Bugs: os maiores erros da história da tecnologia

Conhecidos popularmente como bugs, as falhas em um software ou sistema operacional podem produzir um resultado considerado incorreto de maneira não intencional. Essa situação é comum no universo tech, e os desenvolvedores trabalham incansavelmente com o objetivo de diagnosticar e solucionar esses contratempos nos códigos de suas aplicações. Ainda assim, alguns erros podem passar e resultar em grandes problemas que entram para a história da tecnologia. Neste post, nós separamos quatro situações em que os bugs se tornaram erros perigosos. Se liga! 

Worm: primeiro vírus para computadores

Em 1988, o universitário norte-americano Robert Tappan Morris criou o primeiro malware de computador da história! Depois de descobrir um erro no sistema operacional UNIX, Morris criou e espalhou um programa que permitia o acesso remoto e não autorizado a outros computadores. Acredita-se que 10% dos computadores conectados à internet foram infectados em pouco tempo, fato que chamou a atenção da mídia e de profissionais da programação na época. 

Porém, as intenções de Morris não eram ruins: o estudante desejava testar o limite da internet. O código foi desenvolvido com o objetivo de copiar a si mesmo várias vezes, mas um erro levou a infecções múltiplas a partir de um mesmo computador, sobrecarregando os servidores. Posteriormente, Morris foi condenado por fraude informática, mas veio a construir uma notável carreira no campo da computação. 

Therac-25: problemas com radioatividade

Entre os anos de 1985 e 1987, uma máquina de radiografia chamada Therac-25 era comum nos hospitais norte-americanos, e usada para tratar pacientes com câncer através de feixes de radiação. No entanto, um lote do aparelho teve alguns bugs em sua programação, e como resultado eram emitidos raios até 100 vezes mais fortes do que aqueles programados pelos profissionais de saúde. Ao menos cinco pacientes faleceram em decorrência das altas cargas radioativas do aparelho, e muitos outros pacientes, além de funcionários, enfrentaram complicações de saúde em decorrência da exposição intensa à radioatividade. 

Mariner 1: fora da rota

No ano de 1962, a NASA lançava o Mariner 1, foguete com sonda espacial que sairia do Cabo Canaveral com destino a Vênus. O projeto era aguardado pelos norte-americanos, já que iria colocá-los um passo à frente na corrida espacial e também trazer dados científicos de seu destino. No entanto, 293 segundos após levantar voo, o Mariner 1 foi destruído. O código de voo da nave foi escrito à mão e, posteriormente, repassado a um programa específico. No processo, esqueceu-se de adicionar uma barra no código, resultando no desvio do curso pré-estabelecido, o que tornou impossível a realização da missão - e culminou na decisão de explodir o projeto após seu lançamento. 

Google: toda a internet é um malware

Em 2009, um programador cometeu um erro simples, mas que logo tomou grandes proporções. Ao adicionar uma barra invertida em todas as URLs que eram direcionadas ao buscador da empresa, todos os sites listados no Google foram considerados “inseguros”, o que resultava em exibir uma mensagem que notificava o usuário de que um endereço poderia contaminar o seu computador com um malware. Segundo comunicado da empresa, liberado duas horas após o incidente, a situação realmente foi ocasionada por um erro humano, e comprometeu a navegação por apenas 40 minutos. 

E você, já encontrou algum bug em um software ou game que deixou você preocupado? Conta pra gente nos comentários! Se você curte tecnologia e fatos curiosos, nós temos mais alguns posts que podem interessá-lo. ;) Leia também:

Tela touch sem tela? Conheça o projeto Soli

6 redes sociais famosas em outros países que você ainda não conhece

Tecnologia é na People!

Quer ingressar na área de tecnologia? Seja um aluno People! Conheça nossos cursos e esteja à frente das inovações no futuro!