As 5 maiores empresas de robótica do Japão

Quem curte tecnologia está sempre de olho nos últimos lançamentos e novidades do setor, certo? No entanto, além de conferir os novos gadgets, é necessário estar atento também aos grandes nomes da robótica e automação, uma vez que este segmento apresenta grandes contribuições a nível mundial, principalmente para as indústrias. Será que você conhece os principais nomes das empresas que trazem contribuições para o campo da robótica? Aqui, nós contamos um pouquinho sobre sete empresas japonesas e sua importância. Confira!

Toyota Motor Company

Apesar de muito conhecida pela sua expoente produção automobilística ao redor do mundo, a Toyota Motor também vem trazendo inúmeras novidades para o setor da robótica. A gigante japonesa acredita que, em um futuro próximo, os robôs deixarão as fábricas e serão grandes ferramentas para simplificar o nosso cotidiano em casa.

Desde 1980 a empresa atua no desenvolvimento de robôs industriais para aperfeiçoar sua linha de montagem e, recentemente, a divisão Partner Robot foi criada com o objetivo de utilizar tais tecnologias para desenvolver novas soluções de mobilidade para os humanos. Com muitos recursos à sua disposição, a Toyota investiu mais de US$ 1 bilhão para abrir um instituto de pesquisa voltado para o desenvolvimento de inteligência artificial e, em 2017, criou um fundo de US$ 100 milhões para aplicar em startups e novas tecnologias relacionadas à robótica.

A Toyota Motors foi fundada por Kiichiro Toyoda em 1937, como uma subsidiária da Toyota Industries voltada para a produção de carros. O curioso é que a iniciativa só foi bem-sucedida devido às tecnologias para teares automáticos, desenvolvidas pelo mentor de Kiichiro, Sakichi Toyoda. Atualmente, a empresa também tem envolvimento com inúmeros outros setores, como o imobiliário e o ambiental, por exemplo.

Mitsubishi Electric

A Mitsubishi Electric é considerada uma das líderes mundiais quando o assunto é produção e venda de eletroeletrônicos. A empresa conta com a produção de sistemas de automação para indústrias e edifícios, incluindo ares-condicionados e elevadores, sistemas de informação e comunicação, dispositivos eletrônicos e aparelhos domésticos. A marca chegou no Brasil em 2011, ano em que abriu uma sede no país, mas seus bens de consumo já eram comercializados por aqui desde 1975. Desde então, seu faturamento cresceu mais de cinco vezes.  

Preocupada em garantir um futuro melhor, a Mitsubishi Electric vem pesquisando e desenvolvendo novas tecnologias, procurando como proporcionar uma melhor qualidade de vida para as sociedades futuras. Entre suas ações, está a valorização da mecatrônica industrial, bem como as tecnologias envolvidas para tornar sistemas de comunicação mais seguros e dispositivos elétricos capazes de reduzir a perda de energia - ou torná-la ainda mais densa.

A Mitsubishi Electric é um braço do Grupo Mitsubishi, considerado o maior conglomerado asiático e que também atua no mercado de imóveis, hotelaria, mineração, transporte, construção, seguros, maquinaria e no setor aeroespacial. A primeira empresa do Grupo foi fundada pelo navegador Yataro Iwasaki, em 1870.

SoftBank Robotics

A SoftBank Robotics é a empresa por trás dos simpáticos robôs Pepper e NAO, modelos de humanoide que já somam mais de 25 mil unidades espalhadas em 70 países. Voltado para uso pessoal, Pepper pode ser utilizado para fins diversos, variando desde o atendimento em hotéis e lojas, até no auxílio com as tarefas domésticas ou cuidado de pessoas idosas, por exemplo. Por outro lado, o pequeno NAO é um simpático assistente de estudos, responsável por ajudar as crianças a aprenderem com mais diversão e facilidade.

Dessa forma, a empresa se dedica a pesquisar e comercializar tecnologias capazes de tornar a vida mais prática e simples. A SoftBank Robotics acredita que humanos e robôs, juntos, são capazes de encontrar soluções mais rápidas e eficientes para as tarefas do dia a dia e que é possível transformar esses pequenos assistentes em organismos amigáveis e um pouquinho mágicos - como é citado no próprio site da marca.

A SoftBank Robotics é parte da gigante japonesa de telecomunicações SoftBank Corp, empresa fundada em 1981 por Masayoshi Son. Ao todo, o holding também possui marcas como Uber, Yahoo Japan e Alibaba, por exemplo.

Fanuc

Considerada um dos maiores nomes dentro do segmento de fabricação de robôs industriais, a gigante japonesa Fanuc comercializa mais de cem maquinários robóticos diferentes, totalizando mais de 152 mil robôs instalados ao redor do mundo. A empresa é especializada em sistemas robóticos voltados para a carga e descarga de máquinas, considerados de fácil operação e extremamente adaptáveis aos vários setores da indústria. Ainda, a Fanuc produz sistemas CNC e desenvolve sistemas para a automação industrial.

Seus robôs podem, portanto, proporcionar soluções de operação com eficiência e grande rentabilidade, o que influencia diretamente na redução de custos e na qualidade dos processos que são executados.

A empresa deu seus primeiros passos em 1956, quando seu fundador Dr. Seiuemon iniciou seus estudos e pesquisas sobre a automação em nível industrial, partindo de uma única máquina e logo conquistando os conhecimentos para controlar efetivamente toda uma linha de produção.

Yaskawa Electric Corporation

A Yasaka Electric Corporation é vista como pioneira diante do desenvolvimento de novas tecnologias. A empresa é uma fabricante japonesa cujas áreas de negócios são divididas entre três grandes segmentos: drives, motion control e robôs. Desde a sua fundação em 1915, Yaskawa já produziu mais de 15 milhões de servos amplificadores, 23 milhões de drivers de frequência variada e 360 mil robôs.

Tal crescimento exponencial é visto pela marca como os frutos do seu investimento em pesquisa e desenvolvimento. A Yaskawa valoriza inúmeras parcerias com instituições de ensino ao redor do mundo, uma iniciativa que proporciona um constante desenvolvimento de novos produtos e sistemas.

Inicialmente, a Yaskawa era uma pequena fabricante de motores fracionários, fundada por Keiichiro Yasukawa. É considerada a primeira empresa do mundo a produzir um braço robótico, máquina que logo seria rebatizada como “robô” e também foi pioneira no lançamento dos servomotores, equipamentos automotores que produzem movimentos proporcionais aos comandos que recebem.

E aí, você conhecia essas empresas incríveis ligadas ao segmento da robótica e automação no Japão? :) Elas foram responsáveis por inúmeras contribuições para o segmento e, sem dúvidas, irão continuar a nos surpreender e trazer novidades que impactam em nossas vidas!

Se você curte tecnologia, aproveite a visita ao nosso blog e não deixe de conferir também:

Millenials que estão mudando o mundo

Como braços robóticos funcionam?

4 inovações da robótica que vão tornar a vida mais simples

Tecnologia é na People!

Comece o ano com tudo! Seja um aluno People! Conheça nossos cursos e esteja à frente das inovações do futuro!