Google Stadia: Como essa tecnologia pode mudar o mundo dos games

A gigante Google confirmou a sua entrada no mundo gamer durante a Game Developers Conference, em março de 2019. Depois de muitos rumores sobre o tema, a empresa finalmente anunciou o Google Stadia e surpreendeu os profissionais da indústria ao não lançar um console, mas sim um serviço único de streaming de jogos. Aqui você confere as principais informações sobre essa tecnologia.

Conheça o Google Stadia

Nova plataforma de games da Google, o Stadia é um serviço 100% on-line e tem como objetivo levar games com altíssima qualidade para qualquer usuário que tenha acesso à internet. Isso significa que para jogar, o gamer não precisará comprar um console ou ter um computador com recursos avançados. O serviço pode ser acessado através do navegador Chrome de qualquer dispositivo, até mesmo tablets e smartphones.

A tecnologia só é possível porque o processamento dos jogos acontece na nuvem, com o auxílio dos mais de 7.500 servidores do Google. Por isso, para dar início à jogatina, o jogador deve ter uma conexão rápida e estável com a internet.

Diferenciais de jogabilidade

Durante o evento, a empresa também divulgou algumas informações importantes sobre o Stadia. Entre as características mais bacanas, está a integração da plataforma com o YouTube. O usuário poderá assistir a um breve vídeo no site sobre o game e, caso fique interessado, clicará um botão que o redirecionará automaticamente para a plataforma Stadia. A Google promete que o jogo escolhido estará rodando em até cinco segundos.

Outro diferencial da plataforma é a sua capacidade de salvar o seu progresso em um título e permitir que você não apenas possa voltar a jogá-lo depois, do ponto em que parou, como também possa continuar em outro gadget. Você pode jogar um pouco no seu notebook, por exemplo, e retomar a partida do seu celular, horas mais tarde.  

Já em questão de qualidade, o Stadia não decepciona! A Google testou a plataforma ao vivo, durante a sua apresentação, e rodou o game Assassin’s Creed Odyssey em 1080p, com 60 quadros por segundo (fps) e som estéreo. Entretanto, a empresa estima que até o lançamento do produto, a plataforma alcançará a resolução de 4K e 60 fps, em HDR. A longo prazo, a Google tem como meta alcançar a resolução de 8K.

E a interação dos games com o mundo virtual não para por aí. O Google Stadia também permite que o jogador compartilhe e salve trechos significativos da sua partida no YouTube com extrema facilidade. A Crowd Play é outro recurso interessante, e permitirá a participação de outros gamers em uma partida jogada por um streamer.

Controle

Mesmo que o Google Stadia não utilize um console específico ou dependa de um hardware potente, o jogador ainda precisará de um controle para jogar. Por isso, a empresa lançou também os controles do Stadia, com design semelhante ao do Pro Controller, usado no Nintendo Switch.

O gadget tem conexão Wi-Fi e reconhece com extrema facilidade qual é o dispositivo em que você deseja jogar. Seu diferencial são dois botões específicos - um permite o compartilhamento do game direto para o YouTube, e outro aciona o Google Assistant.

No entanto, de acordo com a empresa, os gamers também poderão optar pelo uso de outros controles, como o do Xbox, mas haverá limitações, como a conexão via USB, por exemplo. 

Títulos disponíveis

Durante a apresentação da novidade, a Google já confirmou que Shadow of the Tomb Raider e NBA 2K19 estavam entre os títulos do Stadia, ao lado de Assassin’s Creed Odyssey. Também foi anunciado que o inédito Doom Eternal estaria disponível para a plataforma. Até o momento, a empresa já havia convidado mais de 100 estúdios de criação de jogos para contribuir com a adaptação de títulos para o serviço de streaming.

Outra grande surpresa foi que a própria Google aproveitou a oportunidade e fundou o seu próprio estúdio, intitulado Stadia Games and Entertainment, prometendo também a produção de títulos exclusivos para o Stadia.

Microsoft responderá à altura

Há algum tempo, também são ouvidos rumores sobre o projeto xCloud, da Microsoft. O setor gamer está ansioso para conhecer a plataforma de stream gamer que estaria sendo projetado. Por enquanto, sabe-se que a empresa fará um grande anúncio sobre o tema durante a E3 2019, marcada para junho.

Impressões do mundo gamer

A participação da Google no mercado dos games pode trazer mudanças expressivas para essa indústria. Se a tecnologia utilizada no Google Stadia der certo, ela pode alterar o processo de desenvolvimento dos games, aumentando os recursos que os desenvolvedores e artistas têm durante a produção de um novo jogo.

Haverá também novas dinâmicas na relação de consumo dos títulos, já que o Stadia pode proporcionar um acesso maior do universo gamer ao não ser necessário adquirir um console específico para jogar determinados games. Entretanto, inicialmente a plataforma estará disponível apenas na Europa, nos Estados Unidos e no Canadá - o que ressalta a distância enorme que o serviço de jogos on-line ainda precisa percorrer para alcançar os jogadores.

E você, curtiu o Google Stadia? Há quem acredite que o serviço de streaming é o futuro dos games, mas será que o futuro já chegou? Conta pra gente a sua opinião nos comentários!

Se você curte o universo gamer, confira outros posts que podem te interessar:

6 videogames que revolucionaram a indústria dos jogos

Curso de programação prepara crianças e adolescentes para o futuro das profissões

Tecnologia é na People!

Quer ingressar na área de tecnologia? Seja um aluno People! Conheça nossos cursos e esteja à frente das inovações no futuro!