4 dicas para planejar os estudos de inglês em 2020

Se uma das suas metas é começar a estudar inglês ou aprimorar ainda mais seus estudos, fique ligado neste post que preparamos para você! 

Como foi o seu desempenho no inglês em 2019? Primeiro, faça uma análise do seu aprendizado e veja se é necessário mudar a sua rotina de estudos ou adicionar novas técnicas, por exemplo. Para isso, você pode fazer uma autoavaliação assistindo a um filme em inglês e sem legendas. De 0 a 10, como está o seu listening? Pensar nisso já é um começo para o planejamento dos seus estudos do idioma logo no começo de 2020! Reunimos algumas dicas para você fazer esse planejamento, de acordo com o seu tempo disponível e os seus objetivos. Confira!

Identifique suas metas

No momento de estudos, lembre-se do motivo pelo qual você está estudando. Saiba quais são as suas metas de aprendizado cada vez que estiver estudando ou fazendo uma lição. Tendo esses objetivos claros, será mais fácil seguir um plano, pois assim você otimiza o seu tempo e faz seus estudos renderem mais. 

Faça planos realistas

Não faça um planejamento de estudos que seja excessivo de acordo com a sua rotina, pois você pode acabar se desgastando e não tendo um bom rendimento. Lembre-se de que você tem outras atividades para realizar durante o dia e a semana, como trabalho e outros estudos!

Monte o planejamento

É o momento de estruturar tudo direitinho! Faça um planejamento à mão ou digital, que seja claro para você consultar sempre que precisar. Num calendário, coloque as tarefas que deve fazer, como estudar vocabulário num dia, praticar a pronúncia em outro. Dessa forma, você conseguirá, em casa, manter um ritmo de estudos bem legal e o interesse nas tarefas que envolvem o conteúdo do seu aprendizado. Tudo isso além das aulas do curso que você faz. Para ter melhores resultados, que tal fazer um cronograma diário? Veja o exemplo abaixo: 

  • Segunda-feira: para começar a semana, é interessante dar uma olhada em palavras e expressões em inglês usadas no dia a dia. Por exemplo: pratique a pronúncia com a família, com frases que são comuns do dia a dia, ou memorizando os alimentos e utensílios de cozinha em inglês. 
  • Terça-feira: revise os estudos anteriores e foque nas palavras e com que você sentiu dificuldade. Faça repetições e use a imaginação para criar situações em que você use essas palavras. Nesse dia, organize-se para estudar a estrutura do idioma e saber utilizar tudo corretamente, como as conjugações dos verbos, as formas verbais básicas ou quando utilizar a linguagem formal e a informal. 
  • Quarta-feira: esse pode ser o dia dedicado ao listening. Ouça suas músicas favoritas, leia as letras (sem a tradução) para compreender a pronúncia e ampliar o vocabulário, ouça podcasts em inglês ou assista a vídeos no YouTube. Preste bastante atenção no que é dito e na pronúncia. Também é importante focar no contexto, para treinar a assimilação das palavras. 
  • Quinta-feira: aqui, busque um tema pelo qual você tem interesse e anote as palavras em português que remetem a ele. Em seguida, procure essas palavras em inglês. Podem ser sobre esportes, profissões, cômodos da casa...
  • Sexta-feira: pegue papel e caneta e pratique sua escrita em inglês! Separe alguns textos curtos e copie-os num caderno; Dessa forma você consegue entender a estrutura das sentenças e as palavras. Você pode criar o hábito de fazer listas de compras em inglês ou escrever um pequeno resumo do seu dia. Com a ajuda da tecnologia, você pode conversar com amigos, familiares ou nativos da língua em bate-papos, com o intuito de treinar o idioma. 
  • Sábado: no começo do fim de semana, aproveite para relaxar enquanto lê livros, revistas ou mesmo textos na internet em inglês, de acordo com o seu nível de conhecimento. Vá com calma! Com tempo e prática, você atingirá níveis mais altos. O importante é começar. 
  • Domingo: aproveite o domingo para assistir a um filme ou série de que você gosta em inglês, claro! Coloque-o com legendas em inglês para você fazer associações de palavras e treinar a leitura ou, dependendo do seu conhecimento, assista sem legenda e fique atento aos diálogos e à pronúncia para treinar o listening. É uma maneira de estudar inglês usando todas as habilidades que praticou durante a semana. 

Use aplicativos

Escrever um planejamento é muito bom, mas hoje em dia existem diversos aplicativos legais para baixar no celular ou tablet, e que te ajudam na organização dos estudos. Alguns exemplos são os apps My Study Plan, MyStudyLife e iStudiez. Use a tecnologia ao seu favor. Não deixe que ela atrapalhe a sua concentração, mas sim que faça com que melhore o seu rendimento. Além dos aplicativos de planejamento, há os que podem ajudar na prática do idioma, como os que oferecem podcasts, livros em inglês e jogos para treinar e se divertir.

Ah, e organize-se para estudar em períodos de 20 a 40 minutos. E entre eles, faça pausas curtas para comer um lanchinho, alongar-se, beber água e refletir sobre o conteúdo que acabou de ver. 

Preparado para começar um novo ano e arrasar nos estudos de inglês? Para melhorar as suas práticas, continue acompanhando o nosso blog:

Vocabulário: frases em inglês mais usadas no cotidiano

As abreviações em inglês mais usadas na internet

Tecnologia é na People!

Quer ingressar na área de tecnologia? Seja um aluno People! Conheça nossos cursos e esteja à frente das inovações no futuro!