Como falar os números em inglês

Aprender um novo idioma é um grande desafio; afinal, nós encontramos uma série de novos vocabulários que precisam ser assimilados. Entre tantas novas palavras e estruturas, existem algumas que são essenciais para garantir uma comunicação efetiva na língua inglesa e, de quebra, evitar mal-entendidos que podem desencadear muitos problemas. Por isso, nós organizamos um post com um dos vocabulários mais importantes para quem ainda está dando os primeiros passos no idioma, mas sonha em alcançar a fluência! Aqui você confere como falar sobre os números cardinais e ordinais em inglês.

Números cardinais

Os números cardinais correspondem aos números que usamos em nosso dia a dia. Na língua inglesa, é fundamental começar os estudos memorizando os primeiros doze números. E não se engane! Conhecer as suas nomenclaturas corretamente será muito importante, OK? Vamos lá.

1 - One

2 - Two

3 - Three

4 - Four

5 - Five

6 - Six

7 - Seven

8 - Eight

9 - Nine

10 - Ten

11 - Eleven

12 - Twelve

Fácil, não é mesmo? :) Agora é necessário um pouquinho mais de atenção. Todos os números entre treze e dezenove têm uma particularidade interessante: eles usam a terminação -teen. Outra característica que pode ser útil para auxiliar na memorização é que a primeira parte da maioria das palavras são os nomes dos primeiros nove números cardinais. Acompanhe.

13Thirteen

14 Fourteen

15Fifteen

16 Sixteen

17 Seventeen

18Eighteen

19 Nineteen

Tranquilo até aqui, certo? Vamos aprender os nomes das dezenas. Assim como acontece com os primeiros números cardinais, boa parte das dezenas também tem parte de seu nome com a mesma grafia dos primeiros nove números. No entanto, é necessário lembrar que as dezenas em inglês levam sempre a terminação -ty. Confira.

20Twenty

30Thirty

40 Forty

50 Fifty

60 Sixty

70Seventy

80 Eighty

90Ninety

Ainda, para se referir a números “quebrados” é muito simples; basta adicionar o segundo número com um hífen após a dezena. Veja alguns exemplos.  

21 Twenty-one

24 Twenty-four

33 Thirty-three

37 – Thirty-seven

44Forty-four

48 Forty-eight

52Fifty-two

56 Fifty-six

65Sixty-five

68Sixty-eight

71 Seventy-one

77Seventy-seven

84 Eighty-four

89 Eighty-nine

96Ninety-six

99Ninety-nine

Agora é hora de aprender as centenas. Assim como acontece com as dezenas, elas também têm uma nomenclatura fixa. Confira:

100One hundred ou a hundred

200 Two hundred

300Three hundred

400Four hundred

500Five hundred

600Six hundred

700Seven hundred

800Eight hundred

900 Nine hundred

Nesse caso, também não é necessário nervosismo na hora de se referir às centenas “quebradas”. Confira alguns exemplos:

218Two hundred and eighteen

346Three hundred and forty-six

485Four hundred and eighty-five

563Five hundred and sixty-three

637 Six hundred and thirty-seven

770 Seven hundred and seventy

892Eight hundred and ninety-two

951Nine hundred and fifty-one

Números ordinais

Os números ordinais são utilizados principalmente como referência a uma ordem ou posição. Em português, além dos seus nomes serem diferentes dos nomes dos números cardinais, nós também usamos um pequeno indicador após o número para informar que ele é um valor ordinal, como 1º ou 2º, por exemplo.

No entanto, na língua inglesa, os números ordinais são representados por duas letras depois do numeral e suas nomenclaturas seguem regras bem específicas. Os primeiros números ordinais em inglês têm uma peculiaridade interessante; no entanto, ela se estende apenas aos números um, dois e três. Confira:

1st - First

2nd - Second

3rd - Third

Depois do terceiro número ordinal, parte dos números entre quatro e nove sofrem pequenas alterações na grafia das palavras. Por isso, é imprescindível ter atenção, OK? Outra diferença interessante é que a partir do número 4, toda representação numérica é sempre acompanhada pelas letras th. Veja:

4th - Fourth

5th - Fifth

6th - Sixth

7th - Seventh

8th - Eighth

9th - Ninth

Já os números entre dez e vinte são mais simples. Vamos conferir suas nomenclaturas?

10th - Tenth

11th - Eleventh

12th - Twelfth

13th - Thirteenth

14th - Fourteenth

15th - Fifteenth

16th - Sixteenth

17th -  Seventeenth

18th - Eighteenth

19th - Nineteenth

Agora, em relação às dezenas dos números ordinais, é necessário ter atenção para um detalhe importante. Os números perdem a terminação -ty e acrescenta-se -tieth.

20th - Twentieth

30th - Thirtieth

40th -  Fortieth

50th - Fiftieth

60th - Sixtieth

70th - Seventieth

80th - Eightieth

90th - Ninetieth

Por fim, no caso dos números ordinais, quando você desejar utilizar um valor “quebrado”, basta passar o segundo número para o ordinal. E não se esqueça que, ao usá-los em sua notação numérica, é sempre necessário usar as letrinhas que os acompanham corretamente. Lembre-se que as exceções são os números um, dois e três. Veja:

26th - Twenty-sixth

43rd - Forty-third

57th - Fifty-seventh

68th - Sixty-eighth

72nd - Seventy-second

81st - Eighty-first

Agora que você já aprendeu como falar os números em inglês, não deixe de praticá-los! Uma sugestão bacana é pedir que um familiar ou amigo escolha aleatoriamente alguns números para que você possa se exercitar, arriscando a escrever as palavras corretamente e depois a pronunciá-las. :)

Se você curtiu este post, não deixe de conferir outros conteúdos sobre a língua inglesa:

Como praticar inglês com games?

Como falar sobre o passado em inglês?

5 motivos para você aprender inglês em 2019

Tecnologia é na People!

Comece o ano com tudo! Seja um aluno People! Conheça nossos cursos e esteja à frente das inovações do futuro!