Como usar a internet a seu favor na procura de emprego

Se no passado encontrar um bom emprego dependia dos anúncios nos jornais e do gasto da sola de sapato, hoje as funcionalidades da internet é que auxiliam e determinam os rumos da sua carreira. 

A facilidade do acesso à informação, o baixo custo e a rapidez da comunicação são características que agradam empresas e candidatos na hora de preencher uma vaga em aberto. Para tanto, algumas dicas são essenciais para que você encontre sua vaga e, também, para que a empresa encontre você. 

Apareça na rede
Hoje em dia a internet facilita a vida de empregadores e candidatos através de plataformas que possibilitam esse encontro. Um bom exemplo e que tem crescido vertiginosamente é a utilização do Linkedin. 

A rede social corporativa já é utilizada por mais de 20 milhões de brasileiros (o país é o terceiro no mundo em número de usuários) e se tornou ferramenta de recrutamento para a maioria das empresas nacionais e multinacionais que atuam em solo brasileiro. Construa um perfil baseado em dados verídicos, busque as vagas de acordo com suas competências e, certamente, em breve você terá bons retornos. 

Criatividade a serviço da sua busca
Se existe uma característica que a só a internet possibilita é a de não haver limites para a criatividade. Na hora de mostrar do que você é capaz e apresentar todas as suas qualidades e competências, a internet passa a ser seu melhor instrumento de visibilidade, passa a ser sua vitrine com acesso total do público em geral. Faça vídeos, desenvolva sites, portfólios, apresente-se da maneira que você acreditar ser a melhor, evidenciando suas competências e permitindo que empregadores conheçam você tanto no aspecto profissional, quanto pessoal.
E o melhor, existem várias plataformas gratuitas para te ajudar. Não perca tempo.

Cuidado com exageros
A internet não tem limites. Isso é ótimo, mas poder ser o seu maior pesadelo. Existem vários casos de candidatos que perderam vagas ou foram dispensados de oportunidades justamente pelo mau uso e pela falta de bom senso na hora de usar a internet, principalmente as redes sociais. 

Tenha cuidado ao expor opiniões, em compartilhar conteúdos e tenha sempre bom senso na hora de se posicionar sobre qualquer assunto. É sempre bom lembrar que, de acordo com estudos recentes, 90% das empresas instaladas no Brasil utilizam as redes sociais em alguma fase do processo de seleção, ou seja, o seu perfil na rede é determinante para o destino da sua carreira profissional.    

Pesquise, aprenda, aprofunde-se...
Em um mercado de trabalho disputado, em que a concorrência se tronou ainda mais forte com a crise, especializar, aprender e conhecer em que se pretende trabalhar é fator decisivo na conquista da vaga. 

A internet está aí, mais uma vez, para ajudar você na busca por melhores qualificações. Conheça sua área, aprofunde-se nos temas relacionados às suas atividades e procure conhecer melhor cada empresa, principalmente a que você for fazer processo seletivo, ou a que você deseja entrar. Conhecimento nunca é demais. Vá em frente!