4 inovações em robótica que vão te deixar animado para o futuro

Uma das áreas que apresenta mais inovações atualmente é a robótica. Existem centenas de soluções novas surgindo todos os dias no mercado, tanto para o ambiente doméstico quanto para o industrial. Algumas em específico causam grande furor na maioria das pessoas por se tratar de algo que conseguimos ver aplicado ao nosso dia a dia. Então que tal dar aquela aumentada no hype e descobrir algumas da inovações mais animadoras na área? Vamos lá!

Robôs humanóides já podem fazer backflips

A empresa Boston Dynamics está sempre nos noticiários quando o assunto envolve robótica. Nos últimos anos, a empresa mostrou robôs em formatos de cachorro que correm muito rápido e robôs humanóides capazes de andar em terrenos hostis, carregar pacotes e agora um capaz de dar saltos impressionantes.

Apesar de a habilidade não aparentar ter um propósito prático, esses movimentos indicam uma destreza cada vez maior dos engenheiros para lidar com a movimentação robótica. Isso no futuro pode se traduzir, por exemplo, em robôs de resgate capazes de operar em condições tão adversas quanto as que humanos encontram hoje. Incrível, não?

Organizadores de estoque autônomos

Chegando ao conhecimento público por meio da Amazon alguns anos atrás, os robôs organizadores de estoque já chegaram a muitas outras empresas de entrega pelo mundo. Os milhares de robôs comunicam-se entre si e levam diversos produtos das prateleiras até funcionários, responsáveis por selecioná-los manualmente para o empacotamento e entrega. O tempo dedicado a essa tarefa é reduzido imensamente, uma vez que os pequenos robôs conseguem se organizar de maneira muito mais dinâmica do que seres humanos.

Membros amputados recuperados

Seja por câncer, acidentes ou outros problemas crônicos de saúde, passar por isso pode ser bastante difícil. Por isso, uma das maiores buscas da medicina está na recuperação da qualidade de vida por meio da robótica.

Há ainda muita pesquisa em andamento na área, e ocasionalmente vemos por aí novas notícias sobre tecnologias inovadoras que trazem sensações de toque, mais precisão de movimentos e maior integração com o corpo. Aos poucos, chegamos cada vez mais perto de um mundo onde braços robóticos serão comuns.

Construção autônoma

O surgimento da impressão 3D e sua popularização nos últimos anos deram espaço para o aparecimento de empresas interessadas na construção de casas e edifícios de forma completamente autônoma, reduzindo muito os custos e aumentando a rapidez do processo. Com materiais específicos e um robô especialmente construído para isso, é possível fazer pequenas casas do zero em menos de um dia! Com o tempo, a tecnologia evoluirá e poderemos talvez ver grandes construções sendo feitas mais rápido do que imaginamos.

Se interessa por robótica e todos os projetos que podem ser feitos com ela? Então não deixe de conferir nossos conteúdos sobre o assunto clicando aqui.

Venha para a People!

Faça uma aula experimental na People! Confira o nosso curso de robótica e prepare seu filho para o mundo!