Quais aparelhos domésticos já foram conectados à internet?

Os aparelhos domésticos também foram influenciados pela onda da Internet das Coisas: robôs aspiradores de pó, aparelhos de ar-condicionado inteligentes e outros eletrônicos cheios de recursos estão entrando cada vez mais na rotina e na casa dos consumidores. Os equipamentos possuem conexão com a internet via Wi-Fi e podem ser integrados com os smartphones, assim podem ser controlados remotamente, proporcionando conforto e segurança para os usuários. Separamos cinco aparelhos que estão na nossa casa e possuem modelos conectados à internet. Veja neste post!

Geladeiras

Cheias de funcionalidades, as geladeiras inteligentes contam com aplicativos para fazer listas de compras, pesquisar receitas, controlar a própria temperatura e disparar alarmes. Além disso, existem modelos com câmera interna, e o usuário pode ver o que está dentro dela pelo smartphone, como as geladeiras Samsung da “Family Hub Fridge”. Um dos modelos de geladeira smart da LG possui um display touch de 20 polegadas, roda o Windows 10 e pode ser controlada pela assistente de voz Cortana para executar ações como tocar músicas ou exibir vídeos da internet quando você está na cozinha.

Fogões 

A preocupação em ter desligado ou não o fogão não existe quando se trata de um modelo smart, pois o controle por smartphone permite ao usuário verificar se o fogão está ligado ou não e controlá-lo remotamente para evitar problemas. Os recursos mudam dependendo dos modelos, mas normalmente esses fornos oferecem opções já definidas de cozimento e pré-aquecimento, apps de receitas e sistemas auto-limpantes. Os fogões inteligentes podem ser integrados com outros eletrodomésticos e com dispositivos controlados por voz, como Alexa, Google Assistente e Bixby. Um exemplo de aparelho que está disponível no Brasil é o Brastemp Ative Smart Cook, com Wi-Fi e controle via celular.

Máquinas de lavar

As máquinas de lavar inteligentes permitem ao usuário ter controle por meio do celular e começar uma lavagem sem nem mesmo estar em casa. Muitos modelos têm a opção de personalizar a limpeza de acordo com as cores, formas e tipos de tecidos. Também é possível programar o aparelho para funcionar no melhor horário do dia, levando em conta o gasto de energia. No Brasil, as lavadoras smart foram lançadas pela Samsung, com o modelo QDrive, que possui aplicativo para Android e iOS. 

Aparelhos de ar-condicionado

Existem ótimos motivos para ter um ar-condicionado com conexão à internet. Há a vantagem de controlar o aparelho remotamente via celular e, por conta da conectividade, fazer com que eles consumam menos energia em comparação aos modelos tradicionais. Esses eletrônicos identificam quando não há alguém no ambiente, assim eles se desligam ou reduzem a força para economizar energia. Os aparelhos de ar-condicionado inteligentes já estão no Brasil, como o Samsung Digital Inverter Frio Wind Free e o Springer Midea.

Sistemas inteligentes

Além das muitas opções de aparelhos que já vêm com a opção de conexão à internet, também existem os dispositivos que transformam qualquer outro eletrodoméstico em um inteligente. Um desses exemplos é o 

Smart ThinQ Sensor, da LG. Esse aparelho circular pode ser conectado a geladeiras, aparelhos de ar-condicionado, máquinas de lavar, robôs aspiradores de pó, sensores de portas, janelas, e sensores de temperatura e umidade, permitindo que eles se comuniquem com o smartphone.

Viu como a tecnologia está chegando nas casas e ficando cada vez mais comuns, facilitando a nossa rotina? Pense em como será uma casa do futuro, com todos esses aparelhos domésticos inteligentes! Incrível, não é mesmo? Fique ligado nos lançamentos do mercado e leia mais sobre tecnologia no nosso blog:

Internet 5G: como ela funciona?

Smartwatch: como o gadget pode influenciar o seu dia a dia?

Tecnologia é na People!

Quer ingressar na área de tecnologia? Seja um aluno People! Conheça nossos cursos e esteja à frente das inovações no futuro!