Internet 5G: como ela funciona?

O 5G é a quinta geração da internet móvel e pode representar um grande salto evolutivo da última versão (4G). A tecnologia promete ser uma das maiores trends para alavancar o mercado dos smartphones nos próximos anos, oferecendo maior cobertura e velocidade de conexão. Para te aproximar um pouco mais desse futuro, separamos uma explicação completa sobre o funcionamento do 5G. Confira!

Como o 5G funciona? 

Atualmente, o ápice tecnológico da internet móvel são as redes 4G LTE (Long-Term Evolution) que operam em países como os EUA. Elas já são um grande avanço tecnológico frente ao 3G, ainda muito utilizado em países como o Brasil. No que se refere à transmissão, ambas as tecnologias funcionam de maneira parecida: as torres “distribuem” o sinal e os dispositivos o “captam” no ambiente. Por isso, fatores como o relevo da região e a presença de outras torres de comunicação podem afetar a incidência da qualidade do sinal, gerando problemas de desconexão e baixa velocidade na conexão. 

O 5G, por sua vez, propõe uma transmissão diferente, chamada de beamforming. Ela permite que o sinal seja enviado diretamente para cada dispositivo, regulando o sistema para monitorar se toda a potência está sendo transmitida. A evolução dessa tecnologia vai ajudar muito a evitar as perdas de sinal por conta da má conectividade, por exemplo! Além disso, o 5G opera em uma frequência maior - cerca de 3,5 GHz - o que também melhora a capacidade de conexão da internet.

O que o 5G pode oferecer? 

Os principais avanços do 5G se concentram em pontos como:

Velocidade: o 5G pode oferecer um download de 20 GB/s, cerca de 20x a potência atual das melhores redes 4G LTE disponíveis no mercado!

Menor latência: essa medida se refere, basicamente, ao tempo que o sinal demora para sair de um ponto e chegar no outro. O 5G pode reduzir de 100 milissegundos para até 1 milissegundo, oferecendo respostas extremamente mais rápidas. 

Expansão: a tecnologia 5G também pode oferecer uma considerável expansão da cobertura de internet móvel, chegando a pontos onde o 4G não alcança.

Estabilidade: por garantir maior direcionamento e menor perda do sinal, o 5G oferece uma conexão muito mais segura, principalmente em deslocamentos, afinal é um problema perder a conexão durante viagens, né? Além disso, a capacidade da rede é muito maior, o que vai ajudar a não deixar a internet lenta quando muita gente está conectada. 

Usos do 5G

A evolução da tecnologia de infraestrutura serve para atender à demanda do momento. Se em outras épocas o 4G nasceu para melhorar a troca de informações e o envio de mensagens de texto e vídeos, por exemplo, o 5G vem para atender outras necessidades latentes. A internet das coisas e a expansão do conceito de “dispositivos conectados” para itens como geladeiras e relógios pede uma conexão muito mais rápida e abrangente, para efetivar o relacionamento máquina-máquina e mudar a nossa relação com os aparelhos tecnológicos. 

As principais operadoras já estão investindo nas redes de transmissão 5G, e a tendência é que ela chegue primeiro em países como Coreia do Sul e Estados Unidos, ainda em 2019. As empresas de tecnologia também já têm lançado modelos de smartphones que suportam os novos parâmetros de conectividade do mercado. 

Continue conectado com o futuro! Veja outros posts sobre tecnologia do nosso blog:

Como funciona uma impressora 3D?

Telas dobráveis: essa tecnologia vai vingar?

Tecnologia é na People!

Quer ingressar na área de tecnologia? Seja um aluno People! Conheça nossos cursos e esteja à frente das inovações no futuro!