Qual foi o primeiro game on-line da história?

Os jogos on-line ou virtuais são jogados de forma fácil, certo? Basta ter um computador ou aparelho eletrônico conectado à internet e um jogador, claro! É possível jogar em tempo real com outras pessoas sem precisar estar no mesmo ambiente ou no mesmo país, abrindo portas para existirem muitas formas de se divertir. Mas você saber qual foi o primeiro game on-line da história? Confira agora no nosso post! 

O começo

Os primeiros jogos apareceram em 1989 e aconteciam por ligação direta local ou direta internacional. Na época, a conexão entre os jogadores era feita por meio de ligações para a casa de seus adversários, através do modem de seus computadores e a linha telefônica comum, muito lenta e instável. E essa era a desvantagem: era possível jogar somente com um adversário e deveria ser conhecido, preferencialmente de uma cidade próxima para não ter pagar caro pela conta telefônica! 

Linha do tempo

Em 1991 surgiu o primeiro jogo on-line: um jogo de xadrez adaptado pela Apple, acompanhado pelo sistemaJava Connect. Em 1992, os jogos via BBS (o ‘Bulletin Board System’ é um sistema informático que permite a conexão via telefone a um sistema através do seu computador e interagir com ele). Por esse caminho, o usuário se conectava ao serviço e desafiava adversários de todo o mundo, mas ainda só podia jogar com um que tivesse a máquina mais rápida. 

Nessa época, as primeiras versões de jogos on-line começaram a fazer sucesso, como Doom, Descent (jogo de naves) e Jane's F-15 (jogo de caças). Em 1994, as BBS integravam muitas cidades e milhares de jogadores pelos serviços on-line, como America Online e Compuserve. 

Já em 1995, a internet oferecia muito mais vantagens, pois tinha alcance mundial, dando liberdade de jogar onde quiser e sem pagar. Os jogos com interfaces adaptadas para jogar em rede e on-line surgiram, como Doom 2, Descent 2, Heretic e MechAssault. 

Em 1997 (mais ou menos), o advento da banda larga deixou o mundo dos games muito mais sério! A alta velocidade e a evolução dos servidores foram fatores-base para o início das comunidades dos jogos on-line. Nesse ano, os jogos do tipo FPS (First Person Shooter, jogos como se jogador e personagem fossem o mesmo observador), tornaram-se os preferidos do público, e um dos jogos mais famosos entre os gamers surgiu: o Quake. 

Os jogos estão cada vez mais próximos da realidade por causa dos avanços tecnológicos da internet e dos consoles, os quais, na maioria, têm opção de conectar com wi-fi e jogar on-line. Busque agora por jogos on-line de diversos gêneros e em vários sites, eles são acessíveis e gratuitos. Conecte-se e divirta-se! 

Gostou desse conteúdo sobre games? Confira mais no nosso blog: 

7 jogos de celular que você pode jogar on-line

6 videogames que revolucionaram a indústria dos jogos

Tecnologia é na People!

Quer ingressar na área de tecnologia? Seja um aluno People! Conheça nossos cursos e esteja à frente das inovações no futuro!