Como funciona a carreira de gamer?

Novas profissões estão surgindo com a evolução digital e por causa do intenso uso da internet no dia a dia. Cada vez mais estamos ouvindo falar sobre ser youtuber, blogger ou gamer profissional, áreas valorizadas e desejadas como profissão atualmente, principalmente pelas gerações mais novas. Além de proporcionar um momento divertido e de lazer, os jogos também são ótimas alternativas para trabalhar habilidades como raciocínio lógico e pensamento estratégico, e praticar inglês. 

E você, já pensou em transformar o seu hobby em uma fonte de renda? Se você manda bem em um jogo ou gosta desse universo, investir na carreira como atleta profissional de games é uma ótima ideia! Por isso, fizemos este post para você entender melhor como funciona a carreira de um gamer. Confira! 

O que é um gamer profissional?

Os gamers profissionais, ou pro-players, participam de competições de jogos e assim ganham dinheiro. A média de renda de um gamer varia entre R$ 3 mil e R$ 20 mil, dinheiro proveniente de premiações, publicidade e venda de produtos. Além disso, a maioria dos times são patrocinados. A carreira é levada muito a sério, por isso os jogadores treinam durante horas todos os dias, além de estudar as melhores técnicas e estratégias para aprimorar seus conhecimentos dos jogos. Além de jogar, alguns gamers escrevem resenhas ou críticas, produzem vídeos no YouTube ou fazem Twitch (site de streaming que faz a transmissão de videogames) sobre novos lançamentos de jogos ou produtos específicos para games. 

Como é a rotina do gamer profissional?

O dia de um jogador começa após as 11 horas da manhã e termina só de madrugada. Geralmente, o gamer profissional faz parte de uma equipe que passa um bom tempo treinando e estudando os jogos, de oito a 12 horas de prática todos os dias. Os jogadores frequentam as Gaming Houses, locais especiais para os atletas, com computadores super modernos, ótimo acesso à internet, refeições definidas por nutricionistas e outras regalias. As orientações, análises de partidas dos adversários e conversas sobre estratégias são dadas por um técnico. Mas a vida dos gamers não é apenas ficar na frente dos computadores! É importante frequentar a academia para movimentar o corpo e ter acompanhamento psicológico. 

Estude muito!

Para melhorar a maneira de jogar, os gamers profissionais devem estudar frequentemente, seja lendo, seja assistindo a vídeos ou acompanhando as partidas de outros jogadores para aprender novas técnicas. Uma alternativa é gravar suas partidas e estudar o próprio jogo para entender os pontos que podem melhorar e os erros a serem evitados. Também estude a mecânica e a dinâmica do jogo para entender o estilo e suas posições; assim, diante um adversário, você deduzirá facilmente os movimentos realizados por ele. 

Dedique-se e tenha uma rotina 

Ter dedicação e esforço é necessário para ter sucesso em qualquer profissão, certo? Os jogos podem ser um momento de diversão também, mas é importante não se esquecer do foco em se dedicar! É importante saber o seu estilo de jogo e as demandas, assim é possível saber quantas horas de prática e estudo você deve ter durante a semana. Organize a sua rotina e estabeleça a frequência de atividades no mesmo horário dos dias. Inclua o tempo de jogo, da prática de exercícios físicos, de estudos, momentos com a família e os amigos, de fazer as refeições (longe das telas) e de diversão fora de casa.

Invista em equipamentos

Investir em equipamentos também é uma ótima alternativa para aprimorar as suas técnicas de jogo e ficar mais motivado para isso. Há diferentes tipos de teclados, mouse, headset, cadeira, monitor, mouse pad, entre outros produtos, voltados para os gamers. Mesmo sendo mais caros, com certeza vai valer a pena fazer esse investimento para ter sucesso na carreira!

Gostou de saber mais sobre a carreira de gamer? Se você ama jogos, que tal começar a investir nela agora mesmo? Leia mais sobre o universo dos games no nosso blog:

Quais linguagens de programação são usadas no desenvolvimento de games?

O que é preciso aprender para trabalhar com games?

Tecnologia é na People!

Quer ingressar na área de tecnologia? Seja um aluno People! Conheça nossos cursos e esteja à frente das inovações no futuro!