Tendências da tecnologia para 2020

Se você gosta de tecnologia ou trabalha na área, deve estar se atualizando sobre quais serão as novidades para 2020, certo? Muitas tendências serão inseridas no mercado de trabalho e no nosso dia a dia, facilitando diversas tarefas. Acompanhe este post e confira as principais tendências da tecnologia para o próximo ano! 

Hiperautomação

A hiperautomação é uma tendência que começou com o Robotic Process Automation (RPA), ou seja, a automação de processos robóticos. É a combinação de várias ferramentas de aprendizado de máquina com um software e a automação para a simplificação do trabalho. A hiperautomação tem relação com todas as etapas da automação (descobrir, analisar, projetar, automatizar, medir, monitorar e reavaliar), além da relevância das ferramentas. Um dos principais focos dessa tendência é compreender a variedade dos mecanismo e como podem ser combinados e coordenados. 

Aprimoramento humano

Essa tendência busca entender como é possível usar a tecnologia para realizar melhorias físicas e cognitivas como parte da vida social. As pessoas melhoram seu aprimoramento físico quando alteram suas capacidades por meio da implantação de tecnologia no próprio corpo, como dispositivos vestíveis. Já o aprimoramento cognitivo ocorre pelo acesso a informações, a aplicativos em computadores tradicionais e à multiexperiência em locais inteligentes.

Multiexperiência

A experiência dos usuários já vem passando por muitas mudanças e, para o ano que vem, a percepção do mundo digital e de como as pessoas interagem com ele será uma das tendências. As plataformas de conversação e as realidades virtual, aumentada e mista estão mudando essa interação. A multiexperiência, combinada aos modelos de percepção e interação, permite a experiência multimodal e multissensorial.

Democratização das competências

Com foco em oferecer acesso a conhecimentos técnicos ou de domínio de negócios por meio de experiências simples e sem necessidade de treinamento, a democratização das competências (também chamada de expertise) aparece como uma das tendências para 2020. Alguns exemplos de democratização são a evolução do desenvolvimento do cidadão e modelos de código aberto. A partir disso, são esperadas outras quatro principais tendências de democratização: 

  • dados e análises direcionados a cientistas que são expandidos com o intuito de atingir a comunidade de desenvolvedores profissionais; 
  • desenvolvimento de ferramentas de inteligência artificial para impulsionar aplicativos personalizados;
  • design que expande fenômenos de baixo código ou sem códigos, com funções de desenvolvimento de apps para capacitar o cidadão-desenvolvedor;
  • conhecimento para profissionais que não são de TI e conseguem acessar ferramentas e sistemas que permitem a exploração de habilidades mais especializadas, além de seus conhecimentos e treinamento. 

Edge computing

Em português, “computação de borda” é a tipologia da computação na qual as informações processadas, a coleta e a entrega de conteúdos são disponibilizadas para as fontes ou consumidores dessas informações. Essa tendência tem o intuito de manter o tráfego e o processamento locais para reduzir o tempo de envio de dados, além de explorar recursos e permitir mais autonomia na borda. 

Transparência e rastreabilidade

As informações pessoais dos consumidores são valiosas para o mercado, por isso é necessário haver controle sobre isso. A transparência e a rastreabilidade desses dados são fatores essenciais para apoiar atitudes éticas e de privacidade, que organizações e governos já estão implementando para controlar o acesso a informações com o uso da inteligência artificial e de tecnologias avançadas. 

Nuvem distribuída

A nuvem distribuída é uma tendência em que ocorre a distribuição de serviços de nuvem pública em diversos locais, e o provedor de origem fica responsável pela operação, governança, atualizações e evolução dos serviços. É uma mudança significativa no modelo existente na maioria dos serviços públicos de nuvem.

Itens autônomos

São os dispositivos físicos que usam IA para transformar funções que os seres humanos realizavam em automatizadas, como robôs, drones, navios e veículos. Além das ferramentas de modelos rígidos de programação, há o fornecimento de comportamentos que interagem de forma natural com os ambientes e as pessoas. Com a tecnologia cada vez mais capaz, há permissões e maior aceitação social, sendo implantados em espaços públicos.

Blockchain 

A tendência do blockchain remodela setores, já que permite confiança, fornece transparência e habilita a troca de valor entre as diferentes áreas de negócios. Isso reduz os custos e os tempos das transações, e melhora o fluxo de caixa. É possível rastrear o que for desejado até sua origem, reduzindo a substituição por produtos falsificados ou, no caso de alimentos, ver onde os produtos foram contaminados ou rastrear peças em recalls. O blockchain também auxilia no gerenciamento de identidades, como em contratos inteligentes. 

Segurança de inteligência artificial

Como a IA continuará a ser aplicada para aprimorar cada vez mais as tarefas humanas, as equipes de segurança possuem novos desafios pela frente, já que há um número maior de ataques por meio de nuvens, Internet das Coisas e outros sistemas conectados a diversos espaços. Por isso, os profissionais que trabalham nessa função devem focar na proteção dos sistemas da IA, aprimorar a defesa de segurança e “prever” o uso da mesma por criminosos.

Essas são algumas tendências tecnológicas para 2020, mas fique de olho nas novidades da área, que está em constante atualização! Acompanhe o nosso blog para saber mais sobre tecnologia: 

iOS: confira a evolução desse sistema

Quais aparelhos domésticos já foram conectados à internet?

Tecnologia é na People!

Quer ingressar na área de tecnologia? Seja um aluno People! Conheça nossos cursos e esteja à frente das inovações no futuro!