Quais as principais diferenças entre o inglês britânico e o americano?

 diferença entre o inglês norte-americano e o inglês britânico está entre as principais dúvidas dos brasileiros sobre o idioma. A língua inglesa tem suas variações, assim como ocorre com o português e as suas particulares quando é falado aqui no Brasil, em Portugal ou em outros países lusófonos, por exemplo. Para te ajudar a compreender como essa dinâmica ocorre no inglês, nós contamos quais as principais características quando o idioma é utilizado nos Estados Unidos e no Reino Unido. Acompanhe.

Sotaque

Uma das diferenças entre o inglês norte-americano e o britânico que costumam ser notadas com maior facilidade pelos brasileiros é a variação de sotaques que ocorre entre os falantes nativos. No entanto, determinar duas pronúncias definidas é, na verdade, muito difícil; afinal, existem variações dentro do mesmo país. No entanto, o inglês britânico é marcado por uma pronúncia mais cortada e enfática, enquanto o norte-americano arrasta mais algumas palavras na hora de pronunciá-las. Veja os sons aproximados de algumas palavras:

Estados Unidos

Reino Unido

Daughter (dóta)

Daughter (dórer)

Tomato, potato (t’mátou; p’tátou)

Tomato, potato (t’mêirou; p’têirou)

Leisure (léjah)

Leisure (líjur)

Entertainment (ent’têinment)

Entertainment (endertêinment)


Ortografia

Quem tem o hábito de ler em inglês provavelmente já notou que há diferenças na grafia de algumas palavras do inglês norte-americano e do inglês britânico. Confira.

Estados Unidos

Reino Unido

Color, humor, behavior

Colour, humour, behaviour

Defense, license

Defence, licence

Center, theater

Centre, theatre

Apologize, realize

Apologise, realise

Catalog, dialog, monolog

Catalogue, dialogue, monologue


Vocabulário

Além da variação na ortografia, o inglês norte-americano e o britânico também têm algumas diferenças quando o assunto é vocabulário. Por isso, é possível que um diálogo entre um norte-americano e um britânico soe com um pouquinho de estranheza em alguns momentos, já que há uma grande variedade de palavras no idioma.

Estados Unidos

Reino Unido

Português

Dude

Mate

Cara

Vacation

Holidays

Férias

Closet

Wardrobe

Armário

Sneakers

Trainers

Tênis

Subway

Underground

Metrô

Eraser

Rubber

Borracha

French fries

Chips

Batata frita

Movies

Cinema

Cinema

College

University

Universidade

Cookie

Biscuit

Bolacha


Gramática

Também há variações gramaticais entre o inglês norte-americano e o britânico. Entenda.

Past simple vs present perfect

Uma das variações mais marcantes é o uso de diferentes tempos verbais para se referir a uma situação que aconteceu recentemente. Nos Estados Unidos, no dia a dia, utiliza-se o past simple, enquanto no Reino Unido é empregado o present perfect.

Estados Unidos

Reino Unido

I studied too much.

I’ve studied too much.

Did you get my message?

Have you got my message?


Plural vs singular

O uso de substantivos coletivos também tem suas variações no singular e no plural. No Reino Unido, você pode optar por usar o plural ou o singular. Já nos Estados Unidos, é correto usar o singular para referir-se a um grupo como um todo.

Estados Unidos

Reino Unido

My team is late for practice today.

My team is/are late for practice today.

The government is giving a statement about that matter.

The government is/are giving a statement about that matter.


Preposições

Também é comum encontrar variações de algumas preposições entre o inglês norte-americano e o britânico. No entanto, devido à crescente influência global da cultura dos Estados Unidos, sobretudo nos meios culturais, os usos britânicos têm desaparecido.

Estados Unidos

Reino Unido

I’m going to the movies on the weekend.

I’m going to the cinema at the weekend.

Friday through Sunday.

Friday to Sunday.  


Verbos regulares vs verbos irregulares

Por fim, uma diferença que é muito perceptível na forma escrita é a diferença entre os verbos considerados regulares e irregulares em cada um dos países. Veja que, enquanto no inglês norte-americano se usa a forma regular, -ed, no britânico prevalece a irregular.

Estados Unidos

Reino Unido

Dreamed

Dreamt

Smelled

Smelt

Spoiled

Spoilt

Learned

Learnt

Dreamed

Dreamt

Burned

Burnt


Percebeu as principais diferenças entre o idioma nos Estados Unidos e no Reino Unido? O inglês é considerado um dos idiomas mais falados ao redor do mundo, e por isso é uma língua muito flexível. É necessário manter-se atento às particularidades quando você vai conversar com um norte-americano ou com um britânico, mas não é necessário se preocupar: a maioria das diferenças são sutis e não comprometem a comunicação. :)

Se você está estudando a língua inglesa, não deixe de conferir outros posts sobre o tema:

Como falar os números em inglês

Como praticar inglês com games

Como falar sobre o passado em inglês

Tecnologia é na People!

Quer ingressar na área de tecnologia? Seja um aluno People! Conheça nossos cursos e esteja à frente das inovações no futuro!