CURSOS UNIDADES QUERO DESCONTO

FANPEOPLE

Como escolher um notebook para rodar os seus games favoritos com sucesso?

Confira algumas dicas para adquirir o notebook gamer ideal!

postado 07 de fev de 2020

Se você ama games e está interessado em investir num notebook para rodar os seus jogos favoritos sem dores de cabeça, fique ligado nesse post! Reunimos algumas dicas para você pensar bem sobre isso e fazer uma boa escolha. O primeiro passo é não se importar tanto com o design e com a marca, por exemplo, mas ficar atento aos itens que compõem o notebook, como o hardware. Os dispositivos para esses aparelhos podem ter algumas limitações, e o desempenho do jogo pode ser diferente de quando roda em uma CPU para desktop. Quer mais dicas? Acompanhe o texto!

Processador 

É importante saber que a CPU influencia bastante no processamento gráfico e que para se ter uma ótima experiência, é essencial escolher um processador de boa qualidade para acompanhar a placa de vídeo. A maioria dos notebooks gamers possui processadores Intel: Core i3, Core i5 e Core i7. Esses números representam a capacidade dos produtos, que atendem desde o público de entrada que também deseja um bom desempenho até aqueles que desejam o máximo de performance. 

Intel Core i3 e i5: Os notebooks gamers com um chip Intel Core i3 não são comuns, mas há modelos que conseguem rodar os jogos, mesmo não oferecendo um desempenho bom. Se o game que você quer jogar possui uma placa do tipo GeForce 940MX, por exemplo, o Core i3 ou i5 dá conta. Caso você queira um desempenho melhor nos games, compre um aparelho que tenha pelo menos Core i5. O ideal para jogos é o Intel Core i5-7300HQ, um quad-core com clock de 2,5 GHz. 

Outras máquina usam o i5-7300U, um dual-core com clock de 2,6 GHz. O segundo modelo possui a frequência mais elevada, mas também atente a outros detalhes. Por exemplo, o Intel Core i5-7300HQ pode ter um clock mais baixo, mas, por ser quad-core e ter memória cache, que oferece o dobro do tamanho, há diferença nos games. Preste atenção nos sufixos do tipo HQ e HK, que focam na alta performance de gráficos, e os do tipo U, que são focados em baixo consumo de energia. 

Assim, pensando no melhor desempenho para o seu notebook, as melhores opções são o Intel Core i7-7700HQ, o Intel Core i7-7820HK ou o Intel Core i7-7920HQ. São modelos do tipo quad-core, podem processar até oito threads ao mesmo tempo e trazem outras especificações, como os clocks regulados de maneira diferente em cada peça. Depois de pensar sobre o processador, é hora de escolher uma placa de vídeo. Prepare-se para dar uma olhada em reviews desses componentes e organizar os jogos que você quer rodar no notebook.

Placas de vídeo para máquinas mais simples e jogos básicos

Se você gosta de games mais simples, é possível que o Intel HD Graphics 620, presente em CPUs como Core i3-7100U ou Core i5-7300U, aguente! Mas se você quer um pouco mais de performance e quer jogar um lançamento, a dica é ter uma placa de vídeo mais empenhada, por exemplo, os modelos como GeForce 940MX, que possui memória própria e capacidade de processar texturas. 

Placas de vídeo para notebooks “quase” gamers e mais robustos

Os gamers que querem notebooks mais potentes devem procurar máquinas equipadas com chips mais poderosos, como nos modelos GeForce GTX 950M, GeForce GTX 960M, GeForce GTX 965M, GeForce GTX 970M, GeForce GTX 980M, GeForce GTX 1050, GeForce GTX 1050 Ti, GeForce GTX 1060, GeForce GTX 1070 ou GeForce GTX 1080. As da série “900” são próprias para notebooks.

A placa da série GeForce GTX 10 vem com as novas tecnologias e tem o mesmo desempenho das placas para desktops. Porém, por causa das limitações energéticas dos notebooks, não espere a mesma performance nos chips gráficos dessas máquinas! Ainda sobre placa de vídeo, fique de olho na quantidade de memória. Muitos aparelhos têm 4GB de memória, mas isso não é muito se o chip gráfico não possuir a capacidade para processar com rapidez e qualidade as texturas que estão na memória.

Outra dica: as placas que citamos possuem memórias do tipo GDDR5, ou seja, oferecem mais velocidade para os jogos. Por isso, na hora de escolher um notebook, confira esse detalhe, pois se a memória for DDR3, a performance gráfica ficará limitada.

Memória e armazenamento

É possível que os games sejam bem executados em memórias RAM com 8 GB ou 16 GB. Para jogos mais simples, a de 8GB é suficiente, mas se você optou por componentes mais potentes, como os itens citados acima, então é melhor apostar em 16GB, assim você fica tranquilo em relação ao espaço para armazenar os dados temporários dos jogos.

Em relação ao armazenamento, a solução para os jogos é combinar o SSD (um componente com 120GB para armazenar o sistema e os jogos principais) e o HD (com 1TB para salvar os outros games e arquivos). Muitos notebooks têm espaço só para um drive, então você deve escolher entre espaço ou velocidade. Se você é o tipo de jogador que gosta de poucos games ou que só joga às vezes, vale a pena trocar o HD de 1TB pelo SSD de 240GB.

Essas foram algumas dicas para você escolher um notebook com as características ideais para jogar seus games prediletos! Pesquise e divirta-se :) 

Continue ligado no blog da People para ver outros posts sobre games:

Quais são os principais times de e-sports do Brasil?

8 itens para montar um PC gamer

Tecnologia é na People!

Quer ingressar na área de tecnologia? Seja um aluno People! Conheça nossos cursos e esteja à frente das inovações no futuro!

COMENTÁRIOS

Seja o primeiro a deixar um comentário

Mais Vistas

©People. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
©People. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
©People. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu