5 aplicativos que mudaram o mundo

O boom do uso dos smartphones trouxe consigo uma legião de aplicativos. Alguns deles se tornaram importantes no cenário internacional por contribuir muito para facilitar a vida das pessoas. São serviços que simplificaram uma série de processos do seu dia a dia que você nem consegue imaginar sem eles! Nos itens abaixo nós trazemos 5 exemplos disso.

Waze

Lançado no mercado em 2008, o Waze é uma referência em aplicativos de geolocalização. É fato que a tecnologia GPS já existia anteriormente, principalmente com aqueles aparelhos próprios para esse fim. Porém, ao adaptar-se aos smartphones, o Waze conseguiu trazer uma interatividade muito maior para o serviço. Por meio da contribuição dos próprios usuários, é possível acessar informações relativas ao trânsito, a obras na estrada e a congestionamentos, por exemplo.

Spotify

O Spotify não foi o único aplicativo a apostar no serviço de músicas, mas pode-se dizer que foi ele que desenvolveu o serviço e ganhou popularidade. Lançado em 2008, o app é responsável por instaurar uma nova era na indústria musical. Na década de 2000, a principal forma de consumir música era pelos CDs, principais produtos da indústria fonográfica. Na internet, as pessoas costumavam fazer downloads ilegais dos CDs, constituindo o que se chama de pirataria. O serviço de streaming do Spotify ofereceu um acesso à música de uma forma mais barata que os CDs  e DVDs e de maneira legal.

O aplicativo possui versões gratuitas e pagas (que giram em torno de vinte reais por mês), e o seu impacto na indústria fonográfica foi gigantesco! Nos últimos anos as gravadoras vêm buscando saídas para se adaptar ao mercado de streaming, já que as vendas de CDs e DVDs caíram muito com a oferta on demand proposta pelo Spotify.

WhatsApp

O WhatsApp foi criado em 2009, e anos mais tarde - mais precisamente em 2014 - foi comprado pelo Facebook. Foi nessa época que o aplicativo começou a ganhar popularidade, ocupando o lugar do antigo SMS e se tornando a principal forma de troca de mensagens, principalmente no Brasil. O app ajudou os usuários a não precisar assinar outros pacotes de mensagens das operadoras, investindo mais nos planos de internet móvel. Atualmente, o WhatsApp é a principal forma de contato entre pessoas e até mesmo de muitas empresas!

Uber

A Uber é uma empresa norte-americana fundada em 2009 e que mudou muito a relação das pessoas com o transporte. Se em outras épocas era preciso telefonar para pedir um táxi, com o sistema de geolocalização do aplicativo o processo ficou mais rápido e mais seguro. Além disso, é uma companhia importante por trazer novas formas de trabalho. Sem contratações ou processos seletivos complicados, a Uber oferece uma oportunidade de emprego para quem tem carro! O formato de negócios da empresa ajuda muita gente a obter uma renda extra, principalmente em momentos de crise.

Instagram

Por mais que recentemente o Instagram tenha melhorado a usabilidade na versão desktop, originalmente a rede social é um aplicativo, tanto que a postagem de fotos pelo próprio serviço só acontece na versão mobile - diferente do Facebook ou do Twitter, que oferecem as mesmas funções em plataformas diferentes, por exemplo. Comprado pelo Facebook em 2012, o app popularizou a cultura de postar fotos na internet, e nos últimos tempos, tem se mostrado um verdadeiro sucesso para a criação de conteúdo e para a publicidade de produtos.

É importante salientar que esses aplicativos não são os únicos - e muitos nem foram os primeiros - a oferecer esses tipos de serviço. Porém, representam os exemplos que deram mais certo e ganharam mais  destaque no cenário mundial.

Gosta de tecnologia? Então veja outros conteúdos do nosso blog:

4 tecnologias que hoje não vivemos sem

4 inovações da robótica que vão tornar a vida mais simples

Tecnologias do dia a dia que você nem percebe que está usando

Tecnologia é na People!

Seja um aluno People! Conheça nossos cursos e esteja à frente das inovações do futuro!