Cultura Maker: O que é, qual a sua importância e como aplicá-la?

Já ouviu falar do termo Cultura Maker? Não? 
 

Nós garantimos que você já ouviu sim, mas de maneiras diferentes, como o famoso “faça você mesmo” ou até aquele que a gente ouve bastante dos pais “colocar a mão na massa”.
 

O movimento Cultura Maker que se tornou conhecido no século XXI mostra que as pessoas querem ser autoras de soluções personalizadas e criativas.
 

Com isso há um crescimento grande e que não para, ainda mais com inovação, sustentabilidade e tecnologia em alta, isso só ajuda para que esse movimento tenha destaque. 
 

Mas acredita-se que o movimento surgiu entre os anos 60 e 70 em tempos de pós-guerra, onde a mão de obra faltava e quando achava era muito cara, com isso não restaram alternativas às pessoas da Europa que não fosse botar a mão na massa e dar vida às coisas que precisavam. 

A Cultura Maker está diretamente ligada à educação e pode ser aplicada em inúmeros cenários. E aí, preparado para mergulhar nesse universo? Então vamos continuar, vem com a gente.


Mas e aí, o que é Cultura Maker?
 

O conceito principal dessa cultura é sobre as pessoas terem as ferramentas e os conhecimentos certos para poder criar a solução que precisam.

E o que tem gerado esse crescimento? Simples essa, as novas tecnologias disponíveis, como:
 

  • Impressora 3D;
  • Máquinas de corte a laser;
  • Kits de robótica;
  • Acesso fácil e integral a internet.
     

Dessa maneira com essas ferramentas e conhecimentos tudo que você se proporcionar a fazer ou que quer fazer se torna mais próximo da realidade.
 

E qual a importância da Cultura Maker para a sociedade?

Post-is com imagem  de um mega fone, escrito be proative e alguns papéis amassados para simbolizar que foi feito muitos testes.

O movimento faz com que as pessoas se tornem mais proativas, autônomas e capacitadas, ou seja, se tornam cada vez menos dependentes de terceiros, já que elas mesmo produzem e acham a solução para o problema.
 

Esse crescimento só traz vantagens para crianças e adolescentes, pois não ficam dependendo de pais, professores ou responsáveis para resolverem algum problema, eles vão lá e buscam a melhor solução.
 

Em um outro artigo citamos detalhadamente as 5 coisas necessárias que você precisa saber para se tornar um Maker, então aqui só vamos falar em tópicos esse itens: 
 

1 - Robótica;

2 - Programação;

3 - Entender de tecnologia;

4 - Saber utilizar ferramentas;

5 - Desenvolver ideias e projetos.
 

Cada vez mais a Cultura Maker está sendo aplicada na educação através de atividades práticas onde é trabalhada a proatividade, criatividade e muitas outras habilidades que são importantes para o desenvolvimento. 
 

Sabe quando aparece a feira de ciência em filmes americanos? Então, isso é um ótimo exemplo da Cultura Maker, onde as ideias e criatividade podem ser livres.
 

Ficou alguma dúvida? Deixa nos comentários. Se interessou e quer ingressar com tudo nesse movimento que cresce cada vez mais? 
 

Venha para a People, cadastre-se agora e ganhe um desconto mais que especial para virar um Maker, afinal tecnologia é People.