móvel, ou seja, procura desenvolver uma plataforma capaz de ajudar de forma direta em atividades rotineiras.

Recentemente, a gigante japonesa Toyota lançou o T-HR3, um robô de tamanho surpreendente e com traços similares ao de um corpo humano. A ideia do projeto é criar uma máquina que conviva com os humanos de maneira amigável, sendo capaz de “dar uma forcinha” tanto dentro de casa quanto em obras ou ambientes hospitalares, por exemplo. Interessante, não? Confira:

E aí, qual robô mais te surpreendeu? Conta pra gente qual você gostaria de ter em casa nos comentários!

Se você curte robótica, aproveite a visita ao nosso blog e leia também:

As 7 maiores empresas de robótica do Japão

Millennials que estão mudando o mundo

Como braços robóticos funcionam?

Tecnologia é na People!

Comece o ano com tudo! Seja um aluno People! Conheça nossos cursos e esteja à frente das inovações do futuro!