Os maiores clássicos dos videogames

Hoje em dia, quando falamos de videogames, vem diretamente à cabeça consoles como Xbox, Playstation ou mesmo o Wii. Mas nem sempre o mundo dos games eletrônicos foi tão sofisticado: os jogos antigamente não eram tão avançados tecnologicamente ou tinham gráficos com tanta qualidade. Mas se tem algo que não mudou, foi o fato de que outros consoles marcaram época e representavam avanços incríveis para seu tempo, além de permanecerem na memória até hoje.

Os consoles são organizados por geração, tanto em relação às décadas que foram criados como pela sua capacidade de processar gráficos de diferentes complexidades. Hoje a People vai mostrar alguns dos videogames mais famosos da história e quais foram os jogos que entraram para o hall da fama do entretenimento tecnológico.

Atari

O Atari talvez seja um dos consoles mais famosos de todos os tempos. Por ter surgido no ano de 1972, muita gente lembra da dificuldade que era fazer que tudo funcionasse bem: às vezes, os jogos davam erro ou o botão principal deixava de responder. Mas nada disso foi capaz de mudar o sucesso desse videogame de 2ª geração, que foi marcado pela capacidade de processar gráficos de 8 bits com muitas cores e detalhamento.

Principais jogos Atari

Pacman: O famoso come-come. Este foi o jogo mais vendido na história do Atari, com nada menos do que 7 milhões de cópias comercializadas. O game migrou do fliperama para os consoles e foi um sucesso absoluto.

River Raid: Neste simulador de voo, o piloto precisava destruir inimigos e estar sempre em busca de combustível para completar as fases.

Enduro: Não tem como falar de Atari e não citar este simulador de corridas. Era possível jogá-lo por horas sem que a fase terminasse. No Brasil, esse game teve mais popularidade que em outros países.

Hero: Um dos melhores e mais complexos jogos antigos de videogame. Hero se destacava pela arquitetura “level design”, ou seja, o grau de dificuldade aumentava a cada fase. Ele é famoso até hoje e na época só não foi tão vendido porque nasceu durante a recessão da indústria dos games, em 1983.

Megadrive

O Megadrive surgiu em 1988, no Japão, quando todos achavam que os jogos já eram incríveis. Fazendo arte da 4ª geração de consoles, aqueles capazes de processar gráficos de 16 bits, o Mega revolucionou o mercado dos games com um joystick com mais botões e jogos mais evoluídos.

Principais jogos Megadrive

Alteread Beast: Esse jogo acompanhava o console e por isso, tornou-se um clássico. No game, um guerreiro tinha que salvar a princesa, passando por cemitérios e enfrentando as piores criaturas.

Shinobi: Um dos mais lembrados entre os gamers, a saga Shinobi contava a história do ninja Joe Musashi e teve muitos jogos para o Megadrive. O Shadow Dancer, conhecido como um dos melhores Shinobis já criados, era uma experiência sensorial à parte. Gráficos atrativos, jogabilidade incrível e a história em si chamavam a atenção de quem se transformasse nesse guerreiro ninja.

Sonic, The Hedgehog: Clássico dos clássicos, o lançamento desse game fez os concorrentes tremerem. No jogo, um porco-espinho azul tinha que pegar a maior quantidade de anéis de ouro possível antes de enfrentar o chefão em cada fase. Dinâmico e divertido, Sonic entrou para a história.

Alex Kidd in The Miracle World: Não tinha um visual muito atrativo, mas mantinha a atenção de qualquer jogador. A missão do menino Alex Kidd era salvar Radactian, uma cidade em perigo. Com muitos monstros e desafios, o jogo era muito tenso e delicado.

Super Nintendo

O Super Nintendo, ou SNES, também faz parte da 4ª geração de consoles, mas se destaca por ter sido o mais famoso e vendido neste grupo. O controle tinha 4 botões frontais e dois superiores, que transformavam a experiência em algo muito mais complexo.

Principais jogos Super Nintendo

Super Mario World: Este é um dos games que dá vontade de jogar até hoje. O Super Mario foi um dos principais responsáveis por dar visibilidade ao SNES. Fases incríveis, recursos inéditos e truques escondidos faziam muito mais do que a maioria dos outros jogos de videogame da época.

Street Fighter 2: Um dos jogos de luta mais famosos de todos os tempos, foi um dos primeiros games a conseguir realmente reproduzir a experiência no Arcade (fliperama) em consoles domésticos. Lutadores de todo o mundo entravam em combate com golpes especiais e uma jogabilidade envolvente.

Top Gear: Para quem gostava de jogar Enduro, o surgimento de Top Gear foi a sucessão natural: corridas em vários lugares do mundo e uma competitividade impressionante. Era de se juntar com os amigos e passar o dia na frente da televisão.

Star Fox: Esse foi um dos simuladores de voo de naves espaciais mais famoso de todos os tempos. Os gráficos eram de ficção científica, com uma ilusão de tridimensionalidade de tirar o fôlego. Difícil de jogar, era muito apreciado por experts.

Por dentro da tecnologia

Se você quer conhecer mais o universo da tecnologia, confira os cursos de informática e programação da People. Além de se atualizar, você poderá dominar uma nova profissão e conquistar uma vaga dentro do mercado de trabalho. Não perca tempo!